Carro mais barato do Brasil custava R$ 27 mil há 10 anos; compare com atual


Em dez anos, muita coisa pode mudar. A tecnologia evolui, hábitos do cotidiano se transformam e até o nosso ciclo social já não é mais o mesmo. O preço dos carros também não fica de fora dessas mudanças. Neste caso, a diferença pode ser ainda mais surpreendente.
Se em 2015 era possível comprar o Fiat Palio Fire, o carro mais barato do Brasil da época, por R$ 27.590, hoje o título pertence ao Citröen C3 Live, precificado em R$ 73.990. Em uma década, o valor praticamente triplicou, mostrando como a alta dos custos de produção e a inflação nacional, por exemplo, alteraram o patamar de entrada do mercado automotivo brasileiro.
Neste artigo, Autoesporte compara as diferenças entre os carros e a evolução dos equipamentos de série de um modelo de entrada de 2015 e 2025. Confira!
Fiat Palio Fire vs. Citröen C3 Live
Fiat Palio Fire
A linha 2016 do Fiat Palio Fire, lançada em meados de 2015, trazia novidades na lista de equipamentos como cor cinza chumbo no painel frontal, espelho de cortesia no para-sol do motorista e faróis com canhões pretos, exceto na versão Way, que continuou a ser equipada com faróis de máscara negra.
Os itens mais atrativos do Fiat Palio Fire eram opcionais
Divulgação
O Fiat Palio Fire era extremamente simples e os maiores atrativos eram oferecidos como opcional, o que fazia o preço do carro saltar para quase R$ 32 mil. Para ter direção hidráulica, por exemplo, era preciso pagar R$ 1.111. Por mais R$ 3.101, o cliente poderia comprar o kit que trazia ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos. Para ter rádio — que já vinha com uma entrada USB —, era preciso desembolsar mais R$ 182.
Vale mencionar que a configuração com duas portas custava R$ 27.590, enquanto para investir em uma opção com quatro portas eram necessários R$ 2.330 a mais. Já a versão Way, também com quatro portas, custava R$ 31.190.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Initial plugin text
Sob o capô, o Palio Fire 2016 tinha o veterano motor 1.0 Fire flex de quatro cilindros e 8 válvulas, com 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades. O consumo, segundo a Fiat, era de 8,8 km/l na cidade de 10,3 km/l na rodovia, quando abastecido com etanol, e os respectivos números com gasolina vão para 12,3 km/l e 15 km/l.
Quanto ao tamanho, o modelo tem 3,82 metros de comprimento, 1,63 m de largura e entre-eixos de 2,37 m, 1,43 m de altura, além de 280 litros de capacidade no porta-malas.
Citröen C3 Live
Citröen C3 Live é o carro mais barato do Brasil em 2025
Ulisses Cavalcante/Autoesporte
Atualmente, o posto de carro mais barato do mercado nacional vai para Citröen C3, na versão de entrada Live. O hatch compacto assume a liderança por R$ 4.700 de diferença em relação ao segundo lugar do pódio, ocupado pelo Renault Kwid Zen. Quando comparamos com Fiat Mobi Like, dono da terceira posição, são R$ 5.070 a menos.
Os 10 carros mais baratos do Brasil em 2025
Fiat Mobi 2026 chega com interior de Strada; preços passam de R$ 80 mil
Citroën C3 e Aircross XTR: clássica versão aventureira tem volta confirmada
Em relação aos equipamentos de série, aqui vemos um grande abismo entre os modelos mais baratos de cada época. Isso porque, apesar de simples, quando comparado com o Palio Fire de dez anos atrás, o hatch da Citröen parece até sofisticado.
Ele traz de série freios com ABS, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico. Além disso, vem com central multimídia de 10” dotada de Android Auto e Apple CarPlay por cabo.
Citröen C3 Live vem com central multimídia de 10” com Android Auto e Apple CarPlay
Ulisses Cavalcante/Autoesporte
O C3 Live traz motor 1.0 Firefly de 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque. Em relação às dimensões, o compacto mede 3,98 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,60 m de altura e 2,54 m de entre-eixos. O porta-malas tem 315 litros de capacidade.
Por fim, o consumo do compacto é de 9,3 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com etanol e 13 km/l na cidade e 14,6 km/l km/l na estrada com gasolina
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



