Como tirar cheiro de cigarro e outros odores do interior do carro?

Processo pode custar caro, dependendo da intensidade do problema. Mas dá para resolver sem sair de casa A remoção de odores é um trabalho desafiador e nem sempre o resultado fica bom na primeira tentativa de limpeza. A dificuldade varia conforme a intensidade do odor, o tamanho da cabine, a idade do carro e, principalmente, a localização da área atingida. Veículos mais antigos vão exigir mais esforço para eliminar o cheiro ruim.
Cheiro de cigarro fica impregnado nas superfícies do carro e é um odor de difícil remoção
Reprodução
Existem várias providências para tomar, mas a primeira delas é eliminar a fonte do aroma desagradável. No caso do cigarro, é necessário que não se fume mais no interior do veículo que será limpo. Se for odor de animais, pelo menos enquanto a limpeza estiver em curso, é preciso interromper o transporte do bicho.
Painel sujo do Toyota Prius
Ulisses Cavalcante
Se o odor for discreto, basta fazer uma limpeza completa das superfícies da cabine borrifando limpadores com ação bactericida ou APCs, que são limpadores de uso geral, e removendo com uma flanela de micro fibra úmida. Todas as superfícies precisam ser limpas, inclusive a parte interna dos vidros.
Aqui vão algumas sugestões de produtos aprovados e recomendados, em ordem alfabética, sem classificação de qualidade ou eficiência, de limpadores de uso geral (alguns com ação bactericida).
– Cadillac APC Interiores
– CarPro MultiX APC
– Evox Stronder APC
– Finisher Canelinha
– Lincoln APC LL1
– Protelim Prot Ecco
– Sonax Interior Cleaner
– Vintex Limpador Multiação
– Vonixx Sintra
Esta é apenas uma lista de recomendação e limitada – naturalmente que o leitor pode ter outro item como referência, mas seria impossível listar todos os produtos eficazes do mercado.
Mais sobre limpeza
Qualquer odor acima de “discreto” ou que persista a essa primeira abordagem requer outras providências. Como a combinação dessa faxina inicial com um trato no sistema de ventilação. Isso significa substituir o filtro de ar de cabine e utilizar um spray com ação anti-mofo nos dutos de ventilação.
Também é necessário fazer uma higienização no carpete, que também costuma ser uma fonte de cheiros intensos – imagine a quantidade de sujeira que fica no interior do automóvel trazida pela sola dos calçados.
É possível fazer uma neutralização com bicarbonato de sódio em pó. É só polvilhar o produto nas áreas comprometidas e depois remover com um aspirador potente.
Infiltração de água é uma fonte de odor intenso (e desagradável) quando o líquido demora a secar
Ulisses Cavalcante
Para odores mais intensos, é necessário fazer uma limpeza ainda mais completa. Um serviço de detalhamento, com uso de limpador de uso geral (APC), seguido de um bactericida ou flotador, aliado a remoção com máquinas.
No jargão de detailing, um flotador é um produto que se liga com as partículas de sujeira, permitindo a remoção da superfície das peças. Nesse caso, não é só flanela de microfibra que vai resolver o problema, não. É necessário também limpar as partes menos acessíveis com o uso de um pincel. É só a combinação de um produto adequado e agitação mecânica que irá remover as partículas que ficam impregnadas na superfície e deixam os cheiros ruins.
Gerador de Ozônio Wier OZ Plus
Ulisses Cavalcante
O golpe certeiro na sujeira é recorrer à oxi-sanitização, e isso requer o uso de um gerador de ozônio. Existem empresas que fazem esse serviço, mas é muito simples de executar, se você tiver essa máquina.
Esse gás auxilia na limpeza de ambientes porque é reativo e oxidante. Em uma linha, esse ozônio se liga às partículas que geram odor e essa reação química elimina o mal cheiro. Age como bactericida e fungicida (fungos também costumam causar odores ruins).
Veja abaixo um teste completo de um gerador de ozônio feito por uma empresa brasileira, a Wier. Basta ligar o equipamento dentro do carro, seguindo as instruções do manual, a partir de 15 minutos para notar uma redução significativa de cheiros.
Ao usar um gerador desse gás, é preciso que todos os porta-objetos e entradas de ventilação estejam abertos, para que a ação do ozônio atinja as superfícies inacessíveis a uma limpeza mecânica com pano ou pincel.
Agora, se seu carro estiver em situação lastimável, será necessário combinar a oxi-sanitização com uma limpeza ainda mais profunda. Isso pode ser feito com uma extratora – também chamada de limpadora de estofados.
Limpadora de estofados Karcher Puzzi
Divulgação
Trata-se de um aspirador capaz de aspirar líquidos (pó também ) e simultaneamente realizar a aspersão de detergentes nos tecidos. Ou seja, ele borrifa água com detergente ou bactericida na superfície dos tecidos em grande quantidade. Isso serve para que o produto de limpeza atinja camadas mais profundas da espuma.
Nós testamos a extratora da Karcher, modelo Puzzi, que é de uso profissional, mas compacta. Então é recomendada para uso residencial. Assista ao teste aqui:
Então, mesmo uma limpeza profunda e com resultado profissional é feita tranquilamente em casa, combinando uma extratora e uma máquina de ozônio. Depois de executar essas etapas todas, é fundamental deixar o carro aberto, em local ventilado, para que os tecidos sequem completamente. Pode ficar no sol. Só não pode deixar tudo fechado para não ficar uma estufa úmida.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



