Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Citroën C3 XTR: 5 razões para comprar e 5 motivos para pensar bem

25/10/2025
Citroën C3 XTR: 5 razões para comprar e 5 motivos para pensar bem


Entrei no site da Citroën ao fim da tarde da sexta-feira (24). Como bom operário, já estava cansado, pronto para tomar curtir um fim de semana tranquilo. Jogo do Fluminense, churrasco, sofá, vinis e uma gelada. Tudo isso esperava por mim.
Foi por isso que acessei o site da marca que pertence ao grupo Stellantis. Objetivo? Checar o preço do compacto pela enésima vez. No entanto, me deparei com uma comunicação do C3 XTR. Vou descrever a imagem rapidamente. Vemos um homem ruivo trajando vestes que mais se parecem de um viking de seriado ou filme de serviço de streaming.
Certamente temos personagem do tipo em alguma obra à disposição dos assinantes da Globoplay. O rapaz faz carinho em um cachorro, aparentemente um border collie, com capacete. O cenário? Muitas árvores. Algumas frondosas, outras nem tanto. O campo esverdeado à frente abre espaço para homem, cachorro e destaca ainda a linha XTR da Citroën — composta pelo nosso C3 e também pelo Aircross. É o retorno da sigla que remete ao “extremo”, mas que hoje pede para que o cliente “aventure-se a relaxar”.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Mas será que o Citroën C3 XTR, estrela do nosso texto, é um viking que ajuda a evidenciar “robustez e versatilidade” ou é apenas um ator como o presente no banner, que acaricia um cachorro, nunca pisou numa floresta e adora um centro urbano? É o que contarei para você, depois de tanta enrolação, a partir de agora.
5 razões para comprar o Citroën C3 XTR
1) Painel de instrumentos digital
Citroën C3 XTR enfim traz painel de instrumentos para o compacto
Divulgação
O Citroën C3 comercializado no Brasil sequer tinha conta-giros. Agora, ao menos na versão XTR e na opção de topo, a You, o modelo enfim traz painel de instrumentos digital de 7 polegadas; uma herança do Basalt.
Para a alegria da nação, temos conta-giros. A tela colorida pode até parecer simples se a compararmos com a de veículos de estirpe, mas para um carro que tem como proposta acessibilidade está de bom tamanho. Uma pena não estar presente nas configurações de entrada.
2) Acabamento melhorado
Acabamento do Citroën C3 XTR é uma evolução em comparação com as versões da linha anterior
Divulgação
O Citroën C3 XTR não faz feio (mesmo) no quesito acabamento, especialmente para um carro que sai por menos de R$ 90 mil. O compacto melhorou onde precisava. Tem interior escurecido com detalhes em verde pistache e revestimento de qualidade dos bancos, volante, painel e apoio de braço. Melhor que qualquer coisa presente nas linhas anteriores.
3) Ar-condicionado digital
Ar-condicionado digital do Citroën C3 XTR
Divulgação
Outro pedido antigo, principalmente de proprietários, foi atendido pela Citroën do Brasil. A marca, inclusive, à época do lançamento, fez questão de enfatizar que as melhorias tinham como finalidade atender a pedidos da clientela. O ar-condicionado automático e digital é uma delas. E vou falar para vocês: gela muito bem. Durante a avaliação, no Rio de Janeiro, havia um sol para cada átomo e o sistema segurou muito bem a bronca.
4) Boa central multimídia
Central multimídia do Citroën C3 XTR
Divulgação
A central multimídia de 10,25 polegadas do C3 XTR ficou um pouco mais, digamos, estreita. Mesmo assim, tem, ao menos para os padrões do segmento, boa resolução e interface amigável. Além disso, há conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Pena que a entrada USB que faz ligação com a central é do tipo A. Tudo bem que não há necessidade para tal união, mas a Citroën preferiu não mexer no time por mera economia. Trocá-la por uma entrada C demandaria chicote dedicado e até mesmo atualização de software.
5) Eficiência
Citroën C3 XTR é um veículo compacto eficiente
Divulgação
Economia, na realidade, é um ponto positivo quando a gente fala de consumo de combustível. Com escalonamento mais curto das primeiras marchas e terceira alongada, temos conjunto que prima pela eficiência energética.
Não à toa, o Citroën C3 XTR faz 13,0 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada com gasolina e 9,5 km/l em ciclo urbano e 10,3 km/l em ciclo rodoviário com etanol. Em nosso teste chegou a fazer média de 16 km/l. Isso tudo com pneus de uso misto, que geralmente deixam o carro tão beberrão quanto um viking.
5 razões para pensar bem antes de comprar o Citroën C3 XTR
1) Desempenho
Citroën C3 XTR vem com motor 1.0 aspirado de 75 cv
Divulgação
Lembra o que falei acima sobre o escalonamento do câmbio manual de cinco marchas? Pois é. Aliado ao motor 1.0 aspirado Firefly de até 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque, não é capaz de entregar a ferocidade de um viking nas estradas. Leva longos 15 segundos para chegar aos 100 km/h.
Citroën Basalt e C3: o que oferecem os modelos de R$ 100 mil da marca?
Citroën C3 2026: preços, versões, equipamentos e consumo
Arrancadas e retomadas devem ser feitas com as marchas mais curtas engatadas (ou seja, as primeiras) a fim de jogar a rotação lá no alto. Em resumo é um conjunto que não preza pela esportividade. Pede por uma condução mais zen, mais tranquila, como o anda e para do ambiente urbano. Sem ironias.
Na estrada, nada feito. Não temos milagres vindos do céu. Ninguém vai aclamar o C3 XTR por seu desempenho esportivo e tampouco aventureiro. Mesmo com os pneus de uso misto Pirelli Scorpion ATR, não invente: este carro não foi feito para trilhas. Nem mesmo para as mais leves.
2) Ergonomia
Citroën C3 XTR: ajuste elétrico do banco do motorista já ajudaria a otimizar a ergonomia
Divulgação
Este ainda é um ponto crítico do C3. Tudo bem que os comandos dos vidros elétricos traseiros foram remanejados para a porta do motorista. No entanto, para economizar, os botões para os passageiros do banco traseiro seguem no console central. Pênalti sem necessidade de chamar o VAR para o compacto da Citroën.
Initial plugin text
Para completar, a posição de dirigir é elevada demais para um carro de 4 metros de comprimento e 2,54 m de entre-eixos. A Citroën tenta colocar o condutor em situação parecida com a de SUV, mas é algo um tanto exagerado.
3) Segurança
Citroën C3 XTR tem apenas dois airbags obrigatórios
Divulgação
Aqui serei curto e grosso, como um viking (a piada cansou, eu sei). Enquanto o Citroën C3 XTR feito em Porto Real (RJ) tem dois airbags, os obrigatórios por lei, o modelo produzido na Índia conta com seis bolsas. Mas a disparidade é ainda maior. O irmão asiático tem câmera 360 graus e controlador de velocidade.
4) Isolamento acústico
Citroën C3 XTR é um carro que peca em isolamento acústico
Divulgação
O Citroën C3 XTR remete ao Grande Exército Pagão, famigerada coalizão de guerreiros vikings, quando falamos de acústica. O carro é barulhento. Ruídos externos adentram a cabine com facilidade e se juntam às peças frágeis para formar uma grande bateria de escola de samba — ou o grito e o marchar de soldados. Em tempo: embora os materiais tenham melhorado (no quesito acabamento), a qualidade de construção do compacto ainda deixa a desejar.
5) Ausência de faróis de LED
Juro que não é preciosismo. O Citroën C3 indiano tem faróis de LED com projetor elíptico, contra as luzes halógenas do modelo brasileiro.
Faróis de LED consomem menos energia e, por conseguinte, garantem mais eficiência ao carro. Têm vida útil prolongada e, acima de tudo isso, garantem iluminação mais intensa e nítida. Ao melhorar a visibilidade, temos, obviamente, mais segurança para motorista, passageiros e para os que estão ao redor.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais
Renault e Geely criam motor revolucionário que faz elétrico virar híbrido
04/12/2025

Renault e Geely criam motor revolucionário que faz elétrico virar híbrido


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.