BYD Tan L é SUV com drone no teto que será vendido no Brasil; saiba quando


Com a fábrica de Camaçari (BA) inaugurada, a BYD vai voltar as atenções aos lançamentos de produtos no Brasil. Em novembro, como já foi amplamente divulgado, vai iniciar as operações da submarca de luxo Denza. Um mês depois, já em dezembro, é a vez de o maior e mais refinado modelo com a marca BYD dar as caras por aqui. É o Tan L, um SUV híbrido plug-in de mais de 5 metros de comprimento e muita tecnologia.
O SUV inclusive já foi visto em testes por aqui algumas vezes. Em maio, por exemplo, o perfil Placa Verde flagrou o SUV. Agora, estivemos na China, visitamos uma concessionária BYD e trazemos mais informações sobre o Tan L. Na China, há versões elétrica e híbrida plug-in. No Brasil, virá a segunda opção. Nesse caso, o motor a gasolina é o 1.5 turbo a gasolina de 156 cv de potência e 22,9 kgfm da mesma família de Song Plus Premium e Shark.
BYD Tan L é a terceira geração da família Tan
Divulgação
Já a parte elétrica é formada por um ou dois motores. No primeiro caso, são 271 cv e 32,1 kgfm, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Com duas máquinas elétricas, a tração passa a ser integral, e a potência salta para 542 cv, ao passo que o tempo para chegar aos 100 km/h despenca para 4,3 segundos. A BYD, no entanto, não revela a potência combinada com o propulsor a combustão.
Em todos os casos, a bateria é a mesma, de 35,6 kWh. O alcance, claro, varia com a motorização. Quando há apenas um motor elétrico, são 215 km. Com dois, baixa para 200 km.
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Como é o Tan L?
BYD Tan L tem um drone na versão topo de linha
Divulgação
Em nossa visita na China, conhecemos a versão mais cara e completa do Tan L (lá chamada de Tang L), que provavelmente não virá ao Brasil por uma simples razão: possui um compartimento no teto que acomoda um drone da DJI, empresa especializada em veículos voadores não tripulados e sediada na mesma cidade da BYD, Shenzhen. Logo, é mais pesada, tem menor alcance e desempenho pior.
O Tan L é a geração mais recente do SUV grande da BYD. Lançada no início de 2025, é construída sobre uma nova plataforma, que permite inclusive a adoção do sistema semi-autônomo God’s Eyes (olhos de Deus, na tradução livre) DiPilot 300, a segunda mais avançada da marca.
BYD Tan L tem uma série de sensores e câmeras para o sistema ADAS
André Paixão/Autoesporte
Tem 12 câmeras, 18 radares e pode, entre outras coisas, estacionar sozinho e até evitar colisões quando outros veículos vêm na direção do BYD.
Nas medidas, são 5,04 metros de comprimento, 2 metros cravados de largura, 1,76 m de altura e 2,95 m de entre-eixos. Assim como o Tan, tem capacidade para 7 pessoas. O acabamento é de excelente qualidade. E o destaque na cabine vai para o gigantesco teto solar, além da ausência quase completa de botões, seguindo um padrão de outras marcas chinesas. Também há uma mini geladeira a bordo.
BYD Tan L tem poucos botões e acabamento de excelente qualidade
André Paixão/Autoesporte
Fora, o desenho também parece uma evolução do Tan que conhecemos. Os faróis e a grade parecem mais integrados. O perfil também é mais musculoso, com capô elevado. Na traseira, as lanternas são mais afiladas.
E o Tan atual?
Novo BYD Tan 2024
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Ainda não há qualquer informação sobre o futuro do Tan elétrico vendido no Brasil atualmente. No site da BYD na China, a única versão disponível para o modelo, que por lá se chama Tang, é a híbrida plug-in, não oferecida por aqui.
Considerando que o Tan elétrico vendeu menos de 100 unidades no Brasil em 2025, não seria estranho se a marca decidisse trocar o modelo pelo Tan L PHEV. Porém, ainda não há qualquer confirmação nesse sentido.
O mesmo vale para o preço do Tan L. Na China, eles vão de 230 mil yuan (R$ 173 mil) a 285 mil yuan (R$ 215 mil). A opção intermediária, de 250 mil yuan poderia ser a mais cotada para cá. Considerando que o sedã Han custa 205 mil yuan por lá e chega ao Brasil por R$ 559.800, é bem provável que o SUV alcance o patamar dos R$ 600 mil.
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