Como a China dominou o mercado global de baterias?

País asiático é o responsável por produzir 75% de toda a fabricação global do componente Das dez maiores fabricantes de baterias de carros elétricos do mundo, seis são empresas chinesas. O mix de produção do país corresponde a 75% de toda a fabricação global do componente. E mesmo empresas que não são oriundas da região dependem, de alguma forma, da cadeia produtiva chinesa. Os dados são da consultoria internacional SNE Research.
5 carros vendidos no Brasil que são chineses (e você não sabia)
Como as fabricantes instaladas no Brasil estão reagindo ao avanço das marcas chinesas?
Carros chineses: ainda é justo acusar fabricantes de plagiar design?
Fica fácil entender o domínio das marcas chinesas na produção de baterias ao colocarmos uma lupa sobre o país. Em 2022, 5,4 milhões de carros elétricos foram emplacados no mundo, dos quais dois terços foram vendidos na China.
Em 2009, o governo chinês iniciou um plano de estímulo à eletrificação, cedendo isenções de impostos aos consumidores e benefícios fiscais aos fabricantes.
O programa não apenas funcionou como foi prorrogado. A intenção inicial era encerrá-lo em 2015, porém está ativo até hoje. No começo deste ano, o governo anunciou um novo pacote de US$ 72,3 bilhões para mais uma rodada de estímulos durante os próximos quatro anos.
Maior produtora de baterias do mundo, a chinesa CATL atende pedidos de BMW, Daimler, Hyundai, Honda, Toyota, Volvo, Volkswagen, Tesla e outras. BYD tem vantagem de arrecadação por produzir as próprias baterias
Autoesporte
A boa notícia para nossa indústria é que o Brasil entrou no radar das gigantes chinesas que produzem baterias, em especial da BYD, que vai instalar um complexo na Bahia e pretende fabricar os componentes na região. O investimento inicial em Camaçari (BA) será de R$ 3 bilhões.
Há também um grande interesse das fabricantes chinesas nas abundantes reservas brasileiras de lítio, principal componente das baterias dos EVs. Vale lembrar que, desde 2020, a BYD produz baterias para ônibus elétricos em Manaus (AM).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



