BYD U8: por que uma lei brasileira impede venda do SUV que gira em 360°

Utilitário chinês excede o chamado Peso Bruto Total de veículos leves e precisaria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria D para ser conduzido O BYD Yangwang U8 viralizou nas redes sociais por seu porte avantajado e a característica inusitada de girar 360° no próprio eixo, mas não deve ser vendido no Brasil. O impedititvo não é a estratégia comercial da marca, mas sim uma questão de legislação: o SUV gigante chinês excederia o Peso Bruto Total (PBT) exigido pela legislação brasileira para ser homologado como um veículo leve.
Isso porque o BYD U8 tem um peso em ordem de marcha de 3.460 kg. Somando a carga útil, ou seja, a capacidade máxima de peso para o transporta de passageiros e bagagens, seu peso total chega a 3.985 kg na China, superior aos 3.500 kg exigidos pela lei de homologação brasileira para automóveis e comerciais leves. Ou seja, o SUV teria que ser vendido aqui como um micro-ônibus ou van, podendo ser conduzido apenas por motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tipo D.
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Boa parte do peso do U8 vem do conjunto de baterias de 49 kWh, aliado ao uso de um motor 2.0 turbo a gasolina usado apenas como gerador, o que faz dele um elétrico de autonomia estendida (EREV). Além disso, suas dimensões são 5,3 metros de comprimento e 2,1 m de largura.
Uma alternativa para a BYD seria registrá-lo como veículo pesado. Mas, neste caso, o SUV chinês não poderia ser conduzido por pessoas com CNH de categoria B — a mais comum do Brasil, voltada a automóveis e comerciais leves. Por isso, a marca não deve lançá-lo no mercado. Em vez disso, tende a trazê-lo apenas para usar em eventos de exibição.
Segundo as leis brasileiras, veículos de passageiros com mais de 3.500 kg de PBT exigem CNH de categoria D. Isso porque a categoria C é voltada a modelos acima desse peso bruto total, porém voltados ao transporte de cargas. Neste caso, o proprietário do SUV chinês precisaria da mesma qualificação de motoristas de ônibus, micro-ônibus ou vans.
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BYD Yangwang U8 é um dos SUVs chineses mais caros do mundo
Cauê Lira/Autoesporte
Autoesporte entrou em contato com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), que confirmou que a homologação veicular no Brasil precisa respeitar a Portaria n° 63/2009 da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Em seu artigo 1º, a portaria determina que:
“”Homologar os veículos e as combinações de veículos de transporte de carga e de passageiros, constantes do Anexo desta Portaria, com seus respectivos limites de comprimento, Peso Bruto Total – PBT e Peso Bruto Total Combinado – PBTC.”
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Portanto, para ser vendido a motoristas com categoria B no Brasil, como veículo leve, o BYD Yangwang U8 precisaria perder quase 500 kg de peso. Até o momento, apenas uma versão foi apresentada no mercado chinês — e não há previsão da chegada de uma configuração com baterias menores, consequentemente mais leves.
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O SUV virá ao Brasil?
A boa notícia aos que estão curiosos para vê-lo manobrando em 360° sem sair do lugar é que a BYD vai trazer algumas unidades do U8 ao Brasil. O objetivo é mostrá-lo como uma matriz de tecnologia em exibições públicas e eventos internos.
Como dissemos, o Yangwang U8 é um carro elétrico com autonomia estendida, mas roda 100% na eletricidade. Isso porque seu motor a combustão é utilizado apenas como um gerador para as baterias. Estas abastecem quatro motores elétricos instalados em cada roda, que desenvolvem 1.200 cv e 103,5 kgfm.
O preço também seria outro empecilho. Quem encomendou o SUV na China teve de desembolsar o equivalente a US$ 150 mil. Em conversão direta, o valor ultrapassa R$ 760 mil.
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