Chinesa MG chega ao Brasil para vender de picape a rival de Porsche


Depois de estrear nas redes sociais e ser flagrada com carros no Brasil, a marca sino-britânica MG estreia oficialmente no Brasil. Conforme apuração prévia de Autoesporte, três modelos chegam de uma só vez. São todos elétricos, e um deles tem potência e desempenho para concorrer com esportivos da Porsche. Os preços começam em R$ 219.800 e beiram os R$ 500 mil, mas alguns valores são válidos até 30 de novembro. Veja abaixo:
MG S5 Luxury – R$ 238.800 (em pré-venda por R$ 219.800)
MG4 X-Power – R$ 229.800 (em pré-venda por R$ 224.800)
MG Cyberster – R$ 499.800
O portfólio oferecido por aqui já havia vazado no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBEV) e foi posteriormente confirmado por Autoesporte. É composto pelo hatch médio MG4, o SUV médio S5 e o esportivo conversível Cyberster. Conheça os modelos de forma detalhada mais abaixo.
MG S5 será o modelo mais barato da marca no Brasil
Divulgação
Antes, é preciso fazer um contexto sobre a MG. É a sexta montadora de origem chinesa a estrear no Brasil em cerca de um ano. As demais são Jetour, Zeekr, Omoda Jaecoo, GAC e Geely. A operação será tocada de forma independente e sem relação com a estratégia adotada anos atrás, quando a empresa vendeu por aqui — entre 2011 e 2013 — carros em parceria com a importadora Forest Trade, sem grande sucesso.
Veja a seguir os modelos que a marca está lançando por aqui:
MG MG4
MG4 é hatch com características de crossover
Leonardo Felix/Autoesporte
O MG4 é um hatch médio com 4,28 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,50 m de altura e 2,70 m de distância entre-eixos. Está à venda no mercado internacional desde 2022 e, em nosso mercado, chega inicialmente na versão XPower por R$ 224.800, preço similar ao de um GWM Haval H6 HEV, por exemplo.
Desempenho do hatch se destaca mais que a autonomia
Leonardo Felix/Autoesporte
Mas estamos diante de um verdadeiro lobo em pele de cordeiro. Isso porque o hatch tem mais potência que um Audi RS3, por exemplo. Com dois motores elétricos, entrega 435 cv e torque de 61,2 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 3,8 segundos. A bateria de 64 kWh de capacidade entrega 279 km de autonomia.
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Painel segue a linguagem visual de diversos outros modelos chineses
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No visual, a dianteira tem formato pontiagudo, para-choque com entrada de ar inferior e faróis em LED. Nas laterais, o hatchback tem puxadores tradicionais em contraste com a tendência atual de maçanetas niveladas ou escamotáveis. Já na traseira, as lanternas são interligadas por faixa luminosa que atravessa toda a tampa do porta-malas.
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MG S5
MG S5 deve ser o carro mais vendido da marca no Brasil
Leonardo Felix/Autoesporte
Modelo intermediário em dimensões, o SUV médio S5 será o carro de entrada da MG, se considerarmos o preço. A única versão oferecida no Brasil por enquanto é a Luxury, com preço de R$ 219.800, similar ao valor de um Toyota Corolla Cross híbrido.
Mas estamos falando de um SUV maior, com 4,48 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,62 m de altura e 2,73 m de distância entre-eixos.
MG S5 é um pouco maior que um Toyota Corolla Cross
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Para o Brasil, onde já foi flagrado em testes, traz motor elétrico um pouco menos potente que no MG4, mas com ainda vistosos 305 cv e 35,7 kgfm de torque. Com tração traseira, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, com autonomia de 351 km no padrão Inmetro.
Brigará com o BYD Yuan Plus, Geely EX5 e GAC Aion V, mesmo sendo muito mais potente.
No interior, o SUV tem equipamentos como painel de instrumentos de 10,25 polegadas, central multimídia de 15,6 polegadas, console central elevado com base de carregamento sem fio integrada, entre outros.
MG Cyberster
MG Cyberster chama atenção pelas portas tipo tesoura
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O último modelo da lista é o esportivo Cyberster, que chega por R$ 499.800. O preço pode até assustar, mas o modelo tem números (e visual) bastante interessantes. Apresentado como carro conceito em 2021, foi lançado em 2023, chama atenção pelo design agressivo e pelas portas com abertura vertical, do tipo tesoura.
Nas dimensões, tem 4,53 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,32 m de altura e 2,69 m de distância entre-eixos. Para o Brasil, o modelo chega em versão única com 342 km de autonomia e bateria com 77 kWh de capacidade, sempre com tração integral.
MG Cyberster será o “carro de imagem” da marca no Brasil
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Mas o número que realmente impressiona é a potência de 510 cv. Logo, chega aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos, com velocidade máxima de 200 km/h. Ou seja, é mais rápido na arrancada que um Porsche 911 Carrera S, mas custa menos da metade do preço (o alemão parte de R$ 1.150.000).
Entre os principais equipamentos, haverá freios da marca Brembo, som assinado pela Bose e pneus P-Zero. O modelo será, na prática, o “carro de imagem” da MG no Brasil. Será vendido em quatro opções de cores: vermelho, branco, prata e cinza.
Cabine do MG Cyberster
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Até o final de 2025, a MG planeja ter 24 concessionárias abertas no Brasil, com objetivo de ter pelo menos um ponto de venda em cada capital das regiões sul, sudeste e centro-oeste. Para 2026, a ideia é chegar a 70 lojas em todas as regiões do país.
Todos os modelos da MG vendidos no Brasil terão garantia de 7 anos para o carro e 8 anos para a bateria. Fora isso, a marca oferece assistência rodoviária 24 horas por 2 anos sem custo. Clientes que comprarem os veículos no lançamento vão ganhar um Wallbox de 7 kW para instalação residencial e carregador portátil de 3,4kW para uso no veículo.
Dona chinesa, herança britânica
Na China, Saic é parceira da Chevrolet no projeto do Spark, por exemplo
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A MG é uma das marcas de carros com história centenária. Completou um século de existência em 2024. Fundada no Reino Unido, hoje é parte do grupo Saic, a maior fabricante de veículos da China, e detentora de parcerias com Volkswagen e Chevrolet, por exemplo.
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A história centenária e o legado britânico inclusive farão parte dos planos da MG de conquistar os brasileiros. Tanto que Autoesporte apurou com exclusividade que existem planos para trazer modelos de outras marcas do grupo Saic com a insígnia da MG.
A picape média que dará origem a próxima Volkswagen Amarok é um desses modelos. Oficialmente, a marca fala que há estudos. Autoesporte pode dizer que os planos já estão traçados, e isso deve acontecer em 2027.
MG U9 será vendida no Brasil em 2027
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Lançada no mercado internacional em 2024, a MG U9 irá desembarcar no Brasil com base na mesma estratégia já implementada na Austrália. Lá, a picape também é comercializada como Maxus Terron 9, Maxus Interstellar X e LDV Terron 9 — todas marcas controladas pela Saic. O modelo é o mesmo em todos os casos, variando apenas detalhes estéticos da grade.
Como é a picape U9
A picape da MG usa uma plataforma do tipo carroceria sobre chassi que dispensa a tradicional separação entre cabine e caçamba. A Saic chama a estrutura de semi-monobloco e diz que proporciona perfeita combinação entre conforto e robustez. Dependendo da versão, há opção de suspensão traseira por feixe de molas (mais parruda e resistente) ou independente multilink (mais estável e macia).
MG U9 (Terron) – traseira lateral
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Ao todo, a U9 mede 5,50 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,86 m de altura e 3,30 metros de entre-eixos. Com isso, chama a atenção por seu porte acima de uma picape média convencional, como Ford Ranger e Toyota Hilux. A ficha técnica indica ainda uma distância em relação ao solo de 22 centímetros — ou 18 cm com a picape totalmente carregada — e capacidade de imersão de 55 cm. A caçamba leva até 1.200 litros.
Em termos de carga, a MG divulga que a picape suporta até 870 kg nas versões com suspensão independente e até 1.100 kg nas variantes com feixe de molas. É esta segunda que deve vir ao Brasil, para cumprir a legislação que determina uma capacidade mínima de 1 tonelada para usar motorização a diesel.
Assim como já acontece no mercado internacional, a U9 chegará ao Brasil com motor turbodiesel. O propulsor é um 2.5 quatro-cilindros com 224 cv de potência e 53 kgfm de torque, sempre associado a um câmbio automático de oito marchas. A tração é integral permanente com diferencial traseiro blocante.
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