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Chevrolet Silverado, Ford F-150 ou Ram 1500: qual a melhor picape do agro?

02/07/2025
Chevrolet Silverado, Ford F-150 ou Ram 1500: qual a melhor picape do agro?

Chevrolet Silverado, Ford F-150 e Ram 1500 se enfrentam para descobrirmos qual é a rainha do agronegócio brasileiro “Até a Toyota Hilux está parecendo pequena”. Foi a primeira coisa que me veio à cabeça assim que comecei a dirigir as gigantes Chevrolet Silverado, Ford F-150 e Ram 1500. Se você já viu alguma delas na sua frente, vai me entender. O trio chama a atenção por onde passa, por causa de seu tamanho. Isso se conseguir passar. É que as caminhonetes não foram feitas para rodar na cidade. O habit natural dessas picapes é entre bois premiados, tratores de luxo e cercas que valem mais do que muitos apartamentos.
Para facilitar a vida dos fazendeiros milionários (ou bilionários), chegou a hora de responder à pergunta que ronda os leilões mais chiques e os churrascos à beira do curral: qual das três é a rainha do agro?
Comprimento médio das 3 caminhonetes é de 5,90 metros
Renato Durães/Autoesporte
Não que o preço vá tirar o sono de quem tem uma conta bancária com dez dígitos, mas é bom começar por aí para posicioná-las no mercado.
A mais barata do trio — para não dizer menos cara — é a Ford F-150. As duas versões, Lariat e Lariat Black, custam R$ 545 mil. No meio, surge a Chevrolet Silverado, que é vendida em versão única no Brasil, High Country, e não sai por menos de R$ 573.590. Por fim, a Ram 1500 parte de R$ 579.990 na opção Laramie e atinge exatos R$ 594.990 na Night Edition.
As três picapes custam mais de meio milhão de reais
Renato Durães/Autoesporte
O valor extra é cobrado somente por diferenças visuais. Fato é que, caso você não tenha percebido, todas custam mais de meio milhão de reais.
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Quanto de pasto carregam?
Em um mundo onde gado é investimento e boi tem sobrenome, o que pode ser mais importante do que isso? A caçamba. E aí cada uma delas reina em um ponto. A Silverado tem o maior volume do segmento: 1.781 litros. Inclusive, supera com folga os 1.495 l da F-150 e os 1.200 l da 1500. Só que perde na capacidade de reboque. Os 4.128 kg são superiores aos 3.492 kg da Ford, mas ficam abaixo dos insuperáveis 4.490 kg da Ram.
Chevrolet Silverado tem tampa de caçamba com escada e degrau integrado
Renato Durães/Autoesporte
No quesito peso transportado, a F-150 leva a melhor com 834 kg. A Silverado carrega 716 kg e a 1500 leva meros 557 kg — menos do que uma Fiat Strada. Porém, tem um diferencial: duas Ram Box nas laterais, cada uma delas com 107 litros. É um espaço extra com acesso rápido. Ideal para guardar ferramentas.
Caçamba da Ford F-150 possui tampa com aberturas vertical e horizontal, além de régua para medições
Renato Durães/Autoesporte
Falando em acesso, cada caminhonete tem uma abertura de caçamba diferente. A da Ram é discreta, mas funcional: sobe e desce eletronicamente. A Ford repete a dose e inova com uma tampa que ainda abre como uma porta de armário na horizontal. Mas quem rouba a cena mesmo é a Silverado, que possui escada retrátil com degrau integrado. Só tem um porém: o fechamento é manual — e pesado como um fardo de feno molhado. Nenhuma delas tem capota elétrica de série.
A 1500 tem a tampa da caçamba mais simples, mas com abertura e fechamento elétricos; sua capacidade de carga é a menor das três
Renato Durães/Autoesporte
Desempenho
Porém, a Silverado também fica para trás em outros pontos, como é o caso do desempenho. Com seu motor V8 5.3 aspirado a gasolina, é a menos potente, com 360 cv e 53 kgfm de torque, junto de um câmbio automático de dez marchas. Vai de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos, de acordo com os nossos testes, feitos no Rota 127 Campo de Provas. É bom, mas sem deixar queixo cair.
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A F-150 sobe o tom. Vem com o lendário 5.0 Coyote V8, o mesmo do Mustang, mas recalibrado para uso rural. São 405 cv e 56,7 kgfm, com a mesma caixa de dez marchas da Silverado. Resultado? Faz o 0 a 100 km/h em 7,3 s. Ou seja, já dá para ver o capô levantar na arrancada até a entrada do rodeio.
Motor da Ram 1500 é o segundo mais potente do Brasil, e o melhor do comparativo
Renato Durães/Autoesporte
Contudo, aquela que realmente dá coice de verdade é a 1500. O curioso é que a picape da Stellantis abandonou o V8 Hemi 5.7 recentemente e agora carrega um 3.0 biturbo de seis cilindros em linha a gasolina sob o capô. O novo motor faz dela a segunda picape mais potente do país (perde só para a BYD Shark). São 426 cv e 64,8 kgfm, com câmbio de oito marchas.
O 0 a 100 km/h é cumprido em 5,7 s. Simplesmente a mais rápida do Brasil. Ponto para ela — e para quem gosta de chegar primeiro perto do rebanho.
Parando bois selvagens
Se acelerar é bom, parar no tempo certo é questão de honra — e de segurança, principalmente com duas toneladas e meia no lombo. Tem que ter freio de caminhão. Nos três casos, estamos falando de conjuntos de discos ventilados nas quatro rodas. E é aí que a F-150 começa a mostrar suas habilidades, precisando de exatos 44,1 metros para voltar de 100 km/h até a imobilidade.
A Silverado, por sua vez, demora um pouco mais para responder ao comando, com 45 m na mesma prova de frenagem. Já a Ram, a mais rápida das três, precisa de 45,5 m e, apesar de parar com competência, deixa a sensação de que o pedal precisa ser tratado com mais firmeza.
Ford F-150 tem a dirigibilidade mais amigável do trio
Renato Durães/Autoesporte
Sede ao pote
Caso você não saiba, as três picapes deste comparativo não bebem: viram o galão. Por isso, até quem abastece com cartão black quer saber se vai secar o tanque antes de chegar ao próximo posto de combustível.
A Chevrolet traz a tecnologia Dynamic Fuel Management, que ajusta automaticamente (com 80 cálculos por segundo) a quantidade de cilindros ativos de acordo com a demanda de força. Isso ajuda o dono da Silverado a não ser o melhor amigo do frentista. Nos nossos testes, fizemos 9,2 km/l na cidade e 8, km/l na estrada.
Chevrolet Silverado marca números razoáveis quando comparada com as rivais
Renato Durães/Autoesporte
A Ford também tenta ser civilizada: marcou 5,7 km/l e 9,7 km/l, respectivamente. Já a Ram mostra que motor menor não é necessariamente sinônimo de economia e tem mais sede que boi na seca. Fez 5,3 km/l no ciclo urbano e 8,8 km/l no rodoviário. Os dados oficiais do Inmetro estão nas tabelas ao fim deste comparativo. Lembrando que todas são movidas apenas a gasolina.
Vida real
E se o agro é pop, também tem que ser confortável. A Ram 1500 surpreende ao ter o conforto de um SUV premium. É a única caminhonete no Brasil com suspensão a ar. Na prática, lê o peso da caçamba e se ajusta sozinha, com cinco níveis automáticos. Além disso, o novo motor conseguiu a difícil missão de substituir o V8 com maestria cada vez que o condutor afunda o pé no acelerador.
Ram 1500 ganha pontos no conforto e é a única caminhonete no país com suspensão a ar
Renato Durães/Autoesporte
Do outro lado da cerca, a Chevrolet Silverado faz você sentir cada quilo dela ao volante. Não chega a ser um defeito, é a personalidade da picape mais “raiz” do trio, com um ronco mais forte do V8. Ainda assim, é surpreendentemente dócil nas ultrapassagens. E quando o assunto é conforto, não deixa buraco para contar história.
O melhor dos dois mundos é encontrado na Ford F-150, que equilibra robustez e refinamento. A direção é leve, mas não te deixa esquecer que está a bordo de uma picape grande. A estabilidade surpreende mesmo em estradas de chão batido e a suspensão, ainda que firme, absorve bem os impactos. A baixas rotações, a rodagem é relaxante.
Sem rolê no shopping
Só não queira levá-las ao shopping. Afinal, essas caminhonetes de quase 6 metros de comprimento e mais de 2 m de largura não nasceram para rodar em corredores apertados. Os retrovisores externos superdimensionados da Silverado ainda pioram a situação e imploram por atenção extra em passagens mais estreitas. Se quiser um menor, terá que comprar um par como opcional por “apenas” R$ 15.324.
Retrovisores da Silverado são grandes demais
Renato Durães/Autoesporte
Mesmo assim, se as picapes couberem na vaga, fique tranquilo como quem já colheu a safra, porque as diversas câmeras espalhadas na carroceria dão ótima noção de distância dos obstáculos. Chevrolet e Ram trazem retrovisores internos que podem trocar a imagem do espelho por uma projeção de câmera. No caso da 1500, os sensores de estacionamento estridentes às vezes mais atrapalham do que ajudam.
Sala de estar sobre rodas
Por dentro, o papo é com o design de interiores de hotel cinco-estrelas. A Ram 1500 rouba a cena com sua central multimídia de 14,5 polegadas em formato de tablet — a maior da categoria. A Silverado segue com uma tela de 13,4″ e a F-150 fecha com 12”. Todas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Ram 1500 possui maior central multimídia da categoria, com 14,5 polegadas de tela
Renato Durães/Autoesporte
O acabamento interno? É como se cada montadora tivesse contratado um arquiteto premiado. Couro para todo lado. A Ram 1500 aposta no luxo em tons bege e marrom. A Silverado adiciona texturas nobres, como madeira. E a Ford é a mais discreta de todas.
Espaço interno e banco traseiro da Ram 1500 Laramie
Renato Durães/Autoesporte
Quando o assunto é espaço interno, estamos falando de três salas sobre rodas. O menor entre-eixos é o da Ram, com 3,67 m; o da Ford tem 3,69 m e o da Chevrolet, impressionantes 3,74 m. Provavelmente, até a pessoa mais alta do mundo consegue cruzar as pernas e esticar os braços. Os assentos ainda são rebatíveis para colocar mais algum objeto se for preciso.
Espaço interno e banco traseiro da Chevrolet Silverado High Country
Renato Durães/Autoesporte
E se engana quem pensa que essas picapes só carregam peso. Elas também são cheias de tecnologias. Todas trazem assistentes de permanência em faixa, de colisão frontal e de tráfego cruzado, além de monitoramento de ponto cego, piloto automático adaptativo (ACC) e frenagem autônoma.
Espaço interno e banco traseiro da Ford F-150 Lariat
Renato Durães/Autoesporte
A Ford se destaca por ser a única com oito airbags e oito modos de condução, mas deixa a desejar por não oferecer estribos elétricos, como as rivais. Junto com a Ram, traz pedais com ajustes elétricos. Além desse item, a Chevrolet fica para trás por não ter assistente de manobras evasivas e teto solar panorâmico. Só que é a única do trio que conta com uma câmera dedicada a monitorar a carga na caçamba.
E a coroa vai para…
Depois de enfrentar estradas, testar caçambas, medir consumo e analisar cada detalhe das gigantes, concluo que a Chevrolet Silverado fica em terceiro na disputa. É um bom produto e não sai de cabeça baixa, mas peca bastante pela caríssima cesta de peças e pela cotação de seguro bem acima das rivais.
Com folga de um capim entre os pneus, por apenas um ponto, a Ram 1500 ocupa a segunda posição. Seu grande erro é ser a mais cara de todas.
Assim, a Ford F-150 leva o título de rainha do agro. Entrega mais por menos, com o preço mais baixo do trio, maior tempo de garantia, seguro mais amigável e uma dirigibilidade que mistura suavidade urbana com valentia rural. Some tudo isso à melhor capacidade de frenagem e o trono é dela! Nessa festa de rodeio, a F-150 é definitivamente a rainha da boiada.
Ford F-150 é a vencedora do comparativo de picapes
Renato Durães/Autoesporte
Vencedora: Ford F-150
Picape é a mais barata do trio, tem maior tempo de garantia, seguro mais amigável e uma boa dirigibilidade, além da melhor frenagem do comparativo. A caminhonete da Ford lidera em quesitos como maior capacidade de carga e maior ângulo de saída. É, no entanto, a única sem estribos elétricos. Na F-150, os equipamentos ficam fixados nas laterais.
Chevrolet Silverado
Picape da Chevrolet é dona dos números mais superlativos do trio norte-americano. Tem os maiores entre-eixos, comprimento, ângulo de entrada, distância do solo e volume da caçamba.
RAM 1500
A Ram é a menor de todas, tem os menores ângulos e também é a que aguenta menos peso na caçamba. Os 557 kg fazem com que sua capacidade de carga seja menor do que a de uma Fiat Strada.
Seu bolso
*Seguro: O valor é uma média entre as cotações das principais seguradoras do país fornecida pela Minuto Seguros com base no perfil padrão de Autoesporte, sem bônus
**Cesta de peças: Retrovisor direito, farol direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro de ar (elemento), filtro de ar do motor, jogo de quatro amortecedores, pastilhas de freio dianteiras, filtro de óleo do motor e filtro de combustível (se aplicável)
Teste
Dados da montadora
Itens
Notas
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