Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Carros da Ford poderão “fugir” do dono inadimplente e voltar sozinhos para a loja

28/02/2023

Patente da fabricante mostra tecnologia para impedir que proprietário que deve ao banco tenha acesso ao carro Depois do STF determinar que inadimplentes possam perder CNH e passaporte, a Ford trabalha em uma tecnologia para que os carros não permitam que donos que não pagaram pelo veículo possam dirigir. Só que esse mecanismo inclui até uma “fuga” do carro da casa do proprietário.
Veja também
Esse sistema, patenteado pela fabricante no dia 23 de fevereiro pode ser instalado em qualquer veículo que ofereça internet e conexão de dados. Seu objetivo é desativar funcionalidades ou componentes do veículo, como o motor, travas das portas ou ar-condicionado.
Desse modo, bastaria que o proprietário perdesse a habilitação ou não fizesse o pagamento do veículo, por exemplo, que a montadora (ou o banco credor) poderia controlar o sistema remotamente para que ele perdesse funções.
Pela patente, sistema de “reintegração de posse” poderá ser atualizado remotamente em carros com internet
Divulgação
Assim, o motorista não conseguiria usar algumas tecnologias que seriam desativadas gradualmente, como o controle de velocidade, depois o ar-condicionado. Na sequência, o motorista não poderia dar partida no carro e, por fim, não conseguiria nem mesmo destravá-lo.
Nesse caso, um dos pré-requisitos – já presente nos veículos atuais – é que o carro tenha conexão com a internet e possa atualizar o sistema remotamente, ou Over-the-Air (OtA).
Porém, a Ford já pensou como esse tecnologia funcionaria em carros com sistemas de direção autônoma. Nesse caso, o sistema de “reintegração de posse” poderia fazer com que o veículo saísse da casa do dono inadimplente e fosse para algum lugar onde pudesse ser rebocado de forma mais fácil. Segundo a patente, é possível até que o carro vá ao pátio do banco credor ou a uma concessionária.
Carros autônomos poderão sair da casa do inadimplente e ir até o pátio do banco credor
Divulgação
A fabricante pensa até no caso do banco credor não querer mais o carro, seja pelo baixo valor de mercado ou possíveis avarias. Pela patente, o software do carro pode ser programado para levá-lo até um ferro-velho ou pátio de leilão, sem a necessidade da instituição credora fazer esse processo.
Seja como for, a fabricante terá um “modo emergência” em que o sistema poderá ser desativado, como em caso do motorista passar mal e precisar usar o veículo para ir ao hospital ou se alguém ficar preso dentro do carro. A Ford afirma que os sensores e a câmera de bordo poderão identificar possíveis emergências.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Renault e Geely criam motor revolucionário que faz elétrico virar híbrido
04/12/2025

Renault e Geely criam motor revolucionário que faz elétrico virar híbrido


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.