Confira quais carros devem ter desconto de IPI em novo programa do governo

Programa Carro Sustentável vai reduzir Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de automóveis produzidos no Brasil que atendam a alguns requisitos; entenda O Mover, que aumenta as exigências de sustentabilidade da frota automotiva e fomenta novas tecnologias, custou a ter parâmetros técnicos e ambientais estabelecidos. O programa, criado por meio de Medida Provisória em 2023, teve decreto que o regulamentava assinado apenas em abril deste ano. E isso sem o anúncio dos detalhes referentes ao IPI Verde, que vai premiar os veículos que menos poluem.
Mas a novidade, para além deste debate, é que o governo pretende lançar o chamado Carro Sustentável, que irá reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de automóveis produzidos no Brasil e que atendam a alguns requisitos. A informação é do Valor Econômico.
Entre os critérios do Carro Sustentável estão eficiência energética, potência, reciclabilidade e combustível, além da já citada necessidade de fabricação em solo brasileiro. O Valor informa ainda que a ideia inicial é beneficiar veículos equipados com motor 1.0 flex com potência abaixo de 90 cv. Em outras palavras, os “carros populares”.
Chevrolet Onix deve ser beneficiado com novo desconto do governo; versões mais baratas do hatch e do sedã trazem motor 1.0 aspirado flex
Bruno Guerreiro/Autoesporte
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Isso significa que os carros elétricos serão excluídos do programa. Afinal, nenhum é fabricado no Brasil e todos são importados. Até o momento, o BYD Dolphin Mini teve apenas uma unidade montada em Camaçari (BA), mas a produção nacional, de fato, ainda não começou.
Além disso, modelos com motor 1.0 turbo flex ficam fora por terem potência superior ao que será estabelecido. Propulsores deste tipo de Chevrolet e Volkswagen, por exemplo, entregam pelo menos 116 cv.
Renault Kwid e Fiat Mobi são os carros mais baratos do Brasil e também devem se enquadrar nos critérios do Carro Sustentável
Renato Durães
Ou seja, os critérios abrangem as versões mais baratas de carros de fabricantes como Chevrolet, Citroën, Fiat, Hyundai, Peugeot, Renault e Volkswagen. Ao todo, 13 modelos diferentes são produzidos no Brasil com motor 1.0 aspirado flex com menos de 90 cv.
Veja abaixo a lista de carros que devem ser beneficiados com o novo desconto do governo:
Chevrolet Onix (MT e LT) – até 82 cv
Chevrolet Onix Plus (MT e LT) – até 82 cv
Citroën Basalt (Feel) – até 75 cv
Citroën C3 (Live, Live Pack e Feel) – até 75 cv
Fiat Argo (1.0 e Drive) – até 77 cv
Fiat Cronos (Drive 1.0) – até 75 cv
Fiat Mobi (Like e Trekking) – até 74 cv
Hyundai HB20 (Comfort e Limited) – até 80 cv
Hyundai HB20S (Comfort e Limited) – até 80 cv
Peugeot 208 (Active e Style) – até 75 cv
Renault Kwid (Zen, Intense, Iconic e Outsider) – até 71 cv
Volkswagen Polo (Track e Robust) – até 84 cv
Volkswagen Tera (MPI) – até 84 cv
De acordo com fontes ouvidas pelo Valor Econômico, as definições das alíquotas do IPI reduzido para o Carro Sustentável estão em fase final. Por isso, ainda não é possível saber qual será o desconto exato. Mas é importante ressaltar que, hoje, os carros equipados com motor 1.0 flex têm alíquota de 7%.
Fora isso, o incentivo, elaborado pela equipe do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), deve valer para pessoas físicas (CPF) e jurídicas (CNPJ), o que também inclui empresas, e ficar em vigor até o fim de 2026.
Até o momento, o governo não divulgou detalhes do programa. O Executivo deve revelar novidades sobre o desconto na próxima semana.
Initial plugin text
Segundo programa de descontos
Vale lembrar que este será o segundo programa feito para reduzir os preços dos automóveis no atual mandato do presidente Lula (PT). Em junho de 2023, um sistema de incentivo à indústria automotiva foi criado e ofereceu descontos entre R$ 2 mil e R$ 8 mil.
Na época, o crédito total foi de R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 500 milhões para carros populares, R$ 700 milhões para caminhões e R$ 300 milhões para vans e ônibus. Quando o crédito esgotou, um mês depois, o programa foi encerrado com 45.298 unidades vendidas.
Volkswagen Polo é produzido no Brasil e tem motor 1.0 aspirado flex nas versões de entrada
Divulgação
Para pagar a conta, o governo antecipou a reoneração do imposto sobre o diesel. Assim, em vez de aumentar os tributos em R$ 0,35 por litro em 1º de janeiro de 2024, houve um reajuste de R$ 0,11 por litro antes disso para subsidiar a concessão de créditos tributários aos fabricantes de carros.
O antigo programa tinha critérios diferentes: preço (quanto menor, maior o desconto); eficiência energética (quanto mais sustentável, maior o desconto); e densidade industrial (quanto maior o volume de peças nacionais, maior o desconto). Além disso, era válido apenas para carros nacionais de até R$ 120 mil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



