Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

CES 2024 tem carro com ChatGPT de série e até robô que carrega elétricos

09/01/2024
CES 2024 tem carro com ChatGPT de série e até robô que carrega elétricos

Novo Volkswagen Golf GTI também é atração da maior feira de tecnologia dos Estados Unidos A Consumer Electronic Show (CES) 2024, maior feira de tecnologia dos Estados Unidos, que acontece em Las Vegas, começou nesta terça-feira (9) e vai até sexta-feira (12). Neste primeiro dia de evento, algumas atrações do setor automotivo chamaram a atenção, como a Volkswagen oferecer ChatGPT como item de série em seus carros, o novo Golf GTI, carregamento de carro elétrico feito por robô e muito mais. Confira os principais destaques.
Saiba-mais taboola
Kia
Ao todo, são cinco conceitos: PV7, PV1 e três variações do PV5
Divulgação
A Kia retorna à feira de tecnologia depois de cinco com anos com a apresentação global do PBV, “Platform Beyond Vehicle” (Plataforma além do veículo) — todos elétricos. Ao todo, são cinco conceitos: PV7, PV1 e três variações do PV5, que vai dar origem a um veículo elétrico de produção em 2025.
Os produtos PBV são protótipos com foco total em tecnologia e soluções urbanas. De acordo com a Kia, a estratégia é permitir que um único chassi seja usado para atender várias necessidades de mobilidade.
Kia PV5 tem bancos que podem rodar dentro da cabine
Divulgação
O PV7 é destinado para o transporte de mercadoria e é o maior veículo de todos. O PV1 é bem compacto, comporta apenas o motorista e serve para realizar serviços de atendimento. Já o PV5, é voltado para o transporte de passageiros e de mercadoria, porém, a Kia não revela qual variante dará origem ao veículo de produção no ano que vem.
Initial plugin text
Em comum, todos os conceitos têm um formato bem quadrado e boa parte da carroceria envidraçada. Por dentro, existem várias telas para auxiliar o motorista e, no caso do PV5, os bancos são rotativos para aumentar a interação entre os passageiros.
Kia PV5 é composto por várias telas no interior
Divulgação
Mercedes-Benz
MBUX passou por evolução na CES 2024
Divulgação
Você que lê os testes da Autoesporte, já sabe que a Mercedes investe bastante em conectividade e telas enormes para os passageiros. Na feira de tecnologia, o destaque da fabricante alemã foi a evolução do seu sistema de comandos de voz, o MBUX Virtual Assistant.
Initial plugin text
O novo assistente virtual de voz (MB.OS) é baseado em inteligência artificial (IA) e agora pode ter uma interação melhor com os passageiros, inclusive com diálogos, oferecendo sugestões para o motorista, como alternativa de caminhos, paradas e informações dos locais por onde está passando. Além disso, o sistema também pode esclarecer algumas dúvidas gerais sobre o carro. A tecnologia vai chegar gradualmente nos carros elétricos da marca.
Mercedes-Benz CLA Concept foi apresentado pela primeira vez no Salão de Munique, em dezembro
Divulgação
Outra novidade foi a apresentação Concept CLA Class para a América do Norte. O modelo foi apresentado em setembro do ano passado no Salão do Munique, na Alemanha, e vai dar origem a quatro novos modelos, segundo a Mercedes. Para ler mais detalhes, basta clicar aqui.
Volkswagen
Volkswagen Golf GTI 2024 apareceu pela primeira vez na América do Norte
Divulgação
A Volkswagen apresentou seus primeiros carros com assistente de voz integrado com o chatbot (robô) ChatGPT, permitindo que os motoristas recebam mensagens de voz com informações sobre a viagem. O sistema é feito em parceria com a empresa norte-americana Cerence.
Initial plugin text
No futuro, segundo a Volkswagen, o sistema poderá conversar com os motoristas e fazer diversas interações, como: estabelecer conversas, esclarecer dúvidas gerais e receber informações específicas sobre o veículo. “O ChatGPT não tem acesso a qualquer dado do veículo: perguntas e respostas são deletadas imediatamente para garantir o máximo nível de proteção de dados”, ressalta a fabricante.
Volkswagen Golf GTI 2024 será revelado em breve sem camuflagem
Divulgação
Esse primeiro estágio da interação será um item de série a partir do segundo trimestre de 2024 nos seguintes modelos: ID.7, ID.4, ID.5, ID.3, além dos recém-lançados Tiguan e Passat, e o novo Golf.
O novo Golf GTI também foi mostrado, porém, com uma camuflagem colorida, já que a aparição oficial deve acontecer muito em breve. As principais mudanças visuais em relação ao modelo convencional estão na dianteira, que teve leve alteração nos faróis e o para-choque é exclusivo. Na traseira, as lanternas estão um pouco mais afiladas.
O que de fato dá para ver é o interior, que a Volkswagen não escondeu nada. A tela da central multimídia tem 15 polegadas – o convencional tem 12,9 polegadas – e o botões físicos do volante entram no lugar das superfícies sensíveis ao toque, algo que algumas críticas.
Volkswagen Golf GTI 2024 terá tela de 15 polegadas na central multimídia
Divulgação
Como já mencionado acima, o modelo terá a interação com o ChatGPT. Detalhes vermelhos estão por todos os cantos para ressaltar a esportividade do modelo.
Em relação ao motor, a imprensa internacional especula que o 2.0 turbo de 245 cv pode ter um acréscimo de 20 cv, porém, a confirmação só deve acontecer com a apresentação oficial do modelo. Deve ser a última versão a combustão do modelo.
Outros destaques da CES 2024
A Bosch, juntamente com a subsidiária da Volkswagen, Cariad, está trabalhando em um serviço automatizado para carregar veículos elétricos com a ajuda de robôs. Entretanto, isso só funciona para carros que tenham direção autônoma avançada.
O mecanismo funciona da seguinte forma: o sistema guia os veículos elétricos sem motorista para um ponto de carregamento onde um robô se dirige até o carro e coloca o plugue de recarga. Concluído o carregamento, os veículos manobram para outra vaga de estacionamento, liberando o local para os próximos carregarem.
Basicamente, o sistema funciona da seguinte forma: imagina que dentro de um shopping tem 20 carregadores, porém, todos estão ocupados. Dessa forma, os motoristas que chegaram depois podem deixar o carro parado em uma vaga próxima ao carregador. Ao liberar algum aparelho, o sistema faz toda a logística de carregamento para que ninguém precise ir até o local conectar o carro.
O sistema já está sendo testado em dois estacionamentos da Alemanha, mas não há previsão de quando isso entre em prática no mercado.
A Hyundai também afirmou que o investimento em inteligência artificial e sustentabilidade nos próximos anos é prioridade. “A Hyundai está ativamente envolvida em vários projetos de hidrogênio globalmente, começando pela Indonésia. O país tem mostrado um interesse crescente no hidrogênio como um caminho crucial para alcançar a neutralidade de carbono”, disse a empresa durante o evento.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.