Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Carro do Ano 2025: confira as notas de cada finalista do prêmio

09/12/2024
Carro do Ano 2025: confira as notas de cada finalista do prêmio

Jurados avaliaram critérios com notas de 0 a 10 para eleger os vencedores do prêmio mais importante da indústria automotiva brasileira O Carro do Ano é maior e mais tradicional premiação da indústria automotiva brasileira. Em 2024, o prêmio celebrou os avanços dos automóveis em sete categorias de automóveis e três de motores. Os vencedores foram divulgados durante um evento realizado no dia 26 de novembro. Ainda assim, em nome da transparência, Autoesporte revela agora as notas de cada finalista.
Vale lembrar que os finalistas do Carro do Ano 2025 foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor de acordo com o regulamento. O limite ainda foi de cinco finalistas por categoria, e apenas um modelo por marca pôde ser classificado em uma mesma classe.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Em relação a cédula de votação, os jurados tiveram que avaliar, com notas de 0 a 10, critérios como design, desempenho, motorização, consumo, acabamento, segurança, conforto, ergonomia e custo/benefício, por exemplo.
A indicação para os votantes que não tiveram a oportunidade de testar algum dos finalistas era de preencher a ficha com “não testado”. Desta forma, carros que não foram dirigidos por pelo menos dois terços dos jurados não tiveram notas aferidas.
Confira as notas de cada finalista do Carro do Ano 2025:
Carro do Ano 2025: Renault Kardian
1º) Renault Kardian: 8,34
2º) Hyundai Creta: 8,29
3º) Peugeot 2008: 8,24
4º) Citroën Basalt: 7,65
5º) BYD Dolphin Mini: 7,45
O Renault Kardian é o grande vencedor do Carro do Ano 2025. Essa é a primeira vez que a Renault — e uma fabricante francesa — vence a categoria mais importante. Com as notas reveladas, observamos que o Kardian conquistou o prêmio com uma vantagem muito pequena. Afinal, houve grande equilíbrio entre o SUV, o Hyundai Creta e o Peugeot 2008. A diferença na nota média entre eles foi de 0,05 e 0,1 ponto, respectivamente. Dolphin Mini e Basalt ficaram em um patamar mais abaixo.
O SUV compacto está disponível exclusivamente com motor 1.0 turbo de 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, com câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem, de seis e sete marchas, respectivamente. Entre os principais atributos estão o design e a lista de itens de conforto.
Initial plugin text
Carro do Ano Premium 2025: Hyundai Ioniq 5
1º) Hyundai Ioniq 5: 8,42
2º) Honda CR-V: 8,22
2º) Volvo EX30: 8,22
4º) Kia EV5: 8,01
5º) BMW X2: sem nota
O Hyundai mais premiado da história recente da marca também conquistou o Carro do Ano Premium 2025. O Ioniq 5 foi eleito o melhor com preços de R$ 200 mil a R$ 400 mil. A diferença na média das notas, neste caso, foi um pouco maior. Com 8,42, o Ioniq 5 conseguiu 0,2 ponto de vantagem em relação a CR-V e EX30, que empataram na segunda posição. O EV5 ficou na quarta colocação, com nota de 8,01. Por fim, o BMW X2 não foi testado por pelo menos dois terços dos votantes.
O Ioniq 5 é vendido em versão única por R$ 394.990. Equipado com dois motores elétricos, dispõe de 325 cv de potência e 61,6 kgfm de torque. Com esse conjunto, o hatch vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, com velocidade máxima de 185 km/h. Já o pacote de baterias é de 84 kWh e a autonomia chega a 374 km, conforme medição do Inmetro. Entre os destaques do Ioniq 5 estão o desempenho e o generosíssimo espaço interno.
Carro do Ano Superpremium 2025: Audi Q6 e-tron
Audi Q6 e-tron 2024 foi o grande vencedor na categoria Superpremium
Divulgação
1º) Audi Q6 e-tron: 8,34
2º) BMW iX2: 8,20
3º) Chevrolet Blazer EV: 8,13
4º) Hyundai Palisade: 8,01
5º) Mercedes-Benz E300: sem nota
O Audi Q6 e-tron foi eleito o Carro do Ano Superpremium 2025. O modelo é comercializado nas versões Performance (R$ 559.990) e Performance Black (R$ 599.990), e marca uma nova fase na eletrificação na Audi. Feito sobre a plataforma PPE, tem bateria de íons de lítio de 94,9 kWh que garante a boa autonomia de 411 km, segundo o Inmetro.
Já o motor elétrico rende 387 cv de potência e 54,5 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h, de acordo com a fabricante, é feito em 5,9 segundos. Nas notas, o Q6 superou o iX2 por pouco. A diferença entre eles foi de 0,05 ponto. O E300 não foi avaliado pelo número mínimo de jurados, logo, aparece sem nota.
Carro do Ano Luxo 2025: Lexus RX 450h+
1º) Lexus RX 450h+: 8,53
2º) BMW i5: 8,52
3º) Mercedes-AMG SL 63 S E: sem nota
A categoria mais acirrada do Carro do Ano 2025 foi logo a estreante, decidida por uma diferença de 0,01 ponto. Bom para o Lexus RX 450h+, eleito Carro do Ano Luxo 2025. O primeiro SUV híbrido plug-in da marca no Brasil foi reconhecido como o melhor na categoria com preços acima de R$ 600 mil.
O Lexus RX 450h+ estreou com preço de R$ 609.990. Sob o capô, traz um motor 2.5 aspirado a gasolina de 187 cv e 23,6 kgfm. Os dois motores elétricos auxiliares, um dianteiro e outro traseiro, são síncronos e têm, respectivamente, 182 cv e 54 cv. A potência combinada é de 308 cv. O torque total não foi revelado. Segundo a marca, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. Com bateria de íons de lítio de 18,1 kWh, o RX 450h+ tem autonomia de 56 km no modo elétrico (Inmetro).
Carro do Ano Esportivo 2025: Ford Mustang
1º) Ford Mustang: 7,58
2º) Mercedes-AMG GT 63 S E Performance: sem nota
3º) Porsche 718 Spyder RS: sem nota
Barbada para o Ford Mustang. O icônico muscle, que completa 60 anos em 2024, venceu a categoria por méritos próprios, óbvio, mas também pela falta de acesso dos jurados aos demais carros. Nesta categoria não há valor mínimo ou máximo, porém o candidato precisa ter características típicas de carros esportivos.
Em sua sétima geração, o Mustang é vendido no Brasil na versão GT, que custa R$ 529 mil. O motor V8 Coyote 5.0 aspirado resiste ao tempo com seus 488 cv de potência e 57,5 kgfm de torque. Está aliado a um câmbio automático de dez marchas. O 0 a 100 km/h é feito em 4,3 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h.
Picape do Ano 2025: Chevrolet S10
1º) Chevrolet S10: 8,11
2º) Fiat Titano: 6,89
3º) Jac Hunter: 6,57
A maior diferença nas médias de notas da 58ª edição da premiação é observada na categoria Picape do Ano. A Chevrolet S10, com grande margem, foi eleita Picape do Ano 2025. A representante da GM recebeu média de 8,11 dos jurados, contra 6,89 da Titano e 6,57 da Hunter. De quebra, a Chevrolet encerrou um jejum de sete anos sem conquistar o Carro do Ano em alguma categoria. A última vez havia sido na edição 2018, com o motor 2.0 turbo do Equinox.
O motor 2.8 Duramax turbodiesel, também finalista na categoria Motor do Ano Combustão, foi recalibrado para desenvolver até 207 cv de potência e 52 kgfm de torque, e vem aliado a um câmbio automático de oito marchas ou manual de seis. A velocidade máxima alcançada é de 180 km/h.
Picape do Ano Premium 2025: Ford Ranger Raptor
1º) Ford Ranger Raptor: 8,58
2º) Ram 1500: 8,24
3º) Volkswagen Amarok: 7,73
Não deu para Ram 1500 ou Volkswagen Amarok. Pelo terceiro ano consecutivo, a Ford fatura ao menos um prêmio nas categorias de picapes do Carro do Ano. Depois de Maverick, Ranger e F-150, foi a vez da versão esportiva da Ranger ser a grande vencedora do prêmio de Picape do Ano Premium 2025.
A caminhonete tem no competente V6 3.0 Power Stroke seu principal chamariz. A gasolina, o motor entrega 397 cv de potência e 59,4 kgfm de torque. A Ranger Raptor vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e alcança velocidade máxima de 180 km/h — é uma das caminhonetes mais velozes do Brasil.
Nas notas, considerando a média de todos os jurados, houve uma diferença até apertada entre elas, de 8,58 para 8,24 da Ram 1500. A Amarok, que passou por uma reestilização em meados deste ano, ficou um pouco mais atrás, com nota final de 7,73.
Motor do Ano Combustão 2025: Renault 1.0 TCe
Renault Kardian tem motor 1.0 de 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque
autoesporte
1º) Renault 1.0 TCe: 7,96
2º) Mercedes-Benz 2.0 MHEV: 7,93
3º) Ford Power Stroke V6 3.0T: 7,86
4º) Hyundai 1.6 Smartstream TGDI: 7,85
5º) Chevrolet 2.8 Duramax: 7,53
Além de receber o título de Carro do Ano, o Kardian levou a Renault a vencer a categoria Motor do Ano Combustão, pela unidade TCe 1.0. Desenvolvido e produzido pela Horse, o motor estreou no SUV compacto e equipará outros carros nacionais da marca no futuro. A unidade turbo flex de três cilindros e injeção direta de combustível é capaz de entregar 125 cv de potência com etanol. O torque de 22,4 kgfm é o maior do segmento.
Motor do Ano Híbrido 2025: Toyota/Lexus 2.5 PHEV
O motor PHEV equipa carros da Toyota e da Lexus
Murilo Góes/Autoesporte
1º) Toyota/Lexus 2.5 PHEV: 7,96
2º) Mercedes 4.0 V8 HEV: 7,84
3º) BMW 2.0 PHEV: 7,80
4º) Porsche V6 PHEV: 7,71
5º) JLR Ingenium PHEV: 7,53
A Toyota foi outra a conseguir dobradinha. Além da vitória do Lexus RX 450h+ como Carro do Ano Luxo, o conjunto híbrido plug-in formado pelo motor 2.5 aspirado e por outros dois elétricos venceu a inédita categoria de Motor do Ano Híbrido. A unidade equipa o próprio RX 450h+ e também o RAV4. São 308 cv e 306 cv de potência combinada, respectivamente. Em consumo, chega a 35 km/l.
Motor do Ano Elétrico 2025: BMW i5
BMW i5 tem motor elétrico dianteiro de mais de 600 cv
Divulgação
1º) BMW i5: 8,20
2º) Volvo EX30: 8,15
3º) Kia EV5: 7,84
4º) BYD Yuan Pro: 7,83
5º) Chevrolet Blazer EV: 7,68
Na também inédita categoria Motor do Ano Elétrico, a primeira campeã é a BMW, com o competente conjunto que equipa o sedã i5. A única versão disponível no Brasil, M50, tem insanos 601 cv de potência e 83,6 kgfm de torque, que levam o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. Como essa categoria também avalia o gerenciamento de energia, parte da conquista do i5 se deve às eficientes baterias de 81,2 kWh, que garantem até 516 km de autonomia — uma das maiores do país.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.