Carro mais rápido do mundo, BYD elétrico de R$ 13 milhões vem ao Brasil


Há pouco mais de uma semana, a BYD anunciou que o supercarro elétrico Yangwang U9 Xtreme quebrou o recorde de velocidade para modelos com produção em série, alcançando insanos 496,2 km/h. Eis que a marca confirmou que uma das 30 unidades que serão produzidas está destinada ao Brasil.
A informação foi confirmada pelo vice-presidente da BYD do Brasil, Alexandre Baldy, ao site Terra. Segundo o executivo, o nome do comprador do veículo será anunciado ainda em outubro. É possível que mais de uma pessoa esteja interessada no modelo. Porém, não há outras notícias oficiais a respeito da identidade do possível futuro dono do supercarro.
Autoesporte apurou que o modelo, no entanto, não deve desembarcar no Brasil tão cedo. É possível que a entrega aconteça só em 2026.
Um “detalhe” sobre o U9 Xtreme é o preço. De acordo com a própria BYD, o modelo tem custo estimado de US$ 2,5 milhões, ou R$ 13,4 milhões, na conversão livre do dia. Ou seja, além de ser o carro mais rápido do mundo, o elétrico chinês também estaria entre os mais caros do Brasil.
Initial plugin text
Recorde na “casa” dos rivais
A maior credencial do supercarro elétrico chinês é ter desbancado o Bugatti Chiron Super Sport, que ocupava o posto de veículo de produção mais rápido do mundo desde 2019, após atingir 490,4 km/h em um campo de provas do Grupo Volkswagen na Alemanha.
Eis que a BYD levou o Yangwang U9 Xtreme para o mesmo país europeu para realizar a façanha. Ao volante, o experiente piloto alemão Marc Basseng. Ele acelerou em um autódromo oval com 12 km de extensão, onde as curvas são de até 49,7° — o que permite que o veículo atinja um resultado próximo de suas capacidades máximas.
Bugatti Chiron terá clone elétrico chinês feito por marca de aspiradores de pó
Byd Yangwang Xtreme na pista alemã de Papenburg
Divulgação
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Basseng, inclusive, afirmou que o carro elétrico poderia atingir e até superar a barreira dos 500 km/h. Ele optou por tirar o pé do acelerador enquanto o velocímetro marcava 496,2 km/h por achar que se tratava de uma manobra arriscada.
Recordista de velocidade também se destacou em Nürburgring
Divulgação
O novo Yangwang U9 Xtreme — abreviado como U9X — tem uma fórmula impetuosa para superar o Bugatti. Seus quatro motores elétricos entregam nada menos que 2.978 cv, mais que o dobro do modelo “civilizado”. Completam o conjunto a plataforma de 1.200 volts (no U9 normal são 800 volts) e as baterias Blade de alta densidade.
Motor elétrico pode girar a 30.000 rpm. É o melhor resultado do segmento dos elétricos
Divulgação
Os motores elétricos podem girar a 30.000 rpm, sendo os mais rápidos já registrados em um carro da categoria até o momento. Todavia, se engana quem pensa que o U9X é um esportivo para andar somente em linha reta, pois ele completou uma volta no circuito de Nürburgring em 6:59.157.
Isso porque o modelo ainda oferece um moderno sistema de vetorização de torque que atua sobre os quatro motores. De tal forma, além de permitir a entrega instantânea da força, reduz a chance dos pneus derraparem ou escorregarem em acelerações abruptas.
Suspensão e pneus foram trabalhados para entregar o melhor desempenho em pista
Divulgação
Indo além, a moderna suspensão que também faz o esportivo “pular” pode aplicar pressão bidirecional para equilibrá-lo. Este sistema atua em curvas rápidas com ângulos agudos e durante as frenagens. Melhorando a estabilidade, os pneus são do tipo semi-slick, calçados em rodas de 20 polegadas.
Nada de tela giratória; no BYD U9, ela é pequena e fica apenas na vertical
Divulgação
Há extenso uso de fibra de carbono na composição do esportivo chinês e diversos recursos aerodinâmicos para diminuir o arrasto. Apesar do porte de supercarro, o U9X pesa 2.480 kg por conta do conjunto de baterias de íons de lítio.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



