Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Chevrolet faz 100 anos no Brasil; relembre os carros mais icônicos da marca

21/01/2025
Chevrolet faz 100 anos no Brasil; relembre os carros mais icônicos da marca

Modelos históricos conquistaram gerações no centenário da Chevrolet no país No próximo dia 26 de janeiro, completam-se 100 anos da chegada da General Motors ao Brasil. A operação começou em um modesto galpão na região do Ipiranga, em São Paulo (SP), para a montagem de caminhonetes e furgões. Hoje, compreende cinco fábricas e emprega milhares de funcionários.
Poucas fabricantes podem se orgulhar de um legado tão memorável. Partindo disso, Autoesporte volta no tempo e relembra alguns dos carros mais marcantes da história da General Motors em seu centenário no país. Confira:
Chevrolet 3100 (1947 – 1964)
Chevrolet 3100 brasileira está em exibição no museu da GM nos Estados Unidos
Divulgação
Em suas primeiras décadas, a General Motors importava kits pré-montados de caminhonetes e furgões dos Estados Unidos para finalizá-los no Ipiranga — um arranjo chamado CKD. A picape de médio porte 3100 é uma das mais importantes da época, sendo amplamente responsável pela popularização da GM no país. A partir de 1958, passou a ser fabricada localmente.
Em 2005, a Chevrolet celebrou 80 anos de Brasil com uma expedição. O exemplar de 1960 da longeva picape saiu de Manaus (AM) e foi até Sterling Heights (EUA) em uma viagem de 16 mil km. Hoje está exposta no museu da GM, em Detroit.
Chevrolet C10 (1964 – 1984)
Chevrolet C10 é lembrada como uma das picapes mais bonitas de sua época
Reprodução/The Garage
A sucessora da 3100 foi a igualmente charmosa C10. Nessa época, a operação da GM no Brasil ainda era restrita a veículos comerciais, o que corroborou para o sucesso do modelo nas duas décadas em que foi produzido. Também deu origem a um dos primeiros SUVs da história da GM no Brasil, o Veraneio, que pode ser interpretado como o avô do atual Trailblazer. Até versões 4×4 foram lançadas.
Chevrolet Opala (1968 – 1992)
No dia 19 de novembro de 1968, as primeiras unidades do Chevrolet Opala desfilaram pela fábrica de São Caetano do Sul (SP). O modelo marcou o início de uma era para a General Motors: a dos automóveis de passeio.
O Opala marcou grandes avanços para a indústria nacional. Ele nasceu como sedã familiar, se transformou num cupê esportivo, ganhou uma nova carroceria de perua e morreu como o carro do patrão. No vídeo acima, Autoesporte trouxe duas roupagens diferentes do ícone: SS de 1978 e Diplomata de 1992. Assim é fácil de entender de onde o Opala veio e até onde chegou.
Initial plugin text
Chevrolet Chevette (1973 – 1994)
Chevette 1.6 foi testado pela Autoesporte em1982
Saulo Mazzoni/Autoesporte/Acervo MIAU
O Opala era um carro aclamado, mas inacessível para o brasileiro das classes menos abonadas nos anos 70. A solução da GM foi desenvolver um veículo mais simples e barato para o grande público. Daí nasceu o Chevrolet Chevette, produzido por quase duas décadas.
Neste período, a GM emplacou 1,6 milhão de unidades do Chevette, que se tornou um dos carros mais vendidos do Brasil. Inclusive, se você gosta do modelo, clique aqui para conferir cinco curiosidades sobre ele.
Chevrolet Monza (1982 – 1996)
O Monza moldou o gosto de muitos brasileiros. Se os sedãs médios eram os carros mais desejados nos anos 2000, tudo começou em 1982, com o lançamento deste modelo icônico. O sucesso foi praticamente instantâneo.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Ainda em seu primeiro ano nas lojas, foi eleito o Carro do Ano pela Autoesporte. Depois, venceu em 1986 e 1987, tornando-se um dos poucos tricampeões do prêmio. Se você é um dos milhares de aficionados pelo Monza espalhados pelo país, vai gostar deste conteúdo especial que Autoesporte preparou sobre sua história.
Chevrolet D20 (1985 – 1996)
Chevrolet D20 foi a última picape da General Motors antes da chegada da S10
Reprodução
A General Motors era, de fato, a marca das picapes. A linha D20 sucedeu os modelos 3100 e C10 com uma receita semelhante: o objetivo era entregar robustez e confiabilidade com boa relação custo-benefício. E, assim como a antiga C10, também deu origem a SUVs: o Bonanza (a versão de duas portas) e a segunda geração do Veraneio (quatro portas).
Comparativo clássico: Chevrolet D-20 x Ford F-1000
Chevrolet Corsa (1994 – 2012)
Chevrolet Corsa foi um dos veículos mais importantes de três décadas atrás
Ricardo Novelli/Autoesporte/Acervo MIAU
Os anos 90 foram fundamentais para a evolução dos hatches compactos, que ainda eram modernizações de modelos lançados nas duas décadas anteriores. Para a Chevrolet, isso representou o fim do Chevette e o início da produção do Corsa, de origem Opel. Sai de cena o estilo “quadradão” para dar lugar ao visual “bolinha” que fez tanto sucesso na época.
Teste de 1994: Uno CS e Corsa GL duelaram em categoria acima dos populares
O Corsa teve duas gerações no Brasil, entre 1994 e 2002, e depois de 2002 até 2012. Saiu de linha para dar lugar ao Onix, um projeto mais avançado que colocaria a Chevrolet na liderança do mercado.
Chevrolet S10 (1995 – atualmente)
Eis que chegamos à picape mais longeva da história da Chevrolet. A S10 está em sua terceira geração, tendo completado trinta anos de história no Brasil neste ano. Seus números são expressivos: em 2020, a General Motors comemorou a produção de 1 milhão de unidades, sendo que 750 mil foram vendidas por aqui e outras 250 mil foram exportadas.
Como é normal na categoria — e isso se tornou uma especialidade da Chevrolet — a S10 também originou um SUV: o saudoso Blazer.
Chevrolet Celta (2000 – 2015)
Chevrolet Celta se tornou queridinho dos brasileiros na década de 2000
Divulgação
Para elevar a margem no segmento de entrada e ter um produto mais simples que Corsa, a Chevrolet lançou o Celta como um projeto 100% nacional em 2000. Aqui a receita era baseada na simplicidade e na economia de combustível para atingir as camadas mais populares da sociedade.
O Celta durou até 2015, emplacando 1,5 milhão de unidades em quinze anos. Desde então, a General Motors abandonou o segmento dos carros de entrada, que só teria um novo expoente com a chegada do Onix Joy anos depois.
Chevrolet Onix (desde 2012)
Falando nele, o Chevrolet Onix é o último carro em nossa lista de veículos memoráveis. A ideia de desenvolver veículos localmente — ao invés de trazer modelos de outros países — deu certo, e a General Motors optou por repetir a dose em 2012, quando o hatch chegou às lojas.
O Onix passou por um facelift em 2016, e depois chegou à sua segunda geração em 2019. Ele não mudou desde então, mas uma reestilização radical está prevista para a metade deste ano. Mesmo sendo um hatch relativamente recente, já se tornou um veículo histórico.
Estes são alguns dos carros mais importantes do centenário da GM no Brasil. Vários ficaram de fora, como Kadett, Vectra, Astra e Omega. Fica aqui o registro singelo em uma menção honrosa — e feliz aniversário, General Motors!
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Renault e Geely criam motor revolucionário que faz elétrico virar híbrido
04/12/2025

Renault e Geely criam motor revolucionário que faz elétrico virar híbrido


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.