Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Como calibrar os pneus corretamente: passo a passo indispensável

27/07/2023

Pressão correta prolonga a vida útil do pneu e melhora o desempenho do seu carro Ir ao posto não é só para colocar combustível. É também muito importante aproveitar para calibrar os pneus seguindo a pressão recomendada no manual. Fazer isso prolonga a vida útil dessas peças, melhora o desempenho do carro e até influencia no consumo de combustível.
“Além de ser uma importantíssima medida de segurança, manter a correta calibragem dos pneus impacta diretamente na economia de combustível, pois faz com que a resistência ao rolamento seja minimizada”, disse Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.
VEJA TAMBÉM
Multa por pneu careca: valor, pontos na CNH e outros detalhes
Como saber se os pneus estão fora do prazo de validade? Rasgo e bolha são riscos?
Por que é obrigatório limpar e lavar os pneus dos carros de F1 entre os treinos e a corrida?
Um estudo da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), agência de segurança dos Estados Unidos, comprova que rodar com pneus murchos ou gastos aumenta em até três vezes a chance de acidente. Segundo o órgão, os compostos inflados adequadamente influenciam na capacidade de resposta do veículo, no seu manuseio e desempenho.
A pressão insuficiente também impede que a banda de rodagem tenha um contato total com a pista, exigindo mais dos ombros do pneu. Nesse cenário, a distância de frenagem é maior, prejudicando inclusive o controle sobre a direção e, consequentemente, a segurança dos ocupantes.
Calibrar o pneu aumenta prolonga sua vida útil
Divulgação
“Além disso, a baixa calibragem demandará que o motorista pise mais no acelerador para que o carro mantenha a mesma velocidade, o que aumenta o consumo de combustível, além de aumentar a temperatura do pneu, pois afeta sua capacidade de dissipação de calor”, explica o executivo da Continental.
Astolfi também ressalta que se os pneus estiverem com pouca pressão, o veículo consumirá mais combustível por quilômetro percorrido.
“Trafegar com pneus com pressão inferior ou superior à recomendada pelo fabricante, de acordo com a carga que está sendo transportada, faz com que sua vida útil possa ser reduzida em cerca de 50%”, explicou Astolfi.
Maneira certa de calibrar os pneus
A pressão correta em cada pneu é indicada pelo fabricante do carro. Uma tabela no manual do proprietário — mas que também é normalmente colada por dentro de uma das portas dianteiras ou na portinhola do tanque — diz quanto deve ser usado conforme a carga do veículo.
Dirigir com pneus calibrados da forma correta aumenta a segurança dos passageiros
Getty
Com os pneus ainda frios, remova a tampa da válvula de ar do pneu e a guarde. Vá até o calibrador e digite a pressão desejada. Coloque o bico metálico da mangueira do calibrador na válvula do pneu, pressione-o com rapidez e firmeza e espere o aparelho diminuir ou aumentar a pressão até chegar ao número desejado.
O calibrador emite bipes assim que atinge a pressão desejada pelo usuário. Retire a mangueira da válvula, recoloque a tampa da válvula firmemente e repita o processo com os três pneus restantes, mais o estepe.
O procedimento deve se repetir pelo menos a cada duas semanas ou antes de viagens, quando o veículo normalmente está com o porta-malas cheio. Nestes casos, geralmente, os fabricantes recomendam uma pressão mais alta do que a usada no dia a dia.
Seja automóvel de passeio ou utilitário de carga, o manual deve ser obedecido com as pressões corretas. Para veículos de carga, ainda há manuais adicionais disponibilizados por associações e fabricantes de pneus que trazem mais detalhes para casos específicos.
A fabricante indica que a pressão correta do pneu para o respectivo carro
Getty
Para motocicletas e bicicletas vale a mesma explicação. Nestes casos a calibragem é ainda mais importante, pois os pneus com a pressão certa evitam acidentes, problemas mecânicos, desgaste prematuro das peças e gastos desnecessários.
Temperatura dos pneus é fundamental
A calibragem deve ser feita sempre com os pneus frios. O veículo deve estar parado há pelo menos uma hora ou não deve ter rodado mais de 3 km em velocidade reduzida.
“A pressão de inflação aumenta em climas quentes ou diminui em climas frios entre 1 e 2 PSI para cada 10 graus ºC de oscilação de temperatura”, diz Astolfi, da Continental.
Passo a passo para calibrar pneus
Verifique a pressão adequada para a condição do veículo e a unidade de medição (bar ou PSI);
Digite a pressão desejada do pneu a ser calibrado no visor do calibrador e, se necessário, troque a unidade que está sendo mostrada;
Retire a tampa da válvula;
Trave a ponta da mangueira do calibrador na válvula;
Garanta que não há fugas de ar;
Aguarde os bips confirmando o fim da calibragem;
Coloque a tampa da válvula de volta.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.