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Chegou a hora de ter um carro elétrico? BYD Dolphin mostra que sim

14/07/2023

Investimento extra passa a valer a pena depois de dois anos na comparação com um Jeep Renegade ou três anos quando o rival é o Honda City RESUMO DA NOTÍCIA
BYD Dolphin é o primeiro hatch compacto elétrico com preço próximo dos rivais diretos
Com custos de recarga mais baixos, pode compensar investimento extra em dois ou três anos
Comparação é com o Honda City e o Jeep Renegade
Carros elétricos nunca custaram tão pouco no Brasil. Partindo de R$ 139.900 estão longe de serem baratos, mas o aumento nos preços dos modelos a combustão e a chegada de novos competidores fizeram com que as contas começassem a ficar mais favoráveis para os modelos a bateria.
É o que mostra o mais recente levantamento da Autoesporte, comparando o recém-chegado BYD Dolphin com Honda City e Jeep Renegade — um hatch compacto de porte semelhante e um dos SUVs mais vendidos do Brasil.
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Considerando preço de compra e custos com manutenções, combustível e IPVA, recuperar o dinheiro extra investido na compra de um Dolphin pode levar dois anos. Após esse período, o comprador passa a economizar dinheiro.
Em março de 2022, Autoesporte fez o mesmo levantamento e comparou modelos elétricos e a combustão de diferentes categorias. Na ocasião, o melhor cenário mostrou que em seis anos o motorista recuperaria do dinheiro investido na compra de um elétrico.
Vantagens do carro elétrico
Pontos de recarga grátis ainda são maioria no Brasil
Rodrigo Ribeiro/Autoesporte
Antes de apresentarmos as contas, uma explicação para custos de propriedade e manutenção bem mais baixos em modelos elétricos. Não há óleo para ser trocado ou velas, bobinas, bicos injetores e centenas de outras peças móveis que se desgastam e quebram com o tempo. Com isso, revisões tendem a ser mais baratas.
Na hora de abastecer, ter um carro elétrico pode ser ainda mais vantajoso se o dono souber aproveitar a estrutura (ainda escassa, mas gratuita) dos pontos de recarga no Brasil. Considerando uma metrópole como São Paulo, é possível usar as estações instaladas em supermercados, concessionárias e postos de combustível sem gastar um centavo.
Nesse estudo, trouxemos o BYD Dolphin, lançado há poucas semanas e um sucesso imediato. Em sete dias, a fabricante chinesa vendeu 1.200 unidades, recorde entre os carros elétricos. Entre as razões, o competitivo preço de R$ 149.800. Os rivais serão Honda City Touring, de R$ 133.600 e Jeep Renegade Sport, de R$ 136.990.
Critérios
15 mil km rodados por ano, sendo 10.500 km na cidade e 4.500 km na estrada;
Consumo segundo o Inmetro nos respectivos ciclos para os modelos a combustão e elétrico;
Revisões segundo a recomendação da fabricante;
Os custos de combustível foram estabelecidos de acordo com a média semanal da Agência Nacional do Petróleo para São Paulo – R$ 5,51 para a gasolina;
Já o custo da energia elétrica levou em conta mesma localidade – R$ 0,656/kWh;
Os custos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) levam em conta o Estado de São Paulo. Na capital paulista, carros híbridos e elétricos pagam 50% do imposto com subsídio máximo de R$ 3.291,91. Em estados como Ceará, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, por exemplo, há isenção na cobrança do tributo para modelos do tipo;
Por se tratar de um mercado ainda relativamente novo (e pequeno) no Brasil, também não foi calculada a taxa de depreciação, que tende a ser maior nos elétricos levando em conta a garantia das baterias, que é de oito anos, em média.
Resultados
Exatos R$ 16.200 separam os dois hatches. Mas ao contrário da comparação de 2022 entre Jac E-JS1 e Chevrolet Onix, Dolphin e City pertencem ao mesmo segmento, ainda que o Honda tenha uma carroceria 22 cm mais comprida: 4,34 metros contra 4,12 m.
Na comparação com o Renegade, a diferença de preços é menor — R$ 12.810. Porém, o Jeep é um SUV, que passa uma maior sensação de valor para parte do público. Nas medidas, o Renegade é 15 cm mais comprido, com 4,27 m.
Jeep Renegade Sport é mais bem equipado, mas tem pior espaço interno e porta-malas acanhado
Divulgação
Mas o BYD tem melhor aproveitamento de espaço na comparação com os dois rivais. A sensação ainda reforçada pelo assoalho plano. São 2,70 m de entre-eixos, o mesmo que o de um Toyota Corolla. O City fica atrás, com entre-eixos de 2,60 m, mas está longe de ser acanhado. O Renegade perde para os dois, com 2,57 m.
De forma surpreendente, o elétrico chinês ainda supera os adversários no quesito porta-malas. São 345 litros contra 320 l do Renegade e apenas 268 l no City, diferenças de 25 l e 77 l, respectivamente.
Porta-malas do Dolphin é maior que o dos rivais
Renan Sesicki/Autoesporte
Se perdem no espaço, City e Renegade compensam nos equipamentos.
A dupla traz de série frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa com correção no volante. O City tem ainda controlador de velocidade adaptativo. Todos os itens citados não estão disponíveis no Dolphin.
Honda City é mais equipado que o BYD Dolphin
Divulgação
O pacote do BYD é mais discreto. Os destaques são as câmeras panorâmicas e as telas — o quadro de instrumentos é digital e a grande central multimídia de 12,8 polegadas é rotativa. Em comum, o trio tem faróis de LED com acendimento automático, ar-condicionado digital e seis airbags. Acesso por chave presencial, partida por botão e bancos de couro estão no City e no Dolphin.
Na hora dos custos, grande vantagem para o BYD. Começando pelo consumo. Segundo o Inmetro, a autonomia das baterias de 44,9 kWh é de 291 km. Na vida real, é fácil ultrapassar os 350 km com uma carga. Porém, vamos utilizar todos os números oficiais.
Combustível
Honda City Hatch 2024 tem revisões com preços parecidos, mas intervalos mais curtos em quilometragem
Divulgação
Estamos considerando rodagem média de 15 mil km por ano, sendo 10.500 km na cidade e os 4.500 km restantes na estrada. No caso de City e Renegade, o consumo foi calculado usando gasolina. E o custo total foi de R$ 6.025 para o Honda e R$ 7.196 para o Jeep.
Para o Dolphin, estabelecemos dois cenários extremos, com todas as recargas pagas e a situação oposta, com os carregamentos gratuitos. Assim, os custos podem variar obviamente de zero até R$ 1.514, caso o proprietário resolva carregar o carro em casa usando o wallbox incluso no preço do veículo.
Pensando no pior cenário, a diferença de custos é de R$ 4.511 por ano em relação ao City e R$ 5.682 para o Renegade. Sem considerar outros critérios, em menos de quatro anos o Dolphin passaria a valer a pena do ponto de vista financeiro.
IPVA
Porém, veículos híbridos e elétricos desfrutam de vantagens no IPVA em algumas localidades. Considerando a cidade de São Paulo, onde há 50% de desconto no imposto, o Dolphin pagaria R$ 2.996 por ano. O tributo para o City é de quase R$ 4.800 por ano e para o Renegade, R$ 6.193
Revisões
As primeiras revisões dos hatches são praticamente equivalentes: R$ 400 na BYD e R$ 402 na Honda. Aqui o Renegade começa a destoar, com serviço tabelado em R$ 758, quase o dobro.
Todas estabelecem 12 meses como intervalo por tempo, mas a periodicidade dos serviços por quilometragem é diferente: a cada 20 mil km na BYD, 10 mil km na Honda e 12 mil km na Jeep. Desse modo, um motorista que roda 15 mil km por ano terá que fazer mais revisões a longo prazo no City do que no Renegade ou no Dolphin.
Custos totais
Levando em conta os três fatores acima, após um ano, o dono de um Dolphin gastaria de R$ 3.396 a R$ 4.910 para manter seu veículo. Bem menos que os R$ 11.224 do City e os R$ 14.149 do Renegade.
Levando a mesma lógica para os anos seguintes, descobrimos que, em dois anos, o Dolphin passa a ser mais vantajoso que o Renegade. Para o Honda, o tempo é de três anos, novamente levando em consideração apenas o aspecto financeiro. Confira nas tabelas abaixo:
Comparação de custos – dois anos
Diferença nos custos após dois anos
Dolphin x City: de R$ 12.208 a R$ 15.236
Dolphin x Renegade: de R$ 17.936 a R$ 20.964
Comparação de custos – três anos
Diferença nos custos após três anos
Dolphin x City: de R$ 18.826 a R$ 23.368
Dolphin x Renegade: de R$ 27.370 a R$ 31.912
Ficha técnica
BYD Dolphin x Jeep Renegade x Honda City
Demetrios Cardozo/Autoesporte
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