Chinesa GAC estreia no Brasil com 5 carros híbridos e elétricos; veja quais

GAC chega com cinco lançamentos de uma vez; empresa prometeu ainda investir US$ 1,3 bilhão no país Mais uma marca chinesa acaba de chegar ao Brasil. A GAC Motor, uma das maiores fabricantes do país aposta na variedade de opções para fazer frente às já consagradas BYD e GWM, além de superar as estreantes Omoda Jaecoo e Geely. Para isso, está desembarcando com cinco lançamentos de uma só vez. São quatro carros elétricos (Hyptec HT, Aion V, Aion Y e Aion ES) e um híbrido (GS4). Além disso, vai investir mais de R$ 7 bilhões para ter três modelos nacionais.
Todos começam a ser vendidos neste sábado (24), em todo o Brasil, em 83 pontos de vendas, distribuídos entre 33 concessionárias e 50 pontos em shoppings. Há representantes de redes como Amazonas e PróAuto, que também trabalham com marcas como Fiat, Renault, Ford e Mitsubishi.
Estande da GAC no Salão de Guangzhou, na China
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Fora isso, quem comprar os carros da GAC até 30 de junho deste ano terá condições especiais, como carregador portátil grátis para todos os elétricos, três anos de manutenção grátis ou 100 mil km, e dois anos de assistência 24 horas, além de dois anos de internet grátis.
Vale lembrar que os carros elétricos têm 8 anos de garantia (ou 160 mil km, sendo 200 mil km para a bateria), enquanto o híbrido GS4 conta com 5 anos ou 150 mil km.
Como falamos acima, cinco veículos foram lançados de uma vez. Autoesporte havia antecipado com exclusividade a estratégia da empresa ainda em novembro do ano passado. Agora, a chinesa informa que pretende vender 8.000 carros até dezembro de 2025. Para 2026, a meta é vender 29 mil exemplares em todo o território nacional.
Veja abaixo mais detalhes sobre cada carro da GAC Motor:
GAC Aion Y – R$ 174.990
GAC Motor Aion Y é uma minivan elétrica de entrada
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Na China, a GAC tem três submarcas. E a Aion é aquela voltada para carros elétricos. Logo de cara, serão três modelos desta divisão. O Aion Y é uma minivan elétrica com porte similar ao de Chevrolet Spin e Citroën C3 Aircross. Por ser elétrica, no entanto, terá uma faixa de preços mais elevada. No entanto, vai encarar similares movidos a bateria de porte muito menor.
GAC Motor Aion Y tem fórmula chinesa de telas grandes e console alto
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O Aion Y é maior do que os carros elétricos de entrada à venda no Brasil. Enquanto BYD Dolphin e GWM Ora 03 estão na casa dos 4,30 metros de comprimento, o SUV da GAC mede 4,54 m. É mais do que um Jeep Compass ou Toyota Corolla Cross, por exemplo. O entre-eixos é igualmente abundante: 2,75 m, algo visto apenas em SUVs grandes como um Toyota SW4.
O motor elétrico entrega 204 cv de potência e 22,9 kgfm de torque, e proporciona aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. Já a velocidade máxima é de 150 km/h. Além disso, a bateria de 63,2 kWh entrega 318 km de autonomia, de acordo com o Inmetro, e pode ser recarregada de 30% a 80% em 55 minutos em carregadores DC de 75 kW.
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GAC Aion V – R$ 214.990
GAC Aion V é lançado com 204 cv de potência
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Já o GAC Aion V é um SUV elétrico de porte médio. São 4,61 metros de comprimento e entre-eixos de 2,76 m. Já o porta-malas comporta 427 litros. O modelo é equipado com motor de 204 cv e 24,5 kgfm de torque, alcançando 160 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos.
A bateria de 75,3 kWh proporciona autonomia de 389 km, já segundo os testes do Inmetro. Fora isso, é capaz de recuperar 30% a 80% em apenas 16 minutos em carregadores rápidos DC de 180 kW. O pacote de segurança inclui piloto automático adaptativo, assistente de permanência de faixa, frenagem autônoma de emergência, assistente de congestionamento e alerta de tráfego cruzado traseiro.
GAC Aion ES – R$ 169.990
GAC Aion ES seria o primeiro sedã médio elétrico do Brasil
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A grande surpresa na linha GAC é o ES, um sedã médio elétrico que custa o mesmo que rivais compactos a gasolina. É preciso considerar, porém, que ele tem acabamento mais simples e menos equipamentos que concorrentes como Volkswagen Virtus e Honda City, por exemplo. Além disso, são 4,81 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, além de porta-malas de 453 litros.
Com o ES, o objetivo da GAC é trabalhar as vendas corporativas. Ou seja, locadoras, motoristas de aplicativo e carros de frotas de empresas. O Aion ES inclusive está registrado no PBEV do Inmetro com autonomia de 314 km. Para isso, lança mão de um motor elétrico de 136 cv e 22,9 kgfm, além de baterias de 55,2 kWh.
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GAC Hyptec HT – R$ 299.990
GAC Hyptec HT tem portas traseiras do tipo gaivota
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O topo da gama da GAC no Brasil fica com um SUV elétrico da divisão Hyptec. Criado para concorrer com o Tesla Model Y, chega em duas versões, HT Elite e HT Ultra, sendo a última com direito a portas traseiras com abertura para cima.
Tem no acabamento caprichado uma das maiores qualidades. Fora isso, a versão que chega ao Brasil é equipada com motores elétricos de 245 cv e 31,5 kgfm de torque. Na China, há também uma opção com 340 cv. Já a autonomia é de 362 km, segundo o Inmetro.
GAC Hyptec HT tem quase 5 metros de comprimento
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São 4,94 metros de comprimento, 1,92 m de largura e entre-eixos de 2,94 m. O interior ainda é equipado com central multimídia de 14,6 polegadas, painel digital, sistema de som com 22 alto-falantes, teto solar panorâmico fixo, câmera 360º, bancos com ajuste elétrico, massagem e ventilação.
GAC GS4 – R$ 189.990
GAC GS4 chega ao Brasil apenas em versão híibrida
Renato Durães/Autoesporte
Por fim, a GAC também já trouxe ao Brasil o GS4, conhecido em outros mercados como Emkoo. Nem é preciso explicar a razão para a troca de nome. De todo modo, o SUV de porte médio já foi testado com exclusividade por Autoesporte no Chile. E diferente do esperado, chega apenas em versão híbrida, e não a combustão.
Por isso, combina um motor elétrico de 182 cv a um motor 2.0 de 140 cv, que opera no ciclo Atkinson. A potência combinada chega a 235 cv. A bateria de 2,1 kWh é recarregada por regeneração ou diretamente pelo motor térmico. Assim, segundo a chinesa, o conjunto pode rodar até 705 km sem precisar abastecer, com consumo médio de 14,1 km/l.
São 4,68 m de comprimento e entre-eixos de generosos 2,75 m. O interior tem central multimídia de 10,1” e painel digital de 10,25″. Há também controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego e tráfego cruzado traseiro.
E a fábrica?
Semanas atrás, em visita a China, o presidente Lula se reuniu com representantes da GAC, que não apenas reafirmaram o compromisso em investir no Brasil, como também aumentou o aporte para R$ 1,3 bilhão, ou mais de R$ 7 bilhões, na conversão direta.
De acordo com executivos da GAC, uma das possibilidades em estudo é produzir três veículos na fábrica da HPE Automotores, representante da Mitsubishi em nosso mercado, em Catalão (GO). Diferentemente do que foi divulgado em outras publicações, a fábrica goiana se encontra operando e produz picape média Triton.
Assim, a GAC Motor não compraria a unidade, mas sim firmaria um acordo para produzir lá junto da Mitsubishi, aproveitando parte de sua capacidade ociosa. Mais detalhes permanecem em sigilo.
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