Chery QQ: antigo carro mais barato do Brasil agora é elétrico

Hatch chinês tem visual inspirado no Tiggo 7, traz até teto solar panorâmico e deve custar em torno de R$ 60 mil na China Você se lembra do Chery QQ, o carrinho chinês que tinha o menor preço entre todos os modelos de sua época? O hatch saiu de linha no Brasil em 2019, mas ainda existe em seu país natal, onde acaba de receber uma nova versão elétrica.
O modelo ainda não chegou às lojas, mas seu visual, pacote de equipamentos e algumas características técnicas foram revelados pelo órgão do governo chinês que faz os registros de patentes. A configuração, chamada de QQ Duomi, será lançada oficialmente durante o Salão de Xangai em abril.
Traseira do Chery QQ lembra o design do Tiggo 7
Reprodução/MIIT
Começando pelo design, o QQ Duomi é uma releitura de outro hatch elétrico chinês: o Kaiyi Shiyue. Este, porém, estava disponível apenas em versão com três portas, enquanto o QQ Duomi chega para ser a vertente de cinco portas.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
É interessante notar como o novo hatch elétrico incorpora características da linha Tiggo. Isso fica mais evidente na traseira, onde as lanternas interligadas claramente foram inspiradas nos SUVs da Chery. Estreito e alto, o modelo também tem semelhanças com os kei cars japoneses. Suas rodas calçam pneus nas medidas 165/65 R15.
Initial plugin text
As patentes comprovam que o QQ Duomi tem 3,72 metros de comprimento, 1,70 m de largura, 1,59 m de altura e 2,52 m de distância entre-eixos. É um pouco maior que o Renault Kwid, que tem 3,68 m de extensão. Já a capacidade do porta-malas não foi divulgada.
Patentes também revelam o estilo das rodas e até o teto solar panorâmico
Reprodução/MIIT
O único detalhe técnico divulgado é que o QQ Duomi tem um motor elétrico dianteiro de 53 cv. Não há informações sobre capacidade da bateria, do que é feita ou sua autonomia. Números de desempenho tampouco foram revelados. Considerando que o novo hatch é a versão de cinco portas do Kaiyi Shiyue, a imprensa chinesa estima que custará mais de 75 mil yuans (R$ 57 mil em conversão direta).
QQ virou família de carros elétricos
Chery QQ Ice Cream é outra variação do hatch elétrico
Reprodução/MIIT
Importante lembrar que o Chery QQ foi um dos responsáveis pela popularização da marca fora da China, mantendo sempre o apelo de baixo custo. Distante do mercado brasileiro há seis anos, ainda é um veículo importante em seu país natal — tanto que deixou de ser um carro para se tornar uma submarca. Novos detalhes sobre a versão elétrica serão revelados entre os dias 23 de abril e 2 de maio, no Salão de Xangai.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



