Conheça a 1ª mulher brasileira em hall da fama mundial de carros antigos


Idealizadora do Carde Museu, em Campos do Jordão (SP), Lia Maria Aguiar (86) foi condecorada como uma das imortais do Hall da Fama 2025 da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA). Terceira brasileira a receber o título, a empresária e filantropa é a primeira mulher ganhar a honraria, e está ao lado de outros oito antigomobilistas entre América do Sul, Estados Unidos e Europa.
O reconhecimento foi anunciado no final de julho e valoriza os trabalhos de Lia Maria com o desenvolvimento do acervo que já conta com 150 veículos e é considerado o maior museu de carros antigos da América Latina.
Inaugurado em 28 de dezembro do ano passado, o Carde — acrônimo para Carro, Arte, Design e Educação — foi viabilizado através da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA) e da parceria com o sobrinho da homenageada, Luiz Goshima.
Lia Maria Aguiar tem fundação que apoia o desenvolvimento educacional e artístico de mais de 700 crianças e adolescentes
Júlia Maria Toledo/Autoesporte
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Amantes de carros antigos, os dois uniram seus acervos de carros e compraram outros exemplares, alguns raros e até únicos no país e no mundo, para criar a exposição. Dividido em salas caracterizadas por épocas ou por temas, o Carde conecta o público com modelos que vão desde o Volkswagen Fusca que transportou o presidente Juscelino Kubitschek, até exemplares da Ferrari F50 e do McLaren Senna.
Parte da coleção de Og Pazzoli (um dos maiores colecionadores de automóveis antigos no Brasil), bem como o Willys Interlagos — estrela da capa 01 de Autoesporte que foi dirigido por Bird Clemente — compõem o museu. Inclusive, nossa equipe reencontrou este último para o especial de 60 anos desta publicação, em novembro de 2024.
Não à toa, a filantropa também foi homenageada no Hall da Fama da 58° edição do Carro do Ano de Autoesporte, realizada em novembro do ano passado, dias antes do Carde Museu abrir as portas ao público oficialmente.
Initial plugin text
Vale lembrar que a FLMA realiza trabalhos voltados ao desenvolvimento educacional e artístico de mais de 700 crianças e adolescentes em situação sócio-econômica vulnerável na região de Campos do Jordão há 16 anos.
Já o Carde Museu funciona de quinta a segunda-feira, das 10h às 18h, e fica localizado na rua Benedito Olímpio Miranda, 280 – Alto da Boa Vista – Campos do Jordão (SP). Os preços da entrada variam entre R$ 60 e R$ 120.
Veja também:
Leticia Bufoni fala do amor por carros e como realizou sonho de ser piloto
O Globo 100 anos: jornal fez 1º teste de carro do Brasil com a Rural Willys
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



