Carros da GAC ficam até R$ 10 mil mais caros três meses após lançamento


A GAC iniciou suas operações no Brasil ao fim de maio com cinco lançamentos de uma só vez — mais do que qualquer outra montadora chinesa que tenha desembarcado em nosso país desde 2021. A marca chegou com quatro elétricos, sendo eles Hyptec HT, Aion V, Aion Y e Aion ES; e um híbrido, o GS4.
A estreante se posiciona como rival de marcas como BYD e GWM e, a princípio, os preços de seus carros variavam entre R$ 169.990 a R$ 349.990. No entanto, após pouco mais de dois meses da estreia, os modelos passaram por reajustes nos valores e ficaram até R$ 10 mil mais caros.
O maior reajuste se dá no topo do portfólio. O GAC Hyptec HT ficou R$ 10 mais salgado nas suas duas versões. Outros modelos também encareceram — à exceção do GS4 Elite, que sofreu redução de preço na casa de R$ 8 mil.
Em julho, a GAC emplacou 271 carros elétricos e alcançou o terceiro lugar com mais veículos do segmento mais emplacados no mês, ficando atrás somente de BYD (com 5.486 licenciamentos) e Volvo (329).
Quando falamos de híbridos, foram 367 emplacamentos. Neste caso, trata-se apenas do GAC GS4, o único modelo da marca equipado com esse tipo de motorização. Dessa forma, quando somamos os valores notamos que a chinesa atingiu a marca de 638 licenciamentos em julho.
Montadoras chinesas prometem investir mais de R$ 30 bilhões no Brasil
Vale lembrar que a GAC revelou que pretende vender 8 mil carros até dezembro de 2025. E ainda disse que para 2026 a meta é vender 29 mil exemplares em todo o território nacional.
A seguir, confira os reajustes de preços:
GAC Aion Y
GAC Aion Y registra um dos menores aumentos quando comparado com os outros modelos da marca
Divulgação
A versão de entrada do modelo, a Premium, custava inicialmente R$ 174.990. Agora, parte de R$ 175.990. Quando falamos da opção mais cara, Elite, o aumento foi ligeiramente maior: de R$ 184.990 passou a R$ 187.990.
Aumento de preços do GAC Aion Y
O SUV da marca chinesa tem 4,54 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, números que superam Toyota Corolla Cross e Jeep Compass, por exemplo. Em termos de motorização, entrega 204 cv de potência e 22,9 kgfm de torque, além do 0 a 100/km em 8,5 segundos. A velocidade máxima é de 150 km/h e a bateria entrega 318 km de autonomia, de acordo com o Inmetro.
GAC Aion V
GAC Aion V tem aumento de R$ 5 mil
Divulgação
O GAC Aion V é um SUV elétrico de porte médio. São 4,61 metros de comprimento e entre-eixos de 2,76 m, enquanto o porta-malas comporta 427 litros. O modelo é equipado com motor de 204 cv e 24,5 kgfm de torque, alcançando 160 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Em relação a bateria, a autonomia é de 389 km, já segundo os testes do Inmetro.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
O modelo é vendido em versão única e seu aumento foi um dos maiores. Neste caso, o Aion V encareceu R$ 5 mil, deixando de custar R$ 214.990 para valer R$ 219.990.
Aumento de preço do GAC Aion V
GAC Aion ES
GAC Aion ES recebe o menor aumento de apenas R4 1 mil
GAC/Divulgação
O GAC Aion ES é um sedã médio elétrico que custa o mesmo que rivais compactos a gasolina. No entanto, com acabamento mais simples e menos equipamentos que concorrentes como Volkswagen Virtus e Honda City, por exemplo.
Aumento de preço do GAC Aion ES
O aumento aqui foi singelo quando comparado ao de outros lançamentos: apenas R$ 1 mil. Dessa forma, de R$ 169.990, o ES passa a custar R$ 170.990.
GAC Aion ES: conheça o sedã elétrico maior que Corolla com preço de Virtus
O modelo tem 4,81 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, além de porta-malas de 453 litros. É equipado com motor elétrico de 136 cv e 22,9 kgfm, e baterias que entregam 314 km de autonomia. Com este veículo, a chinesa pretende alcançar o público frotista.
GAC Hyptec HT
O topo da gama da GAC no Brasil fica com um SUV elétrico da divisão Hyptec. Criado para concorrer com o Tesla Model Y no exterior, chegou ao país em duas versões: Elite e Ultra, sendo a última com direito a portas ‘asa de gaivota’.
Initial plugin text
Aqui temos os maiores aumentos da marca. Foram R$ 10 mil de acréscimo nos preços de ambas as versões, que agora custam R$ 309.990 e R$ 359.990, respectivamente.
Aumento de preço do GAC Gyptec HT Elite
O modelo vem equipado com motores elétricos de 245 cv e 31,5 kgfm de torque. Já a autonomia é de 362 km, segundo o Inmetro. São 4,94 metros de comprimento, 1,92 m de largura e entre-eixos de 2,94 m.
GAC GS4
Por fim, temos o híbrido GS4. O SUV de porte médio conta com um dos maiores reajustes da lista em sua versão Premium, que foi de R$ 189.990 para R$ 209.990.
No entanto, quando trata-se do GAC GS4 Elite houve desconto de R$ 8 mil no preço. Dessa forma, a versão sai de R$ 199.990 e passa a custar R$ 191.990.
Mudança de preços do GAC GS4
O modelo combina um motor elétrico de 182 cv a um motor 2.0 de 140 cv, com potência combinada chega a 235 cv. Com esse conjunto, o SUV pode rodar até 705 km sem precisar abastecer, com consumo de 14,1 km/l na cidade e de 11,8 km/l na estrada. Quanto ao tamanho, são 4,68 m de comprimento e entre-eixos de 2,75 m.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



