Citroën C3 Aircross, novo SUV de sete lugares rival da Chevrolet Spin, chega no 2º semestre
Carro será fabricado em Porto Real (RJ) e vai dividir plataforma e equipamentos com o C3 Em apresentação simultânea no Brasil, na Índia e na Europa, a Citroën revelou nesta quinta-feira (27) o inédito C3 Aircross, SUV de sete lugares que chegará ao mercado no segundo semestre deste ano.
A missão do carro será dupla: encarar versões de entrada de SUVs compactos como Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker, além de roubar clientes do único carro de sete lugares relativamente acessível no Brasil, a Chevrolet Spin. Para isso, terá versões de cinco e de sete lugares.
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De forma geral, o desenho do C3 Aircross é claramente inspirado no do C5 Aircross e no do C3. O formato da carroceria, moldura dos vidros, pintura bitom e airbumps (molduras plásticas nas laterais) são semelhantes aos do hatch compacto. A maior diferença está no formato da grade, que se funde com os faróis de LED que, por sua vez, estão separados em dois segmentos.
Citroën C3 Aircross tem moldura na traseira que une as lanternas
Ulisses Cavalcante/Autoesporte
A traseira também é um pouco diferente em relação à do C3. Embora o formato das lanternas seja parecido, há uma moldura na cor preta que percorre toda a tampa do porta-malas e une o conjunto óptico.
A plataforma modular CMP é comum aos dois carros, mas o entre-eixos será 13 cm maior que os 2,54 metros do C3, totalizando 2,67 m. A Citroën ainda não revelou outras dimensões do novo veículo, apenas divulgou que o porta-malas terá até 489 litros na versão de sete lugares.
Entre-eixos tem 2,67 m para comportar sete passageiros
Ulisses Cavalcante/Autoesporte
Debaixo do capô, o novo SUV deverá trazer duas versões de motor. A primeira será o conhecido 1.0 turbo já usado nos Fiat Pulse e Fastback — e que ainda em 2023 também deve equipar o Peugeot 208. São 130 cv e 20,4 kgfm, números que devem garantir um desempenho satisfatório. Já o câmbio será automático do tipo CVT. A segunda opção será formada pelo 1.6 aspirado de 120 cv acoplado a uma caixa de seis marchas.
Citroën C3 Aircross deverá ter duas opções de motor, 1.0 turbo e 1.6 aspirado
Divulgação
Para isso, seguirá a cartilha do C3: custar menos e oferecer mais espaço que os concorrentes. Compartilhar componentes com o hatch compacto também é parte da receita para reduzir custos de produção. Nesse sentido, já sabemos que o interior receberá alguns itens em comum, como a central multimídia de 10″ com Apple CarPlay e Android Auto.
Seu principal rival será a Chevrolet Spin, que também tem opção de sete lugares
Divulgação
Para suprir a necessidade de todos os ocupantes, a Citroën revelou também que o novo Aircross terá cinco entradas USB espalhadas pela cabine. Há ainda sistema de ventilação no teto e os dois bancos da terceira fileira serão individuais e poderão ser removidos.
Alguns equipamentos serão compartilhados com o C3 hatch, como a central multimídia
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A aposta da montadora na América do Sul é grande. Afinal, foi nessa região onde as vendas cresceram 21% no último ano. Segundo Laurent Barria, diretor global de marketing, uma das metas é crescer fora de Europa e aumentar os emplacamentos em outros mercados mundiais em 30% até 2025.
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