Chevrolet Onix e Tracker 2026 perdem potência para baixar preço; entenda
A Chevrolet acaba de lançar a linha 2026 de seus principais carros no Brasil: Onix, Onix Plus e Tracker. Os três modelos receberam um upgrade no visual e uma lista de equipamentos atualizada. Mas, em contrapartida, perderam potência. O motivo? Entrar nos parâmetros do Programa ‘Carro Sustentável’, que prevê a alíquota zero de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Como consequência, permite baratear os valores de tabela.
O benefício, vale lembrar, é válido para veículos enquadrados em critérios ambientais, técnicos e produtivos pré-estabelecidos. Entre os principais requisitos estão a baixa emissão de poluentes, produção nacional, reciclabilidade, desempenho estrutural e limitação de peso. Clique aqui para conferir todas as regras.
Chevrolet Onix 2026 recebe nova dianteira e faróis de LED
André Schaun/Autoesporte
Uma das exigências para que o IPI seja zerado é que o carro flex tenha potência igual ou inferior a 115 cv. E foi exatamente o que aconteceu nos respectivos modelos da Chevrolet. Isso porque o motor 1.0 turbo flex de três cilindros e injeção direta perdeu 1 cv com gasolina e 6 cv com etanol (ou 5,5 cv no caso do Tracker, que ficou com 115,5 cv). Afinal, no início deste ano, o propulsor tinha passado de 116 cv para 121 cv por conta das novas regras de emissões de poluentes.
Os dados de torque, entretanto, não mudam. Na linha Onix, os números ficam em 16,3 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol. O câmbio, neste caso, pode ser manual ou automático de seis marchas. Já no Tracker, sempre aliado ao câmbio automático, os dados são 18,3 kgfm e 18,9 kgfm, respectivamente.
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Chevrolet Onix e Tracker terão redução nos preços?
Procurada por Autoesporte, a Chevrolet já confirmou que irá aderir ao programa e que os descontos serão aplicados em breve no renovado Onix. “Com lançamento previsto para agosto, o Chevrolet Onix 2026 já trará esse repasse. Enquanto isso, a linha 2025 continua disponível com o desconto de IPI vigente”, disse. Portanto, os preços com o abatimento devem ser divulgados já no próximo mês.
Na traseira, mudanças do Chevrolet Tracker 2026 são mais sutis, com novo arranjo nas lanternas
Divulgação/Chevrolet
Em seguida, devem abrir as inscrições de carros em uma categoria superior na iniciativa ‘Carro Sustentável’. Justamente por isso, a marca adiantou que está “se antecipando”, já que o Tracker 1.0 turbo flex atualizado está dentro das regras exigidas pelo programa.
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Consumo de Onix e Tracker 2026
Todas as informações técnicas do Onix ainda não foram reveladas, o que deve acontecer em breve, já que o modelo chegará às lojas da marca em agosto. Entretanto, quanto ao consumo, ao menos de acordo com nossas checagens iniciais, nada muda.
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O Chevrolet Onix hatch 1.0 turbo com câmbio manual faz 9,3 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são de 13,5 km/l em ciclo urbano e 16,7 km/l no rodoviário. Com câmbio automático, são 8,2 km/l na cidade com etanol e 10,5 km/l na estrada. Abastecido com gasolina, as médias são de 12 km/l e de 14,8 km/l.
Chevrolet Onix 2026 terá todos os dados técnicos divulgados em breve; chegada às lojas está prevista para agosto
André Schaun/Autoesporte
No caso do Tracker, de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o consumo com o motor 1.0 turbo flex passa a ser de 8,1 km/l na cidade (era 8 km/l) e de 9,9 km/l na estrada (era 9,8 km/l) com etanol.
Com gasolina no tanque, os números sobem para 11,5 km/l (era 11,6 km/l) e 13,8 km/l (era 13,7 km/l), respectivamente. Ou seja, o Tracker está um pouco mais econômico.
Chevrolet Tracker mantém versão mais potente
Apesar da atualização no motor 1.0, o SUV compacto da Chevrolet permanece com o já conhecido motor 1.2 turbo flex de três cilindros e injeção direta nas versões mais caras. Este rende até 141 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. O câmbio também é automático de seis marchas. Desta forma, o 0 a 100 km/h também foi mantido em 9,7 segundos.
Chevrolet Tracker 2026 mantém opção com motor 1.2
Divulgação/Chevrolet
O que muda é o consumo. Com o propulsor mais potente, o Tracker agora gasta mais combustível: faz 7,6 km/l em ciclo urbano (fazia 7,7 km/l) e 9,7 km/l em rodoviário (fazia 10 km/l) com etanol. Ou então de 11 km/l (era de 11,2 km/l) e 13,7 km/l (era de 14,1 km/l) com gasolina nas mesmas condições.
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