Chevrolet Equinox RS: 5 razões para comprar e 5 motivos para pensar bem


Há pelo menos uma dezena de SUVs médios à venda no Brasil. Os candidatos podem ser divididos por propulsão, potência e, claro, faixa de preços, que vai de R$ 150 mil a mais de R$ 300 mil. Neste grande bolo está o Chevrolet Equinox, que desde o final de 2024, é vendido por aqui na quarta geração.
São duas versões: Activ e RS. Elas compartilham não apenas o preço, de R$ 285.490, como também o conjunto mecânico e o pacote de equipamentos. As diferenças estão no estilo. A primeira tem pegada aventureira, já a segunda, avaliada por nós, segue um estilo mais esportivo.
Confira a seguir 5 razões para comprar e 5 motivos para pensar bem antes de colocar o Chevrolet Equinox RS na garagem:
5 razões para comprar o Chevrolet Equinox RS
1. Conectividade
Mapa no quadro de instrumentos é diferencial do Chevrolet Equinox RS 2026
André Paixão/Autoesporte
O Equinox RS combina duas telas de 11 polegadas usadas como quadro de instrumentos e kit multimídia. O sistema da central é o conhecido MyLink, mas com o diferencial do Google Built-in, que conecta a conta Google do usuário ao veículo, permitindo trazer não apenas aplicativos do assistente pessoal da gigante da tecnologia, como também projetar o Maps diretamente no cluster — o que facilita a navegação e permite uma experiência mais segura.
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Outra comodidade é o assistente OnStar, que tem desde funções de rastreamento do veículo, aviso a autoridades em caso de roubo ou acidente, até destravamento à distância. Foi o que aconteceu quando este que vos escreve ficou trancado em casa com a chave do imóvel dentro do carro. Bastou acionar o aplicativo, abrir o carro e pegar a chave para resolver a situação.
2. Acabamento
Costura vermelha marca presença no volante, painel e bancos
André Paixão/Autoesporte
Nos Estados Unidos, principal mercado do Equinox, o SUV é um dos mais baratos da gama Chevrolet. Logo, não tem o mesmo capricho de modelos chineses vendidos no Brasil, por exemplo. Há plástico duro, mas, de forma geral, o acabamento é bom. Há mescla de materiais, combinando superfícies macias ao toque, detalhes em preto brilhante e uma imitação de fibra de carbono que confere um toque de esportividade ao painel e às portas.
Para completar, a cor vermelha, que remete à esportividade, está presente não apenas nas costuras de volante, bancos e painel. Há também plástico desta tonalidade no painel e nas saídas de ventilação.
3. Pacote de equipamentos “completão”
Teto solar panorâmico do Chevrolet Equinox RS 2026
André Paixão/Autoesporte
A Chevrolet não economizou na lista de equipamentos do Equinox RS 2026. Há teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos com aquecimento e ventilação, pacote ADAS com ACC, assistente de permanência em faixa e frenagem de emergência automática, sensor de chuva, porta-malas com abertura elétrica, partida por botão e acesso por chave presencial.
4. Espaço
Assoalho plano libera espaço para o quinto ocupante no Chevrolet Equinox
André Paixão/Autoesporte
Com generosos 2,73 m de entre-eixos, o Chevrolet Equinox 2026 garante conforto para os passageiros do banco traseiro, que têm bastante espaço para as pernas. O assoalho traseiro plano é outro ponto positivo, facilitando a vida de quem viaja no assento do meio, que não precisa disputar espaço com o túnel central.
O porta-malas de 479 litros pode não ser o maior da categoria, mas também ter assoalho no mesmo nível do bocal ajuda bastante na hora de carregar ou descarregar bagagens mais pesadas.
Porta-malas de 479 litros do Chevrolet Equinox
André Paixão/Autoesporte
5. Conforto
Aquecimento e saída de ventilação no banco traseiro do Chevrolet Equinox
André Paixão/Autoesporte
Se dissemos que o espaço é bom, quem viaja no banco de trás desfruta não só de saídas de ventilação, comuns até em modelos compactos, mas também de bancos aquecidos, algo raro até mesmo em SUVs de luxo.
Para o motorista, a posição de dirigir elevada ajuda na visibilidade. Já a suspensão, totalmente voltada para o conforto, agrada em viagens longas. Por último, mas não menos importante, o isolamento acústico é exemplar.
5 razões para pensar bem antes de comprar o Chevrolet Equinox RS
1. Rivais diretos são eletrificados
Uma forma indireta de dizer que o Equinox RS 2026 é caro é citar que há uma série de rivais mais competitivos. A começar pelo mais próximo, o Ford Bronco Sport. O concorrente é muito mais potente (253 cv, contra 177 cv), tem maior aptidão off-road e o mesmo nível de equipamentos, mas custa R$ 260 mil — cerca de 10% menos.
Levando a comparação para outros SUVs de porte similar, é possível comprar qualquer híbrido plug-in chinês gastando muito menos que os R$ 285 mil que a Chevrolet pede pelo Equinox RS. GWM Haval H6 PHEV19, BYD Song Plus e Jaecoo 7 estão na casa dos R$ 250 mil, por exemplo. Todos são mais potentes que o modelo norte-americano, além de terem autonomia em modo elétrico.
2. Não anda como esportivo…
Motor Ecotec do Chevrolet Equinox entrega 177 cv
André Paixão/Autoesporte
Apesar do emblema RS e da roupagem com apelo esportivo, o desempenho do Equinox 2026 não condiz com a promessa. O SUV é equipado com motor 1.5 turbo de 177 cavalos de potência e 28 kgfm de torque, câmbio automático de 8 marchas e tração integral sob demanda. Embora esses números sejam adequados para o uso diário, o desempenho não impressiona, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos.
Todos os rivais citados no item acima, por exemplo, são mais rápidos e fazem a mesma prova em, no máximo, 8 segundos (Ford Bronco Sport). O H6 PHEV19, por exemplo, é 2 segundos mais veloz.
3. … Mas bebe como esportivo
Se não anda como esportivo, seria esperado que o consumo fosse baixo, certo? Errado. Apesar do motor 1.5 turbo, os números não são animadores, especialmente quando comparados aos rivais eletrificados. No Inmetro, o SUV de quase 1.700 kg registrou 9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada. Como comparação, o Bronco Sport, bem mais potente, empata no ciclo rodoviário e perde por pouco no urbano (8,4 km/l).
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A disparidade fica clara, porém, quando colocamos o Equinox diante de rivais híbridos plug-in. Mesmo no ciclo que usa apenas o uso do motor a combustão, a diferença é absurda. O GWM Haval H6 PHEV19, por exemplo, faz 13,6 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada. O Jaecoo 7 vai ainda melhor, com 15,1 km/l e 13,5 km/l nos mesmos ciclos.
4. Complexidade do painel
Apesar de toda a tecnologia embarcada, o painel de instrumentos do Equinox tem configuração complexa. A interface, embora moderna, dispõe de uma navegação que não é das mais intuitivas.
Alguns dos comandos do quadro de instrumentos estão na central multimídia do Equinox
André Paixão/Autoesporte
Para mudar entre os diferentes menus, como consumo, informações do veículo e as telas do sistema de som e conectividade, é necessário apertar um botão no volante diversas vezes, o que pode ser uma distração e demandar tempo.
Por fim, ter que recorrer a central multimídia para escolher quais informações serão colocadas no cluster também não parece das tarefas mais simples.
5. Auxílios eletrônicos “ansiosos”
Os assistentes eletrônicos de condução (ADAS) do Equinox RS 2026 são completos, e isso é ótimo. Porém, a calibração da frenagem automática de emergência parece não considerar a realidade brasileira de vagas apertadas, motos no corredor e faixas estreitas.
Chevrolet Equinox RS 2026
André Paixão/Autoesporte
Muitas vezes, o auxílio é acionado de forma precoce, freando o carro de maneira abrupta em situações que não seriam de perigo iminente. O sistema pode se mostrar excessivamente sensível em trânsito pesado, causando sustos desnecessários.
A grande crítica a esse sistema é a impossibilidade de ajustar a sensibilidade da frenagem de emergência. Em outros veículos, é possível escolher entre diferentes níveis de sensibilidade (cedo, normal ou tardio) para que o sistema se adapte ao estilo de condução do motorista.
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