Caoa Chery Tiggo 8 usado é SUV de 7 lugares imbatível no custo-benefício


O segmento de SUVs de sete lugares no Brasil sempre foi dominado por marcas tradicionais, com modelos grandes, caros e, muitas vezes, com pouca oferta de equipamentos nas versões de entrada. Foi nesse cenário que o Caoa Chery Tiggo 8 entrou em cena em 2020, com uma proposta ousada: entregar muito espaço, acabamento refinado e uma lista de equipamentos bastante generosa por um preço mais competitivo.
O SUV sino-brasileiro rapidamente chamou atenção pelo visual moderno, pela oferta de tecnologia e, principalmente, por colocar à disposição do público versões bem equipadas com preços competitivos. Com o passar dos anos, o Tiggo 8 se consolidou como um dos produtos mais completos da Caoa Chery, ampliando sua gama com a chegada da versão híbrida plug-in e passando a adotar o nome “Pro” nas variantes mais recentes.
A evolução também trouxe mudanças visuais, novos recursos de assistência à condução e mais refinamento interno, mantendo o foco em quem busca um SUV familiar com bom desempenho, tecnologia e custo-benefício. A seguir, reunimos todas as informações para ajudar você a entender as diferenças entre as versões, motores e anos do modelo.
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Características gerais
O Caoa Chery Tiggo 8 foi o primeiro SUV de sete lugares lançado pela marca sino-brasileira, após a consolidação da joint venture entre o grupo Caoa e a Chery no Brasil. O modelo é construído sobre a plataforma modular T1X, também usada em outros produtos da marca como Tiggo 5x e Tiggo 7, mas com entre-eixos estendido e reforços estruturais específicos para comportar a terceira fileira de bancos. O desenho moderno e a carroceria alta seguem o padrão visual dos utilitários esportivos da Chery, com linhas bem definidas e boa altura do solo (20 cm).
Caoa Chery Tiggo 8 Pro traz acabamento e design refinados
Divulgação
Apesar das dimensões generosas (4,70 metros de comprimento e 2,71 m de entre-eixos), o Tiggo 8 se mantém ágil no uso urbano, graças à direção elétrica bem calibrada e ao bom raio de giro. A cabine é um dos destaques do projeto: traz acabamento de bom nível, painel com três telas (nas versões mais caras), saídas de ar para a segunda fileira e espaço interno confortável para até sete ocupantes, ainda que os dois últimos assentos sejam mais indicados para crianças ou uso eventual.
O porta-malas acomoda até 889 litros com cinco lugares em uso, número que cai para 193 litros com a terceira fileira montada.
Sem a terceira fileira, o Tiggo tem 889 litros de capacidade no porta-malas
André Paixão/Autoesporte
Outro diferencial do projeto está no pacote de equipamentos, sempre generoso desde a versão de entrada. O Tiggo 8 trouxe de série itens como ar-condicionado automático digital, freio de estacionamento eletrônico, rodas de liga leve aro 18 ou 19, faróis de LED, central multimídia com tela generosa e acabamento com materiais emborrachados em boa parte do painel. Com o passar dos anos, as versões mais completas ainda adicionaram assistentes de condução como alerta de colisão com frenagem automática, controle adaptativo de cruzeiro e câmeras com visão 360º.
Motorização
Até a linha 2024, o Tiggo 8 era oferecido na versão TXS com motor 1.6 turbo a gasolina, que entrega 187 cv e 28 kgfm de torque, sempre com câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas e tração dianteira. A dirigibilidade agrada especialmente pelo bom desempenho em acelerações e retomadas, além do funcionamento suave da transmissão.
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Caoa Chery Tiggo 8 2025: preços, motores, consumo, dimensões e equipamentos
A partir de 2022, chegou o Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid (PHEV), que combina um motor 1.5 turbo a gasolina com dois motores elétricos, totalizando 317 cv e 56,6 kgfm. A transmissão é do tipo DHT (Dedicated Hybrid Transmission), e a autonomia elétrica declarada pela marca chega a 77 km. O sistema híbrido permite rodar no modo 100% elétrico, no modo híbrido automático ou com priorização do motor a combustão para recarga da bateria.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid tem autonomia de até 77 km no modo elétrico
Divulgação
Na linha 2023 e 2024, a versão TXS passou a ser complementada pela TXS Max Drive, mantendo o motor 1.6 turbo, mas com visual renovado, faróis full-LED e um pacote tecnológico mais avançado, incluindo assistentes semiautônomos de condução.
Já a linha 2025 unificou a identidade da gama sob o nome “Tiggo 8 Pro”, mantendo três opções:
Tiggo 8 Max Drive 1.6 Turbo, versão de entrada com o motor conhecido e pacote atualizado;
Tiggo 8 Pro 1.6 Turbo, com acabamento interno superior, rodas aro 19 e assistentes de condução de série;
Tiggo 8 Pro PHEV, a opção híbrida plug-in, mais potente e eficiente, posicionada como a topo de linha da gama.
Versões e equipamentos de série
Mesmo nas versões de entrada, o Tiggo 8 oferece um pacote bastante generoso: ar-condicionado automático digital com duas zonas, sete airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera 360°, chave presencial, rodas de liga leve aro 18, bancos dianteiros com ajustes elétricos e central multimídia com tela de 10,25”. A versão TXS Max Drive trouxe visual renovado, faróis em LED, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e monitoramento de ponto cego.
Pacote de equipamentos do Caoa Chery Tiggo 8 é generoso mesmo nas configurações mais básicas
Divulgação
Na versão Tiggo 8 Pro 1.6 Turbo, os itens de segurança ativa são mantidos, com adição de refinamentos estéticos como painel em material soft touch, acabamento em tons claros, rodas aro 19 com novo desenho e teto solar panorâmico.
O Tiggo 8 Pro PHEV é o mais completo da linha, com painel digital de 12,3”, sistema de câmeras com visão em 3D, ar-condicionado digital com três zonas, carregador por indução, sistema V2L (que permite alimentar dispositivos elétricos externos) e modos de condução elétrica.
Central multmídia do Caoa Chery Tiggo 8 PHEV
Vitória Drehmer/Autoesporte
Entre 2023 e 2024, a marca ofereceu a série limitada Tiggo 8 Founders Edition, que celebrava os cinco anos da Caoa Chery no Brasil. Baseada na versão TXS Max Drive, ela trazia emblemas exclusivos, acabamento interno com bancos em couro marrom, detalhes escurecidos na carroceria, numeração limitada no console e todos os itens do pacote de segurança ativa. Foi oferecida apenas com motor 1.6 turbo e produção restrita a 1.000 unidades.
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Vale a pena?
O Tiggo 8 é uma das opções mais interessantes para quem procura um SUV com sete lugares, bom desempenho e nível de equipamentos superior ao usualmente oferecido no segmento. A versão TXS com motor 1.6 turbo atende com folga famílias que precisam de espaço e conforto, enquanto o Tiggo 8 Pro PHEV oferece uma alternativa eletrificada com desempenho superior e baixo consumo — ideal para quem deseja um carro grande e moderno, mas com foco em eficiência.
Mesmo endo um SUV grande, o Tiggo 8 demonstra ser um veículo ágil no uso urbano
Divulgação
A presença de diferentes versões permite que o modelo atenda desde quem prioriza o custo-benefício até quem busca o máximo em tecnologia.
Preços na tabela FIPE
Linha 2019:
Tiggo 8 TXS 1.6 Turbo GDI: R$ 125.173
Linha 2020:
Tiggo 8 TXS 1.6 Turbo GDI: n/d
Linha 2021:
Tiggo 8 TXS 1.6 Turbo GDI: R$ 128.962
Linha 2022:
Tiggo 8 TXS 1.6 Turbo GDI: R$ 136.997
Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid: R$ 175.147
Linha 2023:
Tiggo 8 TXS 1.6: R$ 145.147
Tiggo 8 TXS 1.6 Max Drive 1.6 Turbo GDI: R$ 151.173
Tiggo 8 Founder’s Edition 1.6 Turbo GDI: R$ 154.006
Tiggo 8 Pro Hybrid 1.5 Turbo: R$ 184.892
Linha 2024:
Tiggo 8 TXS 1.6: R$ 153.889
Tiggo 8 TXS 1.6 Max Drive 1.6 Turbo GDI: R$ 159.142
Tiggo 8 Founder’s Edition 1.6 Turbo GDI: R$ 174.971
Tiggo 8 Pro Hybrid 1.5 Turbo: R$ 202.091
Linha 2025:
Tiggo 8 Max Drive 1.6 Turbo Automático: R$ 169.410
Tiggo 8 Pro 1.6 Turbo: R$ 183.965
Tiggo 8 Pro Hybrid 1.5: R$ 229.190
Linha 2026:
Tiggo 8 Pro 1.6 Turbo: R$ 189.990
Tiggo 8 Pro Hybrid 1.5: R$ 269.990
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