Cadillac deve estrear no Brasil em 2025 para ser marca de luxo da GM

Três SUVs elétricos da marca superpremium são apostas para o mercado brasileiro; confira Após anúncio de que a Cadillac iria se arriscar no automobilismo, ao integrar o grid da Fórmula 1 a partir da temporada de 2026, parece que a General Motors — empresa dona da marca de luxo e de outras, como a Chevrolet — tem mais planos para a divisão de automóveis superpremium. Planos esses que envolvem o Brasil, já que a marca deve passar a (finalmente) vender alguns de seus modelos no mercado nacional.
À princípio serão duas concessionárias, sendo uma em São Paulo (SP) e outra em Curitiba (PR), que devem ser inauguradas ainda em 2025. As informações são do portal Autos Segredos, mas vale dizer que a especulação sobre a vinda da Cadillac ao Brasil não é recente.
Initial plugin text
Em 2022, Autoesporte esteve em Detroit (EUA), na sede da GM, para conhecer lançamentos de Cadillac e Chevrolet, quando foi comunicada de maneira informal sobre os planos da empresa em oferecer sua gama de modelos de luxo ao consumidor brasileiro. De lá para cá, entretanto, não aconteceram grandes avanços.
Chevrolet confirma “volta” do Opala e picape clássica com V8 do Camaro
Os carros mais caros vendidos em leilões no Brasil em 2024
Carros ficam até R$ 40 mil mais caros em um ano; veja os maiores aumentos
Até o momento, mesmo com a informação de abertura das duas concessionárias por aqui ainda este ano, a marca americana não divulgou uma data para a chegada ao país, nem os modelos que serão vendidos por aqui. Além disso, não está claro se as lojas da Cadillac serão independentes, ou se seus carros dividirão as vitrines com o mostruário da Chevrolet.
Escalade deve ser o carro chefe no Brasil
Cadillac Escalade tem opções elétricas no portfólio da marca nos Estados Unidos
Divulgação
Mesmo sem o anúncio oficial, Autoesporte divulgou em outra reportagem de novembro de 2024 os três modelos que deverão estrear a Cadillac nas terras tupiniquins. Seguindo o comportamento de mercado dos últimos anos, estamos falando de SUVs com conjunto mecânico elétrico. Assim, pode-se esperar que Escalade IQ, Escalade IQL e Lyric inaugurem o portfólio superpremium da marca de luxo por aqui.
IQ e IQL são duas versões do mesmo carro, o Escalade, que é equipado com dois motores elétricos que desenvolvem 760 cv de potência e 106 kgfm de torque. A gigantesca bateria de 200 kWh proporciona autonomia de mais de 700 km, no ciclo WLTP. A diferença entre as configurações, entretanto, está no tamanho. São 5,65 metros de comprimento para a IQ, e quase 5,70 m para a IQL (o “L” vem de “large” – grande em inglês).
Cadillac Lyriq é irmão rico do Chevrolet Blazer EV e pode começar a ser vendido no mercado nacional em 2025
Divulgação
É importante frisar, que não se pode descartar a possibilidade de que versões a combustão do SUV grande também venham ao Brasil. Isso porque estamos falando do carro mais vendido da Cadillac no mercado nacional, até o momento por importação independente. Um dos carros mais luxuosos do mundo, o Escalade é o queridinho de atores, jogadores de basquete e personalidades de TV nos Estados Unidos, mas também faz sucesso em nações abastadas, como Catar e Emirados Árabes Unidos.
Já o Cadillac Lyriq é a roupagem premium de um carro que já conhecemos: o Chevrolet Blazer EV. O SUV médio elétrico servirá como carro de entrada para a marca no país, para morder a fatia do segmento que hoje engloba modelos como o BMW iX1. Nos Estados Unidos, são duas variantes à venda, sendo a primeira com tração traseira e alcance elétrico de 505 km, e a segunda com conjunto motriz nas quatro rodas, o que reduz a autonomia para 482 km.
Cadillac Lyriq está disponível em duas configurações no mercado norte-americano
Divulgação
Por fim, vale citar também uma outra possibilidade: o Optiq, que tem o nome registrado no Brasil. Trata-se de um SUV elétrico de 4,82 metros de comprimento equipado com um conjunto de baterias de 85 kWh que, no padrão norte-americano, oferta até 486 km de autonomia. No mercado exterior, o modelo está disponível em três opções de motorização. Duas com apenas um motor elétrico e potências de 204 e 245 cv, e uma versão topo de linha que traz dois propulsores elétricos que, juntos, entregam 305 cv.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



