Chevrolet Silverado vence como Inovação do Ano com sistema DFM que desliga cilindros do motor V8

Gerenciamento do motor permite que todos os cilindros sejam desativados. Ou que a picape trabalhe como um três-cilindros O prêmio Carro do Ano da Autoesporte elege pelo segunda vez em sua história a melhor inovação da indústria. Ano passado, a grade autorreparadora do BMW iX foi a vencedora da edição 2023.
Saiba-mais taboola
Neste ano, a Chevrolet Silverado High Country é que foi premiada com seu sistema DFM, sigla em inglês para gerenciamento dinâmico de combustível. Essa tecnologia é capaz de desativar quantos cilindros forem necessários para tornar a rodagem mais eficiente e confortável. A ideia aqui é justamente entregar uma picape mais econômica que as concorrentes.
Chevrolet Silverado
Divulgação
A Silverado poder, por meio desse sistema, rodar usando a inércia (oito cilindros desligados), ter o motor funcionando como um três cilindros, dois cilindros, quatro cilindros, entre outras combinações. De acordo com a Chevrolet, são 17 combinações possível para o V8 5.3 de até 360 cavalos de potência e 53 kgfm de torque trabalhar.
Claro que os oito entram em ação de forma simultânea. Basta o condutor pisar fundo que o sistema de gerenciamento vai compreender que é preciso de potência e torque máximos naquele momento.
O DFM é uma evolução do sistema de desativação convencional, que geralmente corta metade dos cilindros em baixas e médias cargas. Ford F-150 e Ram 1500 têm essa tecnologia, por exemplo. A grande inovação aqui é justamente a possibilidade de a picape grande funcionar apenas com um cilindros, nenhum deles, dois, quatro, e qualquer outra formatação que preferir.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



