Chevrolet Onix terá produção paralisada por 3 meses

Fábrica de Gravataí deixará de produzir 15 mil carros a partir de abril; fabricante celebra centenário em 2025 A Chevrolet vai suspender a produção de veículos na fábrica de Gravataí (RS) por três meses. O local atualmente é responsável pela produção de Onix e Onix Plus, dois dos modelos mais vendidos da marca no Brasil. A informação foi confirmada por Autoesporte pelo presidente do sindicato dos metalúrgicos da cidade, Valcir Ascari.
Segundo o sindicato, os trabalhadores da unidade serão colocados em layoff a partir de 22 de abril, com previsão de retorno 90 dias depois. No período, deixarão de ser produzidos cerca de 15 mil veículos.
Procurada por Autoesporte, a General Motors, dona da Chevrolet, ainda não respondeu.
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Essa é a segunda paralisação anunciada para a fábrica de Gravataí (RS) em 2025. Há menos de duas semanas, a fabricante divulgou que as linhas de produção seriam paralisadas entre 17 de fevereiro e 17 de março, com regimes de folgas e férias coletivas. Na ocasião, a companhia, que celebra 100 anos da sua chegada ao Brasil este ano, comenta que “as paradas são necessárias para a atualização e modernização de processos em algumas áreas da produção”.
Sindicato tenta negociar
Ainda que o layoff já tenha sido confirmado pela Chevrolet para o sindicato, a entidade afirma que vai tentar reduzir o período de inatividade dos trabalhadores de 3 meses para 2 meses e oito dias. Fora isso, tentam ainda manter benefícios como o vale-alimentação para os trabalhadores afastados.
Pátios cheios
O sindicato não informou qual a razão para que a fábrica de Gravataí tenha novas paralisações. No entanto, Autoesporte apurou que há duas razões principais. A primeira delas é que os pátios seguem cheios.
Essa informação já havia sido recebida no fim de janeiro, quando a GM anunciou a primeira paralisação. De lá pra cá, os estoques não baixaram muito das 20 mil unidades que lá estavam nos meses de outubro e novembro.
Bom frisar que hatch e sedã da Chevrolet não tiveram o desempenho empolgante de outrora nas vendas. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Onix teve 97.503 unidades licenciadas em 2024. No ano retrasado foram 102.043 emplacamentos, ou 4,5% menos na comparação entre os períodos.
Por outro lado, 59.960 Onix Plus foram emplacados em 2024, contra 74.887 em 2023. No caso da variante sedã, portanto, temos uma queda acentuada de cerca de 20% nos licenciamentos.
Novo Onix vem aí
Projeção da reestilização do Chevrolet Onix
Projeção Kleber Silva/KDesignAG
A segunda razão tem a ver com a preparação da fábrica para produzir a reestilização do Onix, cujo lançamento está previsto para os próximos meses.
Dos R$ 7 bilhões que serão investidos pela General Motors no Brasil até 2028, R$ 1,2 bi tem como destino a unidade de Gravataí (RS). Além de Onix e Onix Plus reestilizados, a fábrica será a grande responsável pela produção do novo SUV de entrada da Chevrolet.
Com o novo modelo, fontes têm a esperança de que as atividades se normalizem em Gravataí. Comentam, até, com certo otimismo, sobre a volta do terceiro turno – suspenso pela fabricante ainda à época da pandemia.
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