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Como é o Honda ZR-V? Fomos ao México conhecer o SUV que chega em breve ao Brasil

07/06/2023

Modelo será rival de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross; espaço agrada, mas motor pode decepcionar Há pouco menos de dois anos, a Honda decidiu revolucionar sua linha de veículos no Brasil. De lá pra cá, esvaziou sua gama tirando de linha Fit, WR-V e Civic e agora vai reposicionando seus produtos com as novas gerações do City (agora oferecido em versões hatch e sedã) e do Civic (que se tornou híbrido e voltou a ser importado). Mas o lançamento de peso da marca japonesa em 2023 ainda está por vir: é o ZR-V.
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Autoesporte esteve no México e aproveitou a oportunidade para ir a uma concessionária Honda e conhecer o ZR-V. Por lá, o modelo é vendido como HR-V, cumpre a função de SUV de entrada da marca japonesa e custa entre 568.900 pesos a 634.900 pesos, ou R$ 160 mil a R$ 179.300, na conversão direta.
Aqui, o posicionamento será diferente – acima exatamente da terceira geração do HR-V. Dessa forma, terá como concorrentes o líder do segmento Jeep Compass, além de Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. O lançamento deve ocorrer entre setembro e outubro e o SUV será importado justamente do México em apenas uma versão – a mais completa, Touring. O preço é um mistério, mas podemos esperar algo na casa dos R$ 200 mil.
Honda ZR-V chegará do México em apenas uma versão
Divulgação
Primeiro contato
Ainda que tenha faltado tempo para um test-drive, a visita ao ponto de venda na Cidade do México permitiu ter um primeiro contato com o ZR-V. E mesmo que a unidade do showroom fosse da versão mais simples, Uniq, foi possível perceber que o SUV pode fazer grande sucesso no Brasil.
Versão básica do ZR-V mexicano não tem controlador de velocidade
André Paixão/Autoesporte
Exatamente por ser uma configuração básica e que não vai chegar ao Brasil, o acabamento é mais simples do que estamos acostumados nos modelos do segmento. Os bancos são de tecido e sequer havia controlador de velocidade, restando apenas os comandos de som no volante, que por sua vez não tem revestimento de couro. Tudo isso deve ser diferente nos carros que a Honda vai importar. Mas, de forma geral, todos os encaixes são justos e as superfícies são agradáveis ao toque.
O visual da cabine é bastante semelhante ao do Civic. Isso vale para a central multimídia com estilo flutuante e saídas de ventilação com uma grade por toda a extremidade do painel e volante. Já o console central tem um estilo próprio. A alavanca de câmbio é a mesma dos demais carros da marca, mas a peça fica posicionada ao centro e tem o freio de estacionamento elétrico logo na sequência. Ao redor do console, a Honda acomodou as portas USB em um arranjo curioso, mas bastante prático.
Interior do ZR-V é parecido com o do Civic, mas console central é diferente
Divulgação
O espaço interno é muito generoso graças ao entre-eixos de 2,66 m e garante que os passageiros do banco traseiro não passem apuros. Porém, não há o sistema de rebatimento visto no City e no HR-V brasileiros. Vale lembrar que o ZR-V é consideravelmente mais comprido que seus rivais. São 4,57 m de comprimento, contra não mais que 4,47 m de Compass, Corolla Cross e Taos.
Espaço para os ocupantes no Honda ZR-V mexicano é bom graças ao assoalho quase plano
Divulgação
Mas o ZR-V pode ter problemas para enfrentar a concorrência no aspecto motorização. No México (e por aqui não será diferente), o SUV será vendido apenas com motor 2.0 de quatro cilindros em linha de 155 cv e 18,8 kgfm. O câmbio é sempre CVT. Como comparação, o Taos tem 5 cv a menos, mas supera o Honda no torque (25,5 kgfm). Corolla Cross (177 cv e 21,4 kgfm) e Compass (185 cv e 27,5 kgfm) levam vantagem nos dois quesitos.
Esse motor é o mesmo usado pelo Civic de geração anterior produzido e vendido no Brasil. A diferença é que o ZR-V não será flex – podendo ser abastecido apenas com gasolina. Os dois modelos também compartilham a plataforma – e isso explica o posicionamento acima do HR-V nacional, que usa a base do City.
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Fonte: Read More 

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