Chevrolet Spark elétrico tem data para começar a ser montado no Brasil


A Chevrolet decidiu não participar do Salão do Automóvel de São Paulo no ano do centenário. Mas se engana quem pensa que não há carros da marca expostos no pavilhão do Anhembi. A Comexport, empresa que fará a montagem do Spark EUV na fábrica que era da Troller em Horizonte (CE) trouxe o SUV elétrico para o local. E confirmou que a produção do modelo começa em 3 de dezembro.
Na data, será realizada uma cerimônia com a presença do presidente Lula, de autoridades locais e executivos da Chevrolet e da Comexport.
Chevrolet Spark EUV é atualmente importado da China
Divulgação
Inicialmente, a capacidade da fábrica é de 400 unidades por mês, totalizando 4,8 mil carros por ano. O BYD Dolphin Mini, elétrico mais vendido do Brasil, já teve mais de 25 mil exemplares emplacados até outubro.
A montagem do Spark EUV em Horizonte será no esquema SKD, em que as peças chegam importadas e desmontadas em kits, e são montadas em uma estrutura fabril menos complexa que em uma fábrica completa.
A Comexport anunciou a compra da fábrica que era da Ford em setembro de 2024. De lá pra cá, disse que investiria R$ 400 milhões para transformar o local em uma unidade multimarcas. A Chevrolet é a primeira marca a usar a estrutura. Autoesporte apurou que outras fabricantes negociam para montagem na fábrica.
Fábrica da Troller ficava em Horizonte, no Ceará
Divulgação
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
O Spark foi lançado no Brasil em agosto. É oferecido em versão única por R$ 159.990 e traz motor dianteiro de 101 cv de potência e 18,4 kgfm de torque. Já a bateria é do tipo LFP (Lítio Ferro-Fosfato) de 42 kWh, proporcionando autonomia de 258 km, de acordo com os dados oficiais do Inmetro.
Chevrolet Spark é fruto da parceria da Saic com a GM
Divulgação
De acordo com a fabricante, a recarga rápida de 30% a 80% é feita em apenas 35 minutos em corrente contínua (DC) de até 50 kW, mas também pode ser feita em corrente alternada (AC) de até 6,6 kW. A garantia de oito anos ou 160 mil km da bateria.
Initial plugin text
Em relação às dimensões, o Spark EUV tem 4 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,73 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Portanto, é pouco menor que o seu principal rival, o BYD Dolphin, que tem 4,12 m na primeira medida. Já o porta-malas tem capacidade para 355 litros, que podem chegar a 916 litros com os bancos rebatidos. Há ainda mais 35 litros sob o capô dianteiro.
No interior, o Spark EUV traz painel de instrumentos digital configurável de 8,8 polegadas. A central multimídia surge logo ao lado e tem 10,1”, com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Entre os destaques estão ainda bancos revestidos de couro e 28 porta-objetos distribuídos pela cabine. Fora isso, o acabamento tem materiais que remetem a aço escovado e fibra de carbono.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



