Carro elétrico manual de R$ 100 mil será feito no Brasil para autoescolas

JMEV EV3 é uma parceria entre a brasileira E-Motors e a chinesa Jiangling, e será produzido no ES com foco em formação de condutores Além das estreantes GAC, Geely, Omoda Jaecoo e Leapmotor, outra montadora chinesa de veículos elétricos caminha para logo mais se instalar no Brasil. Trata-se da JMEV, fundada em 2015 e especializada na produção de modelos compactos e médios. E chegará com um elétrico de R$ 100 mil que se notabiliza por ter câmbio “manual” e ser dedicado à formação de condutores de autoescola, o JMEV EV3.
A marca está chegando ao país através de uma parceria firmada entre a Jiangling, fabricante dona da JMEV — e que com já tem raízes no país através do Ford Territory, um projeto feito em conjunto com a montadora americana — e a brasileira E-Motors, atualmente especializada em motos elétricas. O EV3 chama atenção logo de cara pela inusitada combinção de motor elétrico com câmbio manual.
JMEV EV3 será produzido pela E-Motors no Espírito Santo
Acelera Aí/Autoesporte
O compacto já foi mostrado no Brasil e um evento em Belo Horizonta (MG). As fotos foram gentilmente cedidas à reportagem pelo portal Acelera Aí. Neste primeiro momento, será usado por autoescolas e centros de formação de condutores. Em razão dessa aplicação — o Código de Trânsito Brasileiro exige carros manuais em aulas de direção —, a fabricante precisou adaptar ao conjunto uma caixa tradicional com trocas mecânicas.
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Geralmente, veículos elétricos têm transmissão direta entre o motor e o diferencial do carro, o que dispensa o uso de uma caixa de câmbio com diferentes relações de marcha. Por isso, a solução adotada com o JMEV EV3 é considerada inédita em um carro de produção e foi inteiramente desenvolvida pela E-Motors.
O câmbio manual adaptado ao EV3, com o pedal de embreagem aplicado ao motorista e os pedais extras para o instrutos
Acelera Aí/Autoesporte
Segundo Augusto Givisiez, diretor da empresa, o projeto foi patenteado e, em todo o mundo, só pode ser usado pela E-Motors Brasil. Como em um carro manual convencional a combustão, o sistema simula a pressão no pedal da embreagem e distribui o rendimento do motor de acordo com cada uma das cinco marchas. No caso dos exemplares usados por autoescolas, há pedais de embreagem, freio e acelerador para o motorista, e comandos extras idênticos para o instrutor no banco do passageiro.
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Como é o JMEV EV3
Com porte semelhante ao de um Renault Kwid, o JMEV EV3 mede 3,72 metros de comprimento, 1,64 m de largura, 1,48 m de altura e 2,39 m de distância entre-eixos. O modelo está à venda na China desde 2019 e foi o primeiro carro inteiramente desenvolvido pela marca chinesa. A versão trazida ao Brasil tem 300 km de autonomia no ciclo chinês WLTC e motor elétrico com 67 cv de potência.
JMEV EV3 está à venda na China desde 2019
JMEV/Reprodução
Na lista de equipamentos, destaque para itens como câmera 360°, faróis de LED, central multimídia de 10 polegadas, rodas de liga leve de 15 polegadas, controles de tração e estabilidade, frenagem autônoma de emergência e Isofix para cadeirinhas infantis.
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EV3 é compacto e tem porte de Renault Kwid
JMEV/Reprodução
Produção nacional
Hoje homologado apenas como veículo de aprendizagem, o EV3 deverá ser vendido de forma convencional em um segundo momento, atendendo todos os públicos. A E-Motors planeja produzir o modelo no Brasil na cidade de Jaguaré (ES). A fábrica já está sendo construída e deverá operar em regime de SKD (Semi Knocked Down), ou seja, com a montagem de kits prontos do veículo importados da China.
Com produção nacional, o EV3 ganhará mais versões — incluindo variante com câmbio automático convencional de carros elétricos. Já o modelo destinado às autoescolas, ainda importado, deverá ser colocado à venda até o fim do ano por aproximadamente R$ 100 mil, segundo estimativas da própria E-Motors.
Multimídia concentra todos as funções do carro e tem 10 polegadas
JMEV/Reprodução
Parceria Brasil-China
Os planos de lançamento do EV3 no Brasil são oriundos de parceria firmada entre a chinesa JMEV e a brasileira E-Motors. A primeira é uma joint-venture firmada entre a Jiangling Motors Corporation Group (JMCG) e o grupo Renault, com sede em Nanchang, na China. Já a segunda é inteiramente nacional e sediada em Divino (MG).
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