Carro do Ano 2026: confira as notas de cada finalista do prêmio
![]()
O Carro do Ano 2026 foi concluído em mais uma edição histórica. Os vencedores foram revelados no último dia 25 de novembro durante a cerimônia de premiação realizada em São Paulo (SP). Como em todos os anos, com o objetivo de manter a transparência do processo, Autoesporte divulga as médias das notas dos participantes das categorias principais.
Os 26 jurados da premiação elegeram os vencedores das categorias Picape do Ano, Esportivo do Ano, Carro do Ano Luxo, Carro do Ano Superpremium, Carro do Ano Premium e Carro do Ano, além de Motor do Ano Elétrico, Motor do Ano Híbrido e Motor do Ano Combustão.
Carro do Ano 2026; veja o vencedor de cada categoria
Finalistas que não foram avaliados pelo número mínimo de jurados (dois terços) aparecem sem nota. Todos os resultados foram auditados pela EY. Já os vencedores das categorias Pós-Venda do Ano e Atendimento do Ano foram determinados em parceria com os especialistas da consultoria Decoupling.
Nas categorias Carro do Ano e Motor do Ano, as notas vão de 0 a 10, levando em consideração as notas de todos os jurados em 11 quesitos nas categorias Carro do Ano e cinco quesitos nas categorias Motor do Ano. O regulamento completo pode ser conferido aqui. Em Atendimento do Ano, as avaliações da Decoupling vão de 0 a 1.000. Em Pós-Venda do Ano, de 0 a 1.200.
Confira abaixo todas as notas do prêmio Carro do Ano 2026:
Carro do Ano (até R$ 249.999): Renault Boreal
1°) Renault Boreal: 8,70
2°) Volkswagen Tera: 8,13
3°) Honda WR-V: 7,94
4°) Nissan Kicks: 7,67
5°) GAC GS4: 7,47
O Renault Boreal sagrou-se vencedor da categoria principal. O SUV médio é baseado na plataforma RGMP compartilhada com o Kardian , que já havia sido campeão da edição anterior. e tem produção concentrada no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). É vendido em três versões, sendo todas equipadas com o motor 1.3 TCe turbo flex de quatro cilindros com até 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem EDC, com seis marchas.
Carro do Ano Premium (R$ 250 mil a R$ 399.999): Audi A5
Audi A5 recebeu a maior nota encarando grandes rivais
Autoesporte/Renato Durães
1°) Audi A5: 8,62
2°) GWM Tank 300: 8,34
3°) BMW Série 2 Gran Coupe: 8,06
4°) Zeekr X: 8,06
5°) Mitsubishi Outlander PHEV: 7,89
O novo Audi A5 é equipado com motor 2.0 turbo FSI de quatro cilindros em linha a gasolina com injeção direta da quinta geração da família EA888, chamada Evo5, que desenvolve 272 cv de potência a 5.000 rpm e 40,8 kgfm de torque a 1.600 rpm. Aliado ao propulsor, há um câmbio automatizado de dupla embreagem S tronic de sete marchas e tração integral.
Carro do Ano Superpremium (R$ 400 mil a R$ 599.999): BMW X3
1°) BMW X3: 8,64
2°) Lexus NX 450h+: 8,40
3°) Audi Q5: 8,20
4°) Volkswagen Golf GTI: 7,73
5°) Porsche Macan EV: sem nota
O BMW X3 desbancou rivais de peso com seu motor 2.0 turbo de quatro cilindros em linha a gasolina, dotado de sistema híbrido leve de 48 Volts, que rende 258 cv de potência e 40,8 kgfm de torque combinados. Nesta geração, o SUV médio manteve algumas dimensões e cresceu em outras, agora ostentando 4,75 metros de comprimento (+ 4 cm), 1,92 m de largura (+2 cm), 1,66 m de altura e 2,86 m de distância entre-eixos. O Porsche Macan EV, vale lembrar, ficou sem nota por não ter sido avaliado pelo número mínimo de jurados.
Carro do Ano Luxo (acima de R$ 600 mil): Audi A6 e-tron
Maior sedã elétrico da Audi foi reconhecido no Carro do Ano 2026
Divulgação
1°) Audi A6 e-tron: 8,58
2°) Kia EV9: 8,55
3°) Volvo EX90: 8,42
4°) Porsche Panamera: 8,29
O novo Audi A6 agora pertence à família e-tron — ou seja, tem motorização elétrica e usa a plataforma modular PPE (Premium Platform Electric). As novidades, além de outros predicados, deram ao modelo o título de Carro do Ano Luxo 2026. Superou os rivais Kia EV9, Porsche Panamera e Volvo EX90 com seu conjunto elétrico que desenvolve 367 cv de potência e 59,1 kgfm de torque.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Carro do Ano Esportivo (a partir de 400 cv): Porsche 911 GTS
Porsche 911 GTS volta a se destacar no Carro do Ano
Divulgação
1°) Porsche 911 GTS: 7,66
2°) Mercedes-AMG GT 63 S: 7,59
3°) Audi RS3: 7,46
O Porsche 911 GTS também levou o prêmio de Esportivo do Ano. Para isso, superou dois concorrentes: Audi RS 3 e Mercedes-AMG GT 63 S. Para concorrer, era necessário ter 400 cv de potência ou mais, o que foi cumprido com esmero pelo cupê alemão, que ostenta 541 cv e 62,2 kgfm, derivados de um motor 3.6.
Picape do Ano (sem limite de valor): Ford Maverick Tremor
Ford Maverick Tremor é versão aventureira da picape americana
Divulgação/Ford
1°) Ford Maverick Tremor: 8,25
2°) GWM Poer P30: 7,94
3°) Mitsubishi Triton: 7,85
4°) Ram 3500: 7,69
5°) Fiat Titano: 7,44
Superando Fiat Titano, GWM Poer P30, Mitsubishi Triton e Ram 3500, a Ford Maverick Tremor é a Picape do Ano 2026. A série incorpora incrementos visuais com pegada aventureira, sem deixar a dirigibilidade de lado para quem curte encarar o off-road. Traz motor 2.0 EcoBoost turbo a gasolina de 253 cv de potência e 38,7 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de oito marchas com tração integral sob demanda.
Motor do Ano Combustão: BMW X3
Motor do BMW X3 superou os conjuntos mecânicos da Audi, Fiat, Mitsubishi e GWM
Divulgação
1°) BMW B58B30M2 3.0 MHEV (X3): 8,08
2°) Audi EA888 2.0 Turbo (A5): 7,93
3°) Fiat GSE T200 Hybrid (Pulse e Fastback): 7,25
4°) Mitsubishi 4N16 2.4 turbodiesel (Triton): 6,93
5°) GWM GW4D 2.4 turbodiesel (Poer P30): 6,82
O Motor do Ano Combustão 2026 vai para o propulsor da BMW, que equipa o X3 M50 xDrive. Trata-se do famoso motor 3.0 seis-cilindros em linha turbo a gasolina de duplo fluxo com injeção direta, dotado de um sistema híbrido leve de 48 Volts. São 398 cv de potência e 59,1 kgfm de torque combinados.
Motor do Ano Híbrido: Porsche 911 GTS
Porsche 911 GTS volta a aparecer como vencedor do Motor do Ano Híbrido
Divulgação
1°) Porsche 3.6 Boxer HEV (911 GTS): 8,25
2°) Jaecoo 1.5 Turbo PHEV (Jaecoo 7): 8,13
3°) GWM HiT-4 PHEV (Tank 300): 8,00
4°) BYD DM-i 1.5 turbo PHEV (BYD Song Plus Premium) : 7,79
5°) GAC 4B20L1 2.0 HEV (GS4): 7,51
O prêmio de Motor do Ano Híbrido vai para o Porsche 3.6 turbo HEV, que equipa o 911 GTS. Seu propulsor a combustão, um boxer de seis cilindros, entrega 495 cv de potência e 58,1 kgfm de torque, e trabalha em conjunto com o motor elétrico integrado ao famoso câmbio PDK de dupla embreagem e oito marchas.
Resultado combinado: 541 cv e 62,2 kgfm, suficientes para levar o 911 Carrera GTS Cabriolet de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos. Uma curiosidade é que, apesar de híbrido pleno, por ter uma arquitetura elétrica de alta tensão, o conjunto do 911 GTS não traciona as rodas em modo elétrico. O motor elétrico atua sempre de modo auxiliar ao de combustão.
Motor do Ano Elétrico: Porsche Taycan Turbo GT
Porsche Taycan Turbo GT superou os rivais na categoria Motor do Ano Elétrico por boa margem
Divulgação
1°) Porsche (Taycan Turbo GT): 9,08
2°) Zeekr (001): 8,46
3°) Kia (EV9): 8,27
4°) GAC (Hyptec HT): 7,84
5°) Geely (EX5): 7,80
Em uma dobradinha, a Porsche também levou o prêmio de Motor Elétrico do Ano graças ao Taycan Turbo GT. O carro mais rápido já testado em mais de 60 anos de história da Autoesporte vai de 0 a 100 km/h em meros 2,3 segundos de 0 a 100 km/h. Tal número só é possível graças a uma dupla de motores elétricos síncronos, um dianteiro e um traseiro, de 517 cv e 63,2 kgfm cada. Combinados, são absurdos 1.034 cv de potência e 126,4 kgfm de torque.
Em segundo lugar, aparece o motor elétrico da Zeekr, usado no 001. A marca foi anunciada como vencedora na cerimônia do Carro do Ano 2026. Após a premiação, a EY, responsável pela auditoria, reconheceu que cometeu um erro na divulgação do vencedor da categoria.
O anúncio incorreto ocorreu devido a uma falha da EY na transposição dos votos computados.
Pós-Venda do Ano: Nissan
Marca japonesa foi reconhecida por ter o melhor Pós-Venda do Brasil
Murilo Góes/Autoesporte
A primeira edição do prêmio Pós-Venda do Ano 2026 vai para a Nissan. Essa nova categoria aponta a marca que proporciona a melhor experiência de atendimento em serviços assistência, revisão e manutenção aos proprietários de seus veículos, estejam em garantia ou não. O prêmio considera oito critérios, que rendem um certificado a cada um dos vencedores, com notas de zero a 1.200. Confira abaixo a lista completa:
1°) Nissan: 902
2°) Hyundai: 898
3°) Volkswagen: 891
4°) Toyota: 886
5°) BYD: 876
Confira qual marca se destacou em cada escopo avaliado pela Decoupling no Pós-Venda do Ano 2026:
Política de preços: Nissan
Garantia: Hyundai
Revisões: Chevrolet
Manutenção corretiva: Toyota
Atendimento: Chevrolet
Cobertura de rede: Nissan
Disponibilidade de peças: Nissan
Revenda: Hyundai
VENCEDORA GERAL: Nissan
Atendimento do Ano: Honda
Honda recebeu o troféu Atendimento do Ano por superar as rivais em diversos quesitos
Renato Durães/Autoesporte
O troféu da primeira edição do prêmio Atendimento de Ano vai para a Honda. Essa categoria contempla a marca que melhor atende seus clientes no processo de compra de um veículo. São cinco critérios levados em consideração, que também rendem um certificado a cada vencedor, além do certificado de ganhador geral. Confira a lista geral, com notas de zero a 1.000.
1°) Honda: 816
2°) Toyota: 797
3°) BYD: 796
4°) Hyundai: 785
5°) Jeep: 784
Confira qual marca se destacou em cada escopo avaliado pela Decoupling no Atendimento do Ano 2026:
Pesquisa no site da marca : BYD
Visita à concessionária: Toyota
Test-drive: Honda
Negociação: Honda
Entrega do veículo: Honda
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



