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Carro do Ano 2026 inova com prêmios Pós-Venda do Ano e Atendimento do Ano, em parceria com a Decoupling

11/11/2025
Carro do Ano 2026 inova com prêmios Pós-Venda do Ano e Atendimento do Ano, em parceria com a Decoupling


O prêmio Carro do Ano 2026 anuncia duas novas categorias desenvolvidas em parceria com a Decoupling, consultoria com base tecnológica e acadêmica que usa métodos inovadores de pesquisa com auxílio de inteligência artificial. Os prêmios Atendimento do Ano e Pós-Venda do Ano apontarão as marcas que oferecem as melhores experiências a seus clientes durante, respectivamente, a jornada de compra de um automóvel e os serviços de assistência, manutenção e revisão.
Atendimento do Ano: contemplará a marca que melhor atende seus clientes no processo de compra de um veículo;
Pós-Venda do Ano: apontará a marca que proporciona a melhor experiência de atendimento em serviços assistência, revisão e manutenção aos proprietários de seus veículos.
Para chegar ao vencedor do prêmio Atendimento do Ano 2026, a pesquisa de Autoesporte e Decoupling levará em consideração cinco dimensões:
Experiência no site da marca;
Visita à concessionária;
Test-drive;
Negociação;
Entrega do veículo.
Já o prêmio Pós-Venda do Ano apontará a marca que proporciona a melhor experiência de atendimento em serviços assistência, revisão e manutenção aos proprietários de seus veículos, estejam em garantia ou não. Neste caso, serão levados em consideração oito critérios:
Política de preços;
Garantia;
Revisões;
Manutenção corretiva;
Atendimento;
Cobertura de rede;
Disponibilidade de peças;
Revenda
Em ambos os prêmios, as marcas com melhor nota em cada uma das dimensões receberá um certificado. Já as marcas mais bem classificadas no consolidado de todas as dimensões daquela categoria serão premiadas com os troféus Atendimento do Ano 2026 e Pós-Venda do Ano 2026.
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Como funciona a pesquisa
Na primeira edição das categorias Atendimento do Ano e Pós-Venda do Ano, Autoesporte e Decoupling consideraram as dez marcas de carros mais vendidas no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2025, de acordo com dados oficiais de emplacamento de automóveis e comerciais leves da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). São elas: Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Toyota, Hyundai, Renault, Jeep, Honda, BYD e Nissan.
Para avaliar os índices de satisfação das marcas em cada uma das categorias, a Decoupling coletou mais de 100 mil comentários feitos por proprietários de veículos dessas marcas em diferentes sites, fóruns, plataformas de avaliação e redes sociais no Brasil entre agosto de 2024 e agosto de 2025. Ou seja, em vez de uma tradicional pesquisa estimulada, trata-se de uma pesquisa inovadora com base em avaliações espontâneas dos consumidores.
Com a ajuda de inteligência artificial e modelos de análise desenvolvidos pela Decoupling, as avaliações espontâneas dos consumidores foram processadas para identificar padrões de satisfação em cada dimensão da experiência. Os comentários foram classificados por momento da cadeia de valor (jornada) do cliente, e cada trecho recebeu um score de satisfação conforme o teor da manifestação, permitindo calcular notas médias por marca e por etapa avaliada.
Para garantir uma pesquisa com alto índice de confiança, a consultoria utiliza sua expertise científica para calibrar a análise mitigando vieses de comentários extremos – demasiadamente positivos ou negativos –, ou avaliações com textos pouco explicativos. Além disso, realiza pesquisas paralelas com humanos e compara os dados com os índices apontados pela IA, tanto para validar o trabalho de pesquisa como para aprimorar o aprendizado de máquina em seus modelos de análise.
Atualmente, o método da Decoupling tem um índice de 97% de concordância entre as informações coletadas online, e avaliadas com auxílio de IA, e aquelas concedidas por especialistas humanos nas pesquisas de validação; já nas notas médias calculadas a partir dos comentários espontâneos disponíveis online e aquelas dadas por humanos, o percentual de concordância chega a 94%.
Todo o processo de pesquisa e resultados tem o sigilo assegurado por Decoupling e Autoesporte, a fim de resguardar a credibilidade do processo. Os vencedores das duas categorias serão conhecidos no dia 25 de novembro, junto com os ganhadores das demais categorias, na cerimônia de premiação do Carro do Ano 2026. Como dissemos, os vencedores de cada dimensão receberão certificados, enquanto os vencedores gerais das duas categorias levarão o troféu Atendimento do Ano 2026 e Pós-Venda do Ano 2026.
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Sobre a Decoupling e a metodologia
A Decoupling é uma consultoria fundada 2020 nos Estados Unidos por dois pesquisadores brasileiros: Thales Teixeira, PhD em Marketing Quantitativo pela Universidade de Michigan (Estados Unidos) e professor especializado em Inovação, Disrupção Digital e Futurismo, com atuação há mais de uma década em instituições dos Estados Unidos, como Harvard e Universidade da Califórnia, e Leandro Guissoni, também PhD em Marketing, atual professor e coordenador do mestrado profissional em marketing na Fundação Getúlio Vargas (FGV), também com passagens por Harvard e tendo lecionado na Universidade da Virginia, também nos EUA.
A proposta da consultoria é ir além das pesquisas convencionais de mercado, complementando as abordagens tradicionais com um conceito de “desacoplamento” da experiência, decompondo a jornada do consumidor em diferentes atividades a partir de avaliações espontâneas, para detectar os índices de satisfação do cliente em cada uma dessas etapas separadamente.
“A parceria com a Autoesporte nos permite ampliar o debate sobre inovação no setor automotivo com base em dados e evidências. O estudo da cadeia de valor do cliente mostra com clareza onde marcas estão entregando experiências excepcionais — e onde há pontos cegos que podem ser explorados por novos entrantes. Ao entender esses pontos, as montadoras têm a possibilidade de aumentar a satisfação de seus clientes”, afirma Thales Teixeira, cofundador e CEO global da consultoria.
“Estamos vivendo uma revolução silenciosa também na forma de entender o consumidor. Com o avanço da inteligência artificial, conseguimos hoje interpretar e processar milhares de manifestações públicas — como reviews e comentários nas redes — que revelam com profundidade o que as pessoas realmente valorizam ou rejeitam em cada atividade da experiência relativa de cada marca. A metodologia da Decoupling permite uma visão muito mais precisa das atividades da cadeia de valor do cliente. Com isso, as montadoras ganham uma bússola mais confiável para inovar, alocar recursos e melhorar a experiência de suas marcas, e quem mais se beneficia, no fim, é o consumidor”, completa o cofundador e conselheiro da Decoupling, Leandro Guissoni.
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Fonte: Read More 

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