Como valorizar o seu carro para a revenda

Todos nós sabemos quais fatores são determinantes no momento de adquirir um veículo seminovo, certo? O modelo, o ano de fabricação e a quilometragem estão entre eles.
Mas e como fazer para ter o melhor preço na venda do seu carro? Nessa hora, são os detalhes que fazem toda a diferença.
Conservação geral, pintura e aparência do interior contribuem, e muito, para a valorização do seu carro.
Confira algumas providências que farão do seu carro um bom negócio para quem deseja comprar um seminovo.
- Revisão em dia
Se você vai colocar o seu carro à venda, faça uma revisão para checar:
– Nível do óleo;
– Filtros;
– Velas;
– Lâmpadas;
– Fusíveis;
– Limpadores;
– Entre outros.
Caso seja necessário trocar um ou mais itens, guarde o comprovante juntamente com os demais documentos do veículo.
- Histórico de manutenção
Mantenha um cuidadoso histórico das revisões e reparos feitos no veículo. Além de comprovar que a mecânica do carro está em dia, passa uma ideia de cuidado e organização, elevando a confiança do comprador.
Por isso, guarde todos os comprovantes de revisões e reparos. As revisões obrigatórias, realizadas em concessionária, são anotadas no manual do proprietário.
Outras revisões, como as de pré-viagens, por exemplo, devem ser registradas com a documentação em anexo ao manual do proprietário.
Uma observação importante: Se a intenção é executar um serviço especificamente para a venda do veículo, só faça isso se o orçamento não ultrapassar de 10% a 20% do valor que pretende pedir.
- Atenção aos pneus
Além da má impressão, pneus desgastados são um sério risco à segurança. Por isso, atenção com eles! Como esse é um item de manutenção rotineira, nem sempre será preciso trocá-los ao colocar o carro à venda.
Para evitar que eles se desgastem rapidamente, é bom mantê-los sempre bem calibrados. Verifique a pressão ao menos uma vez por semana. E a cada semestre ou ao observar a necessidade, faça o alinhamento e o balanceamento das rodas. Assim você previne o desgaste anormal e irregular da banda de rodagem.
Na hora da lavagem use sempre produtos específicos para pneus ou sabão neutro. Materiais abrasivos ou que contenham solventes e outros derivados do petróleo podem danificar a borracha.
- Cuide do ar-condicionado
Com a variação climática do nosso país, um item muito procurado em todos os carros é o ar-condicionado, que deve estar funcionando bem.
É sempre ruim quando ele apresenta mau cheiro, por qualquer motivo. Procure empresas especializadas no cuidado do sistema de climatização e higienização de dutos que retiram o mofo e cheiros desagradáveis.
- Quanto mais originais melhor
Manter as características originais do carro é outro cuidado que ajuda a elevar o preço de revenda. As modificações, quanto maiores, costumam afastar os interessados. E podem até estar irregulares de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CBT).
Os rebaixamentos, por exemplo, precisam estar registrados no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) demonstrando que a modificação foi autorizada pelo Detran, com a devida emissão de um Certificado de Segurança Veicular (CSV)).
- Pintura
Um das coisas que mais chamam a atenção dos compradores é o estado da pintura do veículo. Se estiver em boas condições as chances de valorização aumentam. Então deixe a pintura do seu carro tinindo!
Para isso, nunca deixe o carro exposto ao sol por muito tempo ou embaixo de árvores. Isso porque frutas e dejetos de pássaros podem cair sobre o veículo, causando danos à pintura. Outro cuidado que ajuda na conservação da pintura é a aplicação de cera a cada três ou quatro meses.
Uma dica importante é: se a venda for feita para uma concessionária ou loja multimarcas, dá para negociar os reparos necessários com o interessado. Essas empresas normalmente têm parcerias com oficinas e funilarias, conseguindo pagar menos pelos serviços.
- Limpeza
Não adianta o seu carro ser bom apenas, ele também tem que parecer ser bom. Afinal a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Faça uma faxina completa por dentro e por fora.
Outra coisa importante: evite fumar dentro do veículo. O mau cheiro característico, que pode espantar os interessados.
Se em algum momento detectar odores estranhos dentro do carro, procure empresas especializadas em higienização de interiores automotivos.
- Documentação em dia
Uma coisa importante para conseguir uma boa venda é manter todos os documentos do veículo em dia. Não deixe pendências como multas, IPVA, licenciamento vencidos e outras taxas em atraso.
Mantenha o Certificado de Registro do Veículo (CRV)), mais conhecido como documento de venda, guardado em local seguro.
- Guarde o manual e a chave reserva
Ter guardados e em bom estado, a documentação do automóvel, incluindo o manual e a chave reserva também valorizam o seu carro. Isso ajuda a aumentar a confiança dos compradores no produto que você está oferecendo.
Esses detalhes podem influenciar o interessado se decidir pela compra do seu carro, entre veículos com igual valor e mesmas características que o seu.
- Pesquise o mercado
Um preço justo é o maior atrativo que seu carro pode ter. Portanto, além de tomar todos esses cuidados, é importante saber avaliar bem e adequadamente o seu carro para vendê-lo mais rápido.
Antes de colocá-lo à venda, estude o mercado e saiba com certeza os valores praticados em sites, classificados e Tabela Fipe, para veículos equiparados com o seu.
Importante! Deixe o fator emocional de lado, o comprador não tem o mesmo apreço que você pelo carro.
Lembre-se também que quando a questão é a documentação do veículo, a Sentinela Despachantes é especialista. Saiba mais, conferindo os nossos serviços aqui no site. E boa venda!
Foto: Jeysi Mozer



