Chevrolet promete lançar 10 novos carros híbridos e elétricos no Brasil

No ano do centenário, marca promete lançar em breve mais produtos focados em eletrificação no mercado local Há 100 anos a Chevrolet fincava raízes por aqui, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Desde então, a marca vendeu e produziu inúmeros produtos em nosso país – muitos sucessos e, claro, alguns fracassos. Agora, aposta em tecnologias distintas, em rota que também seguirá no resto do mundo. Por isso, anunciou nesta quinta-feira (23) que irá lançar dez novos carros híbridos e elétricos no Brasil nos próximos anos.
Chevrolet faz 100 anos no Brasil; relembre os carros mais icônicos da marca
A revelação foi feita durante evento em que a General Motors celebrou o centenário da Chevrolet no país. No mesmo evento, foi apresentado ao público aquele que deve ser um desses dez novos produtos eletrificados, o Chevrolet Spark EUV, que deve chegar ao Brasil ainda em 2025, derivado do projeto chinês Baojun Yep Plus.
A GM, vale frisar, afirmou que seus novos carros terão tecnologias variadas, que se aproveitarão, inclusive, da matriz energética brasileira. Ou seja, haverá produtos híbridos flex na lista. Importante lembrar que, até pouco tempo a GM apregoava uma transição direta dos veículos a combustão para os 100% elétricos – estratégia que mudou em janeiro passado.
Chevrolet Spark EUV Activ será um dos dez novos modelos eletrificados da Chevrolet no Brasil
Reprodução/GM Authority
Os novos carros híbridos e elétricos que a Chevrolet lançará no Brasil fazem parte do pacote de investimentos de R$ 7 bilhões anunciado pela companhia em setembro. Entre os dez novos produtos, certamente teremos modelos puramente elétricos, híbridos plug-in (estes, importados) e híbridos leves com propulsão flex de produção nacional.
A montadora não revelou quais são os lançamentos e tampouco explicou como será a sua tecnologia híbrida leve flex (MHEV) no Brasil. Autoesporte, porém, já adianta a nove dos dez dos híbridos e elétricos da Chevrolet que devem pintar em nosso mercado nos próximos anos, com base em apurações e em movimentos de mercado da companhia em outras regiões.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Initial plugin text
Os carros híbridos e elétricos da Chevrolet no Brasil
A Chevrolet revelou na noite de quinta-feira (23) um dos dez carros elétricos e híbridos que lançará no Brasil. Será o Spark EUV, flagrado em inúmeras oportunidades pelas ruas do país, e que marcou presença de surpresa no evento do centenário da marca.
O modelo toma como base o chinês Baojun Yep Plus e chega para ser o primeiro elétrico popular da Chevrolet em nosso mercado. Também terá como missão destronar o BYD Dolphin Mini, carro mais vendido do segmento em 2024, e que deve começar a ser produzido por aqui ainda este ano.
O modelo deverá ter motor elétrico de 102 cv de potência. As baterias de íons de lítio, por sua vez, têm capacidade de 41,9 kWh e sua autonomia no otimista ciclo chinês (WLTC) é de 400 km. A velocidade máxima é de 150 km/h. O Spark deverá ser lançado no segundo semestre de 2025.
Chevrolet Wuling Starlight S deve ser vendido em versões híbridas e elétricas
Divulgação
A Chevrolet também prepara a chegada do Starlight S, outro modelo de origem chinesa feito em parceria com a Wuling, que deverá ser vendido em configurações tanto elétricas e quanto híbridas plug-in. Ainda não sabemos qual será o nome do modelo em nosso mercado (o que sabemos é que não deve ser Starlight).. Com porte similar ao do GWM Haval H6, brigará tanto com este quanto com o BYD Song Plus.
Além disso, algumas figurinhas carimbadas deverão ter opções com sistema híbrido leve flex de 48V (explicaremos mais sobre a tecnologia abaixo) nos próximos anos. Onix, Onix Plus, Tracker e Montana têm chances de, em breve, ostentar a nova motorização. Vale lembrar que todos são produtos fabricados no Brasil sobre a plataforma GEM, com motores turbo da família CSS Prime.
Futuro SUV do Onix deve oferecer motorização híbrida leve flex
Kleber Silva @kdesignag
Sobre essa mesma arquitetura com essas mesmas motorizações virão duas novidades da Chevrolet com produção nacional entre 2026 e 2028, ambas com boas chances de ter opções MHEV flex. A primeira, prevista para 2026, é um novo SUV de entrada, apelidada de “SUV do Onix”, e que virá para concorrer com Volkswagen Nivus, Renault Kardian e Fiat Pulse.
Outro que deve receber a tecnologia é um SUV médio que chegará em 2028 e será feito sobre a mesma plataforma do Tracker.
Chevrolet Silverado EV pode chegar em breve ao país
Divulgação
Para completar, a marca também deverá lançar em breve por aqui a Silverado EV. Nos Estados Unidos, a variante elétrica da picape é vendida na versão RST, que tem conjunto que rende 673 cv e 107,8 kgfm de torque. A autonomia passa dos 700 km. A caminhonete, vale frisar, já vinha sendo alvo de estudos da Chevrolet para o nosso mercado. Fabio Rua, vice-presidente da companhia no país, fez tal afirmação em entrevista ao podcast CBN Autoesporte em agosto passado.
As tecnologias híbridas da Chevrolet no Brasil
Os lançamentos da Chevrolet com sistema híbrido leve (MHEV) serão impulsionados por um pequeno gerador elétrico com tensão de 48V. Este substitui o alternador e é responsável por algumas das funções auxiliares ao motor a combustão. Essa é a mesma tecnologia do Monza comercializado na China.
Initial plugin text
No Brasil, a Chevrolet utilizizará como base de seu novo sistema híbrido leve os motores 1.0 turbo flex de até 121 cv e 1.2 turbo flex de 141 cv, ambos três-cilindros e 12V, já produzidos por aqui na fábrica de motores da GM em Joinville (SC), e que equipam Onix, Tracker e Montana.
Ainda há a tecnologia híbrida plug-in. Neste caso, modelos dotados do sistema terão gerador mais robusto, com maior alcance em modo puramente elétrico. O propulsor será capaz de tracionar as rodas. O Equinox vendido na China vem com tecnologia PHEV. Seu motor é o 1.5 turbo a gasolina de 180 cv. As baterias de íons de lítio podem ter capacidade de 16,5 kWh ou 24,4 kWh.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



