CEO da Volkswagen: sucessora da Saveiro será ‘linda’ e voltada ao lifestyle


Depois do Tera, o próximo grande lançamento da Volkswagen no Brasil será o projeto Udara, uma inédita picape intermediária da marca que chegará para brigar com Chevrolet Montana, Fiat Toro e a vindoura Renault Niagara. O nome Udara é usado provisoriamente para denominar a caminhonete, também conhecida pelo código VW247.
Uma de suas missões será suceder a Saveiro, conforme contamos neste outro artigo. É por isso que, apesar de aproveitar a carroceria do T-Cross e ter dimensões maiores, a Udara contará com suspensão traseira por eixo rígido com molas semielípticas, tal qual a Fiat Strada, indicando que será uma picape voltada ao trabalho em suas versões básicas. Mas a estratégia comercial vai muito além disso.
Conforme explicado pelo CEO global da Volkswagen, Thomas Schäfer, em entrevista exclusiva à Autoesporte, a inédita picape intermediária da marca terá proposta de “lifestyle”. Assim, ocupará um posicionamento muito mais próximo de Toro e Montana, que miram muito mais o comprador Pessoa Física do que frotas de empresas.
“Já anunciamos um investimento na Argentina [para a nova geração da Amarok] e haverá a implantação de uma outra linda picape no Brasil. Não posso ainda dar detalhes, mas o segmento [de caminhonetes] é grande no Brasil e não dá para fugir dele”, enfatizou Thomas Schäfer, CEO global da Volkswagen.
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“A Saveiro segurou as pontas por muito tempo, com um ótimo número de vendas, e ela ainda é muito bem requisitada do ponto de vista profissional. Mas qual o futuro? Precisamos dar uma resposta a essa pergunta”, continuou o executivo.
Volkswagen Saveiro deve sair de linha com a chegada do projeto Udara
Demetrios Cardozo/Autoesporte
Questionado sobre se essa nova picape intermediária será trabalhada mais como um veículo de passageiro do que um de carga, Schäfer resumiu: “[Será um produto voltado ao] Lifestyle”. Depois, analisou: “Há os dois lados desse mercado [de caminhonetes] no Brasil: um profissional, muito forte, e esse outro aspecto de lifestyle, muito específico do Brasil”, disse.
“É curioso, porque é um segmento que não está disponível em nenhum outro lugar do mundo. [Por isso], o carro precisa ter um visual legal e ser ter seu uso voltado para as duas coisas: para os negócios, mas também para uma pegada mais lifestyle. Precisa ser muito prático. E temos que achar uma resposta para isso”, completou.
Perguntado sobre se gosta de picapes, Thomas Schäfer comentou: “Oh, sim! Lembre-se que eu vivi na África do Sul. [Caminhonetes] são muito importantes lá”, completou.
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Como será a Volkswagen Udara
Visualmente, o projeto Volkswagen Udara ou VW247 seguirá linhas parecidas com as do Tera, porém com um visual mais robusto, dotado de faróis mais espichados e tomadas de ar maiores. Construída sobre a plataforma MQB A0, a mesma de Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, além do próprio Tera, a picape intermediária terá um porte similar ao da Chevrolet Montana.
Conforme informado pelo presidente da Volkswagen na América Latina, Alexander Seitz, seu objetivo será ocupar tanto o lugar de sucessora da Saveiro, na briga com a Fiat Strada, e ao mesmo tempo lutar contra as versões de entrada da Fiat Toro.
Nova picape Volkswagen: projeção dianteira meramente ilustrativa
Kleber Silva/KDesignAG
É justamente por isso que os primeiros protótipos do modelo usam a carroceria de um Tiguan como mula. O SUV de sete lugares tem 4,70 metros de comprimento e 2,79 m de entre-eixos, enquanto a picape intermediária terá cerca de 4,75 m de comprimento e 2,80 m de entre-eixos. Entretanto, as bitolas mais estreitas deixem claro de que se trata de um veículo de largura menor (cerca de 1,76 m), por usar a suspensão dianteira do T-Cross.
Falando em T-Cross, é do SUV compacto que virá toda a estrutura dianteira do monobloco, incluindo assoalho, painéis, longarinas e colunas A e B. Apesar disso, a Volkswagen Udara terá peças de estampagem, como capô, para-lamas e portas dianteiras exclusivas. Da coluna B para trás, a construção será totalmente nova.
O projeto deve estrear no Brasil o motor 1.5 TSI Evo2 flex aliado ao câmbio automático de oito marchas, possivelmente já com um sistema híbrido leve de 48 Volts, sendo na prática o primeiro veículo eletrificado produzido pela marca no Brasil — embora a segunda geração do T-Cross seja o primeiro híbrido pleno.
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Com o motor 1.5 TSI Evo2, a Volkswagen Udara terá 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. A produção será em São José dos Pinhais (PR), junto de T-Cross e do Virtus, dentro de um pacote de investimentos de R$ 3 bilhões só para o complexo paranaense, que faz parte do ciclo de R$ 20 bilhões e 17 lançamentos da marca para o Brasil até 2028.
O lançamento da nova picape intermediária da Volkswagen está previsto para meados de 2026. Os preços devem ficar entre R$ 120 mil e R$ 180 mil. Com a sua chegada, a Saveiro deve sair de linha. Conforme noticiamos em primeira mão em abril, são seis os candidatos a nome definitivo do modelo registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi): Acron, Airon, Arena, Tagro, Tukan e Udara.
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