Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Chevrolet S10 Midnight tenta manter picape atrativa, mas renovação já bate à porta; teste

16/06/2023

Versão com visual escurecido foi lançada durante o BBB 23 e custa R$ 310.100; rivais são mais baratas Ranger, F-150, Maverick híbrida, Titano, Rampage. O segmento de picapes está em ebulição no Brasil. Os modelos citados são apenas alguns dos lançamentos que aconteceram desde o início do ano ou ainda devem ocorrer nos próximos meses. Na linha Chevrolet, Montana e Silverado são os grandes destaques. Mas há uma outra novidade, bem menos celebrada. É a S10 Midnight, que volta à família depois de cinco anos e com preço de R$ 310.100.
Só que a versão 2024 chega em um momento bem distinto. Além de uma concorrência fortalecida e a disputa interna por um lugar ao sol, a nova Midnight tem a missão de manter a S10 atrativa pouco tempo antes da chegada de uma versão profundamente renovada, o que deve acontecer no ano que vem.
Veja também
A fórmula é conhecida: visual escurecido com emblemas, rodas e grade pintados de preto. Mas uma das novidades é que a carroceria pode receber outras duas tonalidades além da preta: cinza e azul. Fora isso, há santantônio integrado e emblemas exclusivos com o nome da versão no painel interno e também do lado de fora das portas.
Rodas pretas, emblemas exclusivos e elementos escurecidos são as novidades da S10 Midnight
autoesporte
Equipamentos
A lista de equipamentos não vai muito além do que uma S10 LT oferece. Além do pacote visual, a Midnight acrescenta apenas bancos de couro – muito pouco para justificar os quase R$ 15 mil de diferença entre as configurações.
O pacote de itens de série é composto por ar-condicionado, direção elétrica, central multimídia com tela de 7 polegadas e conexões com Android Auto e Apple CarPlay, wi-fi integrado, câmera de ré, sensor de estacionamento, capota marítima, airbags laterais e de cortina, controlador de velocidade e auxílio de descidas.
Cabine da S10 Midnight tem central multimídia pequena e acabamento regular
autoesporte
Fazem falta o estribo para facilitar o embarque e a tampa da caçamba com abertura mais suave, ainda que a mola a gás deixe a missão menos árdua. Não há qualquer auxílio à condução como frenagem automática de emergência ou alerta de saída de faixa. Menos pior que as concorrentes diretas (Nissan Frontier Attack e Ford Ranger FX4) se equiparam (por baixo) nesse critério.
Motor
Como em todas as demais versões, a S10 Midnight é equipada com motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm de torque, câmbio automático de seis marchas e tração é 4×4 com seletor. Ou seja, não há qualquer vantagem em termos de desempenho para a opção mais em conta, LT.
Com onze anos de estrada, a S10 já demonstra alguns sinais do tempo. A central multimídia tem tela pequena, apenas 7 polegadas, e o quadro de instrumentos é convencional, com um pequeno computador de bordo monocromático. Como comparação, a nova geração da Ranger tem duas telas de 12 polegadas cada para cumprir essas funções. Já o motor não tem funcionamento tão suave quanto o da versão mais recente da Toyota Hilux, por exemplo.
Apesar de ser intuitiva, tela de central multimídia é de apenas 7 polegadas
autoesporte
Há outras pequenas falhas na ergonomia, como o volante ajustável apenas em altura e os bancos com pouco apoio para o corpo. Além disso, o acabamento é repleto de plástico duro em um momento em que picapes muitas vezes são comparadas com carros de luxo.
Mas a S10 compensa parte dessas deficiências com um conjunto mecânico competente. O torque se destaca positivamente como um dos maiores entre as picapes médias – perde apenas para o V6 da Volkswagen Amarok.
Espaço da S10 é bom, mas passageiros do banco traseiro vão sentir os sacolejos da cabine
Divulgação
Essa característica faz com que as respostas sejam sempre ágeis (para uma picape média de mais de 2 toneladas), já que o torque máximo é entregue a apenas 2 mil rotações por minuto. O câmbio de seis marchas cumpre sua função ao realizar as trocas quase sempre na hora certa.
Mesmo em situações em que há certa demora, é possível fazer passagens de forma manual colocando a alavanca para a esquerda. Não há aletas para trocas atrás do volante. Mas cá entre nós, esse é um recurso bastante dispensável em uma picape – mesmo que ela tenha apelo visual esportivo.
Consumo
O consumo de combustível é outro ponto positivo. Na estrada, em um trajeto de aproximadamente 800 km no convívio da Autoesporte com a caminhonete, o computador de bordo registrou 11 km/l, muito próximo ao número oficial do Inmetro, de 10,9 km/l. Assim, a autonomia pode passar de 800 km, considerando o tanque de 76 litros. Na cidade, a média é um pouco mais baixa, com alcance aproximado de 650 km graças aos 8,6 km/l registrados no órgão oficial de medições.
Em um curto trajeto de terra, a capota marítima demonstrou bom isolamento de poeira para a caçamba, preservando a cor preta das malas. Mas na cabine, passageiros do banco traseiro não vão conseguir escapar dos sacolejos típicos, algo que pode ser corrigido no ano que vem, quando a S10 passar por uma renovação profunda.
Mas ao que tudo indica, a Chevrolet seguirá um caminho diferente da Ford e não vai promover uma troca completa de gerações para sua picape mais conhecida. No último flagra, foi possível observar que a S10 terá uma dianteira e traseira completamente remodeladas, mas deve preservar a área central, incluindo o formato das portas – uma das partes mais caras de se desenvolver. Ao menos a cabine deve ser modernizada e seguir linhas semelhantes às da Colorado norte-americana.
Capota marítima é item de série na S10 Midnight
autoesporte
Até lá, a S10 terá que se virar contra rivais modernizadas há menos tempo. E o pior de tudo é que a versão Midnight custa mais do que a concorrente direta, Nissan Frontier Attack (R$ 275.790). Se quiser, a Ford Ranger FX4 atual é tabelada em R$ 308.190, mas certamente será vendida com descontos generosos para abrir espaço para a nova geração. Parece que nem mesmo o visual escuro deve conseguir tirar a S10 Midnight das sombras das outras picapes médias.
Ficha técnica Chevrolet S10 Midnight
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.