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Chevrolet Bolt EUV merecia mais do que 200 unidades antes de sair de linha; teste

25/06/2023

SUV acaba de ser lançado por R$ 279.990, mas deixará de ser vendido no final do ano; espaço interno, autonomia e lista de equipamentos agradam Pergunte a um advogado sobre as linhas pequenas de qualquer contrato e a orientação vai ser: leia cada palavra de um documento antes de assinar. Pois bem. Se o Chevrolet Bolt EUV tivesse letras miúdas em seus anúncios, elas diriam que o SUV elétrico que acaba de chegar ao Brasil por R$ 279.990 terá vida curtíssima por aqui — quando as 200 unidades importadas dos Estados Unidos acabarem, ele estará oficialmente fora de linha.
Mas não há má fé ou tentativa de enganar o consumidor. A passagem relâmpago pode ser explicada pela estratégia da Chevrolet de encerrar a produção na fábrica de Orion no final de 2023 com o objetivo de abrir espaço para o lançamento da versão elétrica da picape Silverado, que inclusive deve dar as caras no Brasil nos próximos anos.
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O Bolt EUV até poderia ter uma trajetória mais longa e bem sucedida se não fosse o recall provocado por incêndios em baterias defeituosas e a produção paralisada por mais tempo do que o imaginado nos Estados Unidos. Sem essas questões, o modelo teria chegado antes ao Brasil. O lançamento tardio veio acompanhado de uma distorção de preços, como você já deve ter percebido. A versão hatch do Bolt é 16 cm mais curta e tem entre-eixos 7,6 cm menor, mas custa R$ 50 mil a mais, sendo oferecida por R$ 329 mil. Difícil convencer alguém a comprar o modelo por esse preço.
Motor e autonomia
Motor elétrico é o mesmo no hatch e no SUV; são 203 cv
André Paixão/Autoesporte
A diferença de preços fica ainda mais difícil de entender porque os dois integrantes da família Bolt compartilham o motor elétrico dianteiro de 203 cv e 36,7 kgfm de torque e as baterias de 66 kWh. No caso do SUV, a autonomia segundo o Inmetro é de 377 km, 13 km menor do que o alcance do hatch, mas ainda assim, entre as 10 maiores do país, considerando apenas veículos movidos a eletricidade.
Na hora da recarga, o bocal é do Tipo 2 e fica posicionado no paralama dianteiro esquerdo. A Chevrolet afirma que o Bolt pode receber 50% da carga em 40 minutos quando plugado em uma fonte de carga rápida DC. Em um Wallbox caseiro, a cada hora, o alcance aumenta 40 km.
Bocal de abastecimento do Bolt EUV fica na dianteira
André Paixão/Autoesporte
O melhor de tudo é que na prática o alcance é quase sempre maior. Isso porque o Bolt tem um dos melhores sistemas de recuperação de energia do mercado. O motorista pode escolher entre o modo one pedal ou operar manualmente uma aleta do lado direito do volante. Prefiro a segunda opção, já que o condutor acaba tendo mais liberdade para gerenciar a regeneração. De cara, pode parecer estranho desacelerar o carro usando uma tecla onde normalmente fica a redução de marchas. Mas a operação é simples e intuitiva.
Como anda?
O Bolt EUV traz ainda outra característica inerente aos carros elétricos – essa alardeada em letras garrafais, e não muídas. É o torque instantâneo. Os 36,7 kgfm perdem por pouco para o que oferecem as duas motorizações da Ram Rampage – entre 38 kgfm e 41 kgfm. Mas estamos falando de um SUV relativamente compacto – são 4,30 metros de comprimento, só 3 cm mais que um Tracker.
Chevrolet Bolt EUV tem comportamento dócil
Divulgação
Ainda que os 1.685 kg não façam do Bolt um carro leve, sobra desempenho. Segundo números de fábrica, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. No cotidiano, você vai acabar fazendo ultrapassagens sem grandes problemas nas estradas e, no uso urbano, ganhando de quase todos os motociclistas nas saídas dos semáforos. Mas é bom dosar o acelerador para não destracionar – lembrando que potência e torque são entregues nas rodas traseiras.
Desenho das rodas é o mesmo nas duas versões; no EUV, elas são de 17 polegadas
André Paixão/Autoesporte
De forma geral, o comportamento do Bolt EUV é bem semelhante ao da versão hatch. O volante de aro grande tem assistência na medida certa e a suspensão filtra bem as irregularidades do solo. Mas o curso dos amortecedores é um pouco curto – uma característica dos carros da Chevrolet.
Design
Conjunto ótico do Bolt EUV é totalmente separado
André Paixão/Autoesporte
Bolt hatch e EUV guardam diferenças grandes o bastante para que um não seja confundido com o outro nas ruas. Além de obviamente terem tamanhos distintos, trazem elementos visuais próprios. O SUV por exemplo tem vincos inferiores das portas mais pronunciados. O oposto acontece no recorte superior, já próximo às janelas. A área envidraçada é igualmente generosa, mas o formato dos vidros segue um estilo mais convencional.
Na frente, o conjunto ótico em duas peças é dividido de forma mais perceptível no SUV. A grade fechada tem o mesmo formato hexagonal, mas é maior no EUV. Por fim, a traseira do modelo recém-lançado tem traços menos arredondados. As lanternas horizontais ainda contam com lentes exclusivas.
Equipamentos
Chevrolet Bolt EUV tem acabamento correto e grande tela multimídia
André Paixão/Autoesporte
Já na cabine, o acabamento é bom, mas não chega a surpreender. Nesse aspecto, o rival Peugeot e-2008, que custa R$ 259.990 se sai melhor. Mas o Bolt EUV tem ergonomia de primeira. O painel é voltado ao motorista, incluindo a grande tela de 10,2 polegadas da central multimídia que traz conexões Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabos.
Chevrolet Bolt EUV tem quadro de instrumentos digital
André Paixão/Autoesporte
A lista de itens de série tem tamanho semelhante ao dos textos de condições de financiamento que costumam aparecer nos rodapés dos anúncios. Prepare o fôlego.
Há quadro de instrumentos digital, carregador de celular por indução, bancos de couro com ventilação para os ocupantes da frente e ajustes elétricos para o motorista, ar-condicionado digital, faróis de LED com acendimento automático, airbags laterais, de cortina e joelho (inclusive para o passageiro), frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa com correção no volante, controlador de velocidade adaptativo, acesso por chave presencial, partida por botão e teto solar.
Entradas USB do console central ficam em posição de difícil acesso
André Paixão/Autoesporte
Faltam saídas de ventilação e portas USB para os ocupantes do banco traseiro. E as entradas do console central na frente ficam em posição de difícil acesso.
Mas o espaço é abundante graças aos 2,68 m de entre-eixos. O assoalho plano ajuda no embarque e desembarque e facilita a vida do quinto ocupante. Uma curiosidade é que todos os ocupantes ficam posicionados em posição elevada por conta do pacote de baterias posicionado logo abaixo do piso.
Assoalho plano e entre-eixos generoso garantem o bom espaço interno
André Paixão/Autoesporte

Vale a pena?
E aqui começamos a explicar a razão para a morte precoce do Bolt EUV (e também do hatch). Ainda que eles sejam ótimos carros elétricos para o presente, com boa autonomia, dirigibilidade correta e amplo espaço interno, ficarão obsoletos rapidamente com a chegada da próxima geração de carros elétricos da Chevrolet, que vai usar a novíssima plataforma Ultium, que reúne baterias menores e mais eficientes, que permitem recargas mais rápidas e maior alcance.
Quando isso acontecer, o Bolt EUV deixará de ocupar o espaço dos veículos em linha para ser um punhado de letras pequenas na transformação elétrica que a Chevrolet pretende fazer em todo o mundo.
Chevrolet Bolt EUV
André Paixão/Autoesporte
Chevrolet Bolt EUV
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Fonte: Read More 

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