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Carros pequenos: 12 opções e como escolher o modelo ideal para você

05/05/2023

Categoria perdeu espaço para os SUVs, mas é boa opção quando o assunto é baixo consumo e preço Há alguns anos os carros pequenos eram conhecidos por serem populares, baratos e econômicos. Por isso, costumavam a figurar no topo da tabela dos mais vendidos do Brasil. Os tempos mudaram, os preços subiram e este tipo de modelo 0 km começou a entrar em extinção no mercado, uma vez que as fabricantes começaram a investir em veículos com maior valor agregado – mais equipados e (bem) mais caros.
No entanto, os carros compactos ainda têm seu charme e, mesmo os que foram descontinuados, podem ser boas opções de modelos usados, exatamente pelo preço e baixo nível de consumo. Pensando nisso, Autoesporte seleciona 12 carros pequenos à venda no Brasil. A lista comtempla modelos para todos os bolsos e gostos, sejam elétricos, usados e novos. Veja a seguir:

Renault Kwid
Renault Kwid passou por um facelift no início de 2022
Divulgação
Preço: R$ 68.990
Motor: 1.0 flex de três cilindros de 71 cv e 10 kgfm
Câmbio: manual de cinco marchas
Principais equipamentos: ar-condicionado, quadro de instrumentos de LED, vidros dianteiros elétricos, rádio, Bluetooth, entrada USB, sistema start-stop, DRLs de LED, monitoramento de pressão dos pneus, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa. A central multimídia de 8″ passa equipar o Renault a partir da versão intermediária Intense (R$ 71.290).
Atual carro de entrada do mercado de veículos 0 km junto com o Fiat Mobi, o Kwid parte de R$ 68.990 e é vendido em três versões: Zen, Intense e Outsider.
Apesar do preço elevado para um carro popular, o subcompacto se garante na economia de combustível. Com etanol, roda cerca de 10,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Já com gasolina, atinge médias de 15,3 km/l no circuito urbano e 15,7 km/l no rodoviário.
Fiat Mobi
Fiat Mobi Trekking tem visual aventureiro
André Paixão/Autoesporte
Preço: a partir de R$ 68.990
Motor: 1.0 aspirado de quatro cilindros que produz 74 cv e 9,7 kgfm
Câmbio: manual de cinco marchas
Principais equipamentos: ar-condicionado, trio elétrico, sensor de pressão de pneus, pré disposição para rádio, rodas de aço de 14 polegadas e airbag duplo. A central multimídia de 14″ passa equipar o Fiat a partir da versão de topo Outsider (R$ 72.900).
Junto com o Kwid, o Mobi custa a partir de R$ 68.990. O carro é ágil para o trânsito nas cidades e ideal para manobrar. Afinal, são só 3,57 m de comprimento e 1,63 m de largura. O entre-eixos é de apenas 2,30 m, o que dificulta levar cinco pessoas no carro.
Porém, considerando que o subcompacto pesa menos de uma tonelada, o consumo de combustível é muito bom. O carro faz 9,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol e 14,2 km/l e 15,5 km/l, respectivamente, com gasolina. Além disso, esse motor é um velho conhecido entre os mecânicos e a cesta de peças tem preços convidativos.
Volkswagen up!
Volkswagen Up! TSI inovou ao trazer motor turbinado para a categoria de carros pequenos
Divulgação
Preço: entre R$ 35 mil e R$ 74 mil (modelos 2014 a 2020)
Motor: 1.0 aspirado de três cilindros que produz 82 cv e 10,4 kgfm e 1.0 turbo de três cilindros que gera 105 cv e 16,8 kgfm
Câmbio: manual de cinco marchas ou automatizada de cinco velocidades
Principais equipamentos:
O Up! chegou ao Brasil em 2014 com uma série de pioneirismos no segmento de carros pequenos, tendo sido o primeiro do país a ter nota máxima (pela metodologia da época) nos testes de segurança do Latin NCAP. Feito sobre uma moderna plataforma, o carrinho foi o responsável por estrear o motor 1.0 TSI da Volkswagen no Brasil (que anos depois foi recalibrado para equipar o novo Polo).
Com mecânica conhecida entre os mecânicos, o Up! tem baixo índice de desvalorização (mesmo já fora de linha) exatamente por ser um carro seguro, confiável e com desempenho acima da média sem comprometer o consumo.
Vale uma ressalva: se pretende levar ocupantes na segunda fileira, tome cuidado com a escolha do modelo do carro, pois o Up! 2021 foi homologado para transportar apenas dois passageiros nos bancos de trás. Vale lembra que por aqui o Up! foi descontinuado há dois anos.
Chery QQ
Chery QQ foi durante anos o carro mais barato do Brasil
Auto Esporte
Preço: entre R$ 17 mil e R$ 37 mil (preço de modelos entre 2011 e 2020)
Motor: 1.0 de três cilindros flex de 75 cv e 10,1 kgfm (de 2018 a 2020)/ 1.0 aspirado de três cilindros flex que produz 69 cv e 9,3 kgfm (de 2016 e 2017)/ 1.1 de quatro cilindros a gasolina de 68 cv e 9,1 kgfm (de 2011 a 2015).
Câmbio: manual de cinco marchas
Principais equipamentos: direção hidráulica, rádio AM e FM (com USB nas modelos mais novos), vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos, ar-condicionado, airbags dianteiros e ISOFIX. Importante: esses são os equipamentos nas versões mais novas do QQ.
O QQ ficou oito anos à venda no mercado de 0 km e, nessa época, foi o carro novo mais barato do Brasil. O compacto tinha como diferencial ser bem equipado para um carro popular e oferecer um modelo bem recheado desde a versão de entrada. Portanto, oferecia itens como entrada USB, ar-condicionado, retrovisores elétricos e ISOFIX.
No entanto, o subcompacto ficou marcado pelo visual polêmico, problemas na estrutura do carro e alta desvalorização. Além disso, na época ainda competia com outros carros pequenos, como Mobi, Kwid e Uno. Entre eles, o QQ era o menos vendido.
Ford Ka (1ª e 2ª geração)
Ford Ka da primeira e segunda geração é o sinônimo de carro pequeno
Divulgação
Preço: entre R$ 5.000 e R$ 18 mil (1ª geração) / entre R$ 16 mil e R$ 35 mil (2ª geração)
Motores da 1ª geração: 1.0 Endura de 53 cv e 7,8 kgfm (de 1997 a 1999) / 1.3 Endura de 60 cv e 10,4 kgfm (1999) / 1.0 Rocam de 65 cv e 8,9 kgfm (de 2000 a 2007) / 1.6 Rocam de 95 cv e 14,2 kgfm (de 2001 a 2007)
Motores da 2ª geração: 1.0 Rocam flex de 73 cv e 9,4 kgfm/ 1.6 Rocam flex 110 cv e 15 kgfm
Câmbio: manual de cinco marchas
Principais equipamentos da 2ª geração: airbags frontais, direção hidráulica, rádio AM/FM, ar condicionado, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, vidros elétricos e travas elétricas.
Assim como os veículos mencionados acima, o Ford Ka oferece exemplares de três gerações. Dessa forma, é possível encontrar unidades de todas as faixas de preço. Por aqui, entretanto, vamos focar nas duas primeiras gerações, que foram sinônimos de carros pequenos.
A primeira geração, que estreou no Brasil em 1997, era equipada com os motores 1.0 de 51 cv, 1.3 de 60 cv, além do famoso 1.0 Rocam de 65 cv. Quem procura por um modelo um pouco mais potente, opte pela versão XR, que usava o 1.6 Rocam de 95 cv.
Já a segunda geração, que ficou entre 2008 e 2013 no mercado, oferecia espaço para cinco ocupantes e passou a adotar motor flex. Se você procurar por um exemplar do Ka, nossa recomendação é o Ka modelo 2013, o mais recente da segunda geração. O carro pequeno é equipado com o motor 1.0 flex Rocam de 73 cv e 9,4 kgfm associado ao câmbio manual de cinco marchas.
JAC J2
Jac J2 2015 (Foto: Divulgação)
Divulgação
Preço: entre R$ 22 mil e R$ 34 mil (preço de modelos 2012 a 2016)
Motor: 1.3 flex de 113 cv e 14,4 kgfm / 1.3 a gasolina de 108 cv e 14,1 kgfm
Câmbio: manual de cinco marchas
Principais equipamentos: ar condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, rodas de liga leve de 14″, freios com ABS e EBD, volante ajustável, faróis de neblina, retrovisores com ajuste elétrico e vidros elétricos nas quatro portas.
Conterrâneo do QQ, o J2 estreou em 2012 (era um dos carros anunciados pelo apresentador e garoto-propaganda JAC à época Faustão) e era o menor dos carros vendidos pela marca no Brasil. Com apenas 3,53 m de comprimento, 1,64 m de largura, o J2 oferece um porta-malas de 121 litros no bagageiro. Assim, é ideal para quem quer rodar na cidade levando pouco volume (e, de preferência, apenas um passageiro no banco do carona).
Apesar de problemas na direção e na ergonomia, o compacto se destaca pelo motor, o mais potente entre os modelos a combustão. O J2, um carro de menos de uma tonelada e de proporções estreitas, levava um propulsor de quatro cilindros 1.3. Mesmo assim, o consumo era baixo, com médias de 11,9 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada com gasolina.
Fiat Uno (2ª geração)
Fiat Uno saiu de linha em 2021, mas ainda é boa opção de usado
Divulgação
Preço: entre R$ 25 mil e R$ 65 mil (preço de modelos 2011 a 2021)
Motor: 1.4 Fire de 88 cv e 12,5 kgfm (de 2011 a 2016)/ 1.0 Fire de 75 cv e 9,9 kgfm (de 2011 a 2016 e de 2019 a 2021)/ 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm (de 2017 a 2018) / 1.0 Firefly de 77 cv e 10,4 kgfm (de 2017 a 2018)
Câmbio: manual de cinco marchas ou automatizado de cinco marchas
Principais equipamentos: ar condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, freios com ABS e EBD, volante ajustável, faróis de neblina, retrovisores com ajuste elétrico e vidros elétricos nas quatro portas.
Maior sucesso da história da Fiat no Brasil, o Uno durou 10 anos na segunda geração e pode ser encontrado com preços a partir de R$ 25 mil. Embora pareça um veículo defasado, o carro pequeno é confiável, tem baixo custo de manutenção e a facilidade de revenda é garantida.
Nossa recomendação é que procure uma unidade do Fiat Uno mais nova, preferencialmente equipada com o motor Firefly, o mais atualizado da gama. O Uno 2017, por exemplo, traz de fábrica ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos e computador de bordo.
Outro ponto forte do Uno é o consumo. Com o motor 1.0 Firefly, o mais econômico da gama de propulsores, o carro pequeno roda em média 9,8 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina.
Carros pequenos elétricos
JAC e-JS1
JAC E-JS1 é o carro elétrico mais barato do Brasil
Renato Durães/Autoesporte
Preço: R$ 145.900
Motor: elétrico de 62 cv e 15,3 kgfm
Autonomia: 161 km
Principais equipamentos: central multimídia com tela de 10,25 polegadas — sem conectividade com Apple CarPlay e Android Auto —, câmera de ré, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, direção elétrica, controles de tração e de estabilidade, chave presencial com partida por botão, faróis de LED, ar-condicionado digital e controle de cruzeiro.
Carro elétrico mais “barato” do Brasil, o JAC é bem equipado e feito para a cidade, assim como o iCar e o Kwid e-Tech. Por ser leve e rodar majoritariamente em vias urbanas, o motor de 62 cv deixa o carro espertinho e dá conta do recado.
Embora ele tenha quatro portas, a segunda fileira é bem apertada – apenas crianças viajam com conforto nos bancos de trás. Entre os três veículos elétricos mais baratos do Brasil, o e-JS1 é o que oferece menor autonomia, de apenas 161 km pela tabela de eficiência energética do Inmetro.
Caoa Chery iCar
Preço: R$ 149.990
Motor: elétrico de 61cv e 15,3 kgfm
Autonomia: 197 km
Principais equipamentos: direção elétrica, volante com regulagem de altura, central multimídia de 10,25 polegadas, Bluetooth, carregador de celular por indução, painel de instrumentos digital, 4 alto-falantes, freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold, ar-condicionado digital, assistente de partida em rampa, airbag duplo, controle de estabilidade e tração, indicador de pressão e temperatura dos pneus, kit de reparo de pneu, Isofix
Lançado em junho de 2022, o iCar não esconde a veia urbana. Ele tem apenas 3,20 metros de comprimento, 1,67 m de largura e 2,15 m de distância entre-eixos. O porta-malas, mesmo com os bancos traseiros rebaixados, é de apenas 280 litros.
Mesmo assim o carro é o mais bem equipado em relação aos três elétricos mais “baratos” do Brasil. Ele conta com ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold e carregador de celular wireless, por exemplo. Porém, para diminuir o peso, o iCar utiliza plástico. Sua estrutura é quase toda feita de alumínio, mas as portas, a tampa do porta-malas e até o capô são de polímeros de plástico.
Renault Kwid E-Tech
Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar e JAC E-JS1 são os elétricos de entrada do mercado
Renato Durães/Autoesporte
Preço: R$ 149.990
Motor: elétrico de 65 cv e 11,4 kgfm
Autonomia: 186 km
Principais equipamentos: ar-condicionado manual, vidros elétricos traseiros e dianteiros, quatro airbags, DRLs de LED, câmera de ré, rodas de 14″, assistente de frenagem de emergência, central multimídia de 7″ com Apple CarPlay e Android Auto e monitoramento da pressão dos pneus.
Em relação ao JAC e-JS1 e ao Caoa Chery iCar, o Kwid E-Tech é o mais popular. Além de ser o mais conhecido, oferece o acabamento mais simples – é praticamente o mesmo do Kwid a combustão. As medidas também são semelhantes as do modelo movido a gasolina: 3,73 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,50 m de altura, 2,42 m de entre–eixos e porta-malas de 290 litros.
No entanto, o Kwid sai na frente quando o assunto é espaço e motor. Entre os três, ele é o mais espaçoso e mais potente, com 65 cv.
Fiat 500e
Fiat 500e estreou em 2021 e foi o primeiro elétrico da Fiat no Brasil
Divulgação
Preço: R$ 224.990
Motor: elétrico de 118 cv e 22,4 kgfm
Autonomia: 227 km
Principais equipamentos: faróis de LED, quadro de instrumentos digital, central multimídia de 10,25 polegadas com integração Android Auto e Apple CarPlay sem fio, acesso por chave presencial, controle de velocidade adaptativo, assistente de permanência no centro da faixa, frenagem automática de emergência, alerta de veículo no ponto cego e teto solar.
Primeiro e único carro elétrico da Fiat no Brasil, o 500e chama atenção pelo clássico visual retrô e pelo bom acabamento e pela modernidade do interior. Como nas versões a combustão, o carro é de duas portas, mas pode levar até quatro pessoas. Se esse for o caso, se prepare: o espaço traseiro é apertado.
Assim como na maioria dos carros elétricos, há três modos de condução: o Normal e outros dois focados na regeneração de energia: Sherpa e Range.
Mini Cooper S E
Mesmo na versão elétrica, compacto mantém o aspecto de diversão ao volante que sempre foi marca registrada da Mini
Divulgação
Preço: R$ 257.990
Motor: elétrico de 184 cv e 27,5 kgfm
Autonomia: 161 km
Principais equipamentos faróis de LED, ar-condicionado automático de duas zonas, central multimídia com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque (compatível com Apple CarPlay, mas não com Android Auto), teto solar panorâmico, acesso por chave presencial, controle de velocidade adaptativo, GPS, assistente de estacionamento e alto-falantes da Harman Kardon.
Sem abandonar o estilo, o Mini Cooper recebeu uma versão elétrica em 2021, batizada de Mini Cooper S E. Além do tradicional visual vintage para lá de charmoso, o carro pequeno é bem equipado e oferece vários recursos tecnológicos, como head-up display, assistente de estacionamento, câmera 360º e controle de velocidade adaptativo.
A má notícia é que o carro é essencialmente urbano. Não devido a sua performance, que é bem esperta, aliás, mas por conta de sua baixa autonomia. Com só 161 km (padrão PBEV do Inmetro) é difícil pegar a estrada sem precisar parar para recarregar.
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