Citroën C3 e Peugeot 208 têm o mesmo preço com desconto do governo. Qual vale mais a pena?
As versões de entrada dos hatches custam R$ 63 mil com desconto do governo; mas qual francês que leva a melhor? O desconto do governo para os carros populares levou modelos que tinham preços e propostas diferentes ao mesmo patamar. Este é o caso da dupla Citroën C3 1.0 Feel e Peugeot 208 1.0 Style. Os hatches dividem a mesma plataforma, estrearam no mesmo ano e são equipados com o mesmo motor.
Se você está na dúvida sobre qual dos hatches franceses combina mais com você,, Autoesporte preparou um comparativo para te ajudar na decisão. É bom aproveitar, pois o plano de incentivo do governo deve terminar rápido.
Veja também
Motor
Ambos os hatches fazem parte do grupo Stellantis, conglomerado automotivo que reúne Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram no Brasil. Portanto, compartilham equipamentos, a plataforma CMP e motores. No caso das versões de entrada do 208 e C3, o propulsor é o 1.0 Firefly que entrega até 75 cv a 6.000 rpm e 10,7 kgfm a 3.250 rpm. O câmbio é manual de cinco marchas.
Tamanho e espaço interno
O C3 chama atenção pela altura que pode até ser confundida com um SUV compacto. Apesar de parecer grande por fora, o Citroën tem menos de 4 metros de comprimento (3,96 m) e dá uma aula de como aproveitar o espaço interno. Para ter uma ideia, o entre eixos é o mesmo do Fiat Pulse e Fastback, de 2,54 metros. Assim, consegue acomodar com conforto quatro ocupantes e ainda entrega um espaço razoável no porta-malas, de 315 litros.
Citröen C3 Feel 1.0 é mais altinho e leva com conforto até quatro ocupantes
Murilo Góes
O 208, curiosamente, é um pouco maior do que o C3 e tem 4,05 metros de comprimento. Apesar de parecer compacto por fora, o entre-eixos é o mesmo do Citroën, o que o permite comportar tranquilamente quatro ocupantes. Isto é, desde que os viajantes da segunda fileira tenham até 1,80 m, no máximo. O banco traseiro é inteiriço e não tem rebatimento bipartido do encosto, assim como no C3. O porta-malas, no entanto, é pequeno e leva apenas 265 litros.
Entre-eixos do 208 é o mesmo do C3, com 2,54 metros
Divulgação
Equipamentos
Os hatches foram criados para públicos distintos. Isso fica claro pelo design e pacote de equipamentos. Apesar do painel colorido para atrair a galera mais jovem, o C3 é recheado de plástico duro, não tem qualquer superfície de tecido ou material macio ao toque. Além disso, algumas peças do console central parecem frágeis.
Tela grande contrasta com design interno pouco inspirado
Bruno Guerreiro
Para economizar com botões e fiação, a Citroën decidiu instalar apenas um par de teclas para comandar a abertura dos vidros de trás.
O painel de instrumentos, com um pequeno mostrador digital mostra apenas a velocidade, consumo médio, hodômetros total e parcial e marcadores do nível de combustível e da temperatura do óleo do motor. Não há nem mesmo um conta-giros, embora não falte espaço. O ponto positivo para o interior do C3 fica na conta da central multimídia de 10 polegadas moderna e com interface de simples manuseio.
Painel de instrumentos dispensa até o conta-giros
Murilo Góes
No entanto, não há carregador de celular por indução ou internet a bordo. Ao menos quem vai no banco de trás pode carregar os dispositivos móveis com as duas entradas USB posicionadas na extremidade do console. O C3 ainda é equipado com ar-condicionado, direção elétrica, rodas de liga leve de 15 polegadas, luzes diurnas de LED, banco do motorista com regulagem de altura, controles de tração e de estabilidade e vidros e retrovisores elétricos.
Neste quesito, o 208 ganha de lavada. O interior traz equipamentos e requinte de hatches compactos premium, como Honda City hatch, Volkswagen Polo e até as versões de topo do Hyundai HB20. O desenho do painel tem bom acabamento. É plástico, mas com materiais que agradam aos olhos e ao toque, peças prateadas e em preto brilhante.
Peugeot 208 Style 1.0 2023 tem o painel com acabamento melhorado
Divulgação
O painel de instrumentos também tem um pequeno mostrador digital e conta-giros. Já a central multimídia de 10,3 polegadas virada para o motorista tem uma pegada simplista e é fácil de usar. O único problema é que a tela trava e precisa ser reiniciada. O interior traz ainda teto panorâmico, ar-condicionado manual e carregador de celular por indução (que serve mais para manter a bateria do que carregá-la efetivamente).
A lista de equipamentos do Peugeot também oferece câmera de ré, rodas de 16 polegadas com acabamento escurecido, faróis full-LED, retrovisores e vidros elétricos e controles de tração e estabilidade.
Consumo
Embora compartilhem o mesmo motor, o consumo dos dois hatches e um pouco diferente e o Peugeot sai na frente como o mais econômico. O carro faz 9,6 km/l na cidade e 11 km/l na rodovia com etanol. Com gasolina, a economia sobe para 13,6 km/l no perímetro urbano e 15,5 km/l no perímetro rodoviário.
O C3 também não desaponta no consumo e roda 9,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol. Quando abastecido com combustível fóssil, faz 13,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.
Comparativo: Citroën C3 1.0 x Peugeot 208 Style
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



