Carros elétricos podem disparar de preço em 2024 com novos impostos; veja projeções

Veículos eletrificados voltarão a pagar alíquota de importação a partir de 1° de janeiro de 2024 Carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in produzidos fora do Brasil voltarão a pagar imposto de importação. O governo anunciou que a alíquota será de 35% para todas as categorias a partir de 2026. Até lá, o imposto vai ser retomado de forma gradual, com o primeiro reajuste anunciado para 1° de janeiro de 2024.
Saiba-mais taboola
Especificamente para os modelos elétricos, a retomada das alíquotas de importação acontecerá da seguinte forma:
10% em janeiro de 2024
18% em julho de 2024
25% em julho de 2025
35% em julho de 2026
Ou seja, a partir do começo de 2024 os carros elétricos vendidos no país poderão ter um acréscimo de 10% no valor — isso considerando o repasse integral da alíquota ao cliente final. Vale lembrar que cada fabricante terá a decisão de repassar ou não o aumento da alíquota, dependendo de sua estratégia de mercado.
Initial plugin text
Autoesporte selecionou os 10 carros elétricos mais vendidos do país, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), e calculou quais seriam os novos valores considerando o repasse integral da alíquota de importação. Vale ressaltar que a chance do repasse integral ser feito aos modelos é muito difícil e não deve acontecer, mas o leitor terá uma noção de até quanto chegaria se isso acontecesse.
Confira a tabela abaixo:
Repasse de 10% ao valor dos carros elétricos mais vendidos do Brasil
Por que aumentar a alíquota?
Governo quer desenvolver e proteger a cadeia automotiva nacional
Murilo Góes
Segundo o governo, a medida foi tomada para “desenvolver a cadeia automotiva nacional, acelerar o processo de descarbonização da frota brasileira e contribuir para o projeto de neoindustrialização do país”. Atualmente, nenhuma fabricante instalada no Brasil produz veículos elétricos.
Apesar de retomar o imposto de importação, o governo atribuiu uma cota para que as fabricantes possam trazer ao Brasil carros eletrificados sem pagar a alíquota. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) já estabeleceu os valores totais, mas só vai detalhar quanto cada fabricante terá direito em dezembro. Confira:
Cotas para importação de carros eletrificados
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



