BYD vende quase 80% dos carros elétricos comercializados no Brasil


Em julho de 2025, a BYD apresentou o primeiro carro elétrico montado no Brasil. Trata-se do Dolphin Mini, que também é veículo mais vendido da categoria no país. Não por menos, é uma das principais peças da marca, que alcançou um feito importante: já representa 76,8% das vendas de carros elétricos no Brasil.
Em números absolutos, significa que dos 37.536 automóveis e comerciais leves a bateria vendidos, 28.821 são da montadora chinesa. O dado é da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), abrangendo o acumulado de 2025 até julho.
Para efeito de comparação, o segundo lugar da lista de marcas que mais vendem elétricos no mercado fica para a Volvo, com 7,80% de participação nos sete primeiros meses do ano. O pódio é fechado com a rival GWM com 4,16%, que acaba de divulgar uma data para o início de sua produção nacional. Confira:
As 10 marcas que mais venderam carros elétricos até julho de 2025
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Apesar dos recentes conflitos, como ter o pedido negado pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) para a redução de imposto sobre veículos montados em regime SKD e CKD no país, a BYD segue em crescimento.
Esse resultado também se mantém quando olhamos exclusivamente para o mês de julho. Aliás, mostra uma proporção ainda maior com 78,59% de participação no setor de elétricos, seguido por Volvo (4,71%) e a estreante GAC (3,88%), que lançará o GS3, novo SUV compacto elétrico, até o fim deste ano.
BYD King 2026: preços, versões, consumo e equipamentos do sedã híbrido
BYD Seal híbrido: conhecemos o sedã que roda 2.000 km sem ter que abastecer
Volvo ES90: sedã elétrico que carrega em 20 minutos chega ao Brasil em 2026
BYD Dolphin Mini na liderança
Como falamos, grande parte desse número se dá nas vendas do seu carro de entrada, o BYD Dolphin Mini. Nos primeiros sete meses de 2025, por exemplo, o carrinho emplacou 16.232 unidades, segundo os dados da Associação Brasileiro do Veículo Elétrico (ABVE) . Ele é seguido pelo irmão maior, o Dolphin, que vendeu 7.592 exemplares.
BYD fica na frente de Volvo e vende maior fatia de carros elétricos no mercado nacional
Divulgação/BYD
Logo em seguida, vem o Yuan Pro em 4ª posição com 2.571 vendas entre os veículos elétricos. E apesar do Volvo EX30 aparecer em 5° lugar com 2.238 emplacamentos, logo em seguida, já vem o sedã elétrico Seal com 1.718 unidades vendidas. Confira os números dos elétricos mais vendidos até julho:
Carros elétricos mais vendidos do Brasil até julho de 2025
Investimento nacional
Importante reforçar que, além do Dolphin Mini, a BYD promete montar mais sete modelos diferentes na fábrica de Camaçari (BA) até 2026. A informação veio de entrevista exclusiva de Autoesporte com Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD.
Initial plugin text
Entre os modelos confirmados estão os híbridos Song Pro e King. Entretanto, ainda em 2025, conforme antecipado por Autoesporte, o Dolphin também passará a ser finalizado em Camaçari. Desse modo, restam outros quatro modelos a saber.
BYD Yuan Pro é um dos elétricos da marca chinesa entre os 10 mais vendidos
Divulgação
A tendência é que o Song Plus também entre para a lista, já que é um dos carros mais vendidos da BYD no Brasil. Além dele, os SUVs elétricos Yuan Plus e Yuan Pro devem reforçar a lista. Por fim, o oitavo modelo muito provavelmente é a picape intermediária derivada do Song que será apresentada ainda em 2025, com vendas começando no ano que vem.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



