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BYD Seal híbrido registrado no Brasil tem 1.300 km de autonomia e pode ser rival do Honda Civic

03/10/2023
BYD Seal híbrido registrado no Brasil tem 1.300 km de autonomia e pode ser rival do Honda Civic

Sedã que chegou ao Brasil como elétrico esportivo de 531 cv agora pode ter versão híbrida para concorrer com Civic e:Hev e companhia A BYD já vende seis carros diferentes no Brasil. Começou a operação com o SUV Tan e o sedã Han, e agora já conta com Song Plus, Yuan Plus, Dolphin e Seal no portfólio. Este último é o lançamento mais recente da marca, e o sedã agora pode ter uma nova opção do híbrida no Brasil para se juntar a elétrica de 531 cv.
A marca BYD registrou no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), nesta terça-feira (3), as patentes do BYD Seal híbrido plug-in, que tem o sistema conhecido como DM-i. Seu visual é um pouco diferente da configuração elétrica apresentada pela marca do Festival Interlagos e já testada pela Autoesporte.
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BYD Seal DM-i tem desenhos registrados no Brasil
INPI
O conjunto óptico se mantém idêntico até mesmo com a luz de posição, que sai do farol e forma uma espécie de “J” na estrutura do para-choque. Mas o sedã traz nova tomada de ar inferior nessa versão, e é essa a principal modificação de design.
Além disso, diferente da opção elétrica, a híbrida tem luzes de condução diurna no para-choque, e o espaço é dividido por tomadas de ar laterais. As rodas também têm desenho diferente, e opções de 17, 18 ou 19 polegadas.
A traseira segue as mesmas linhas de desenho, mas troca a assinatura por extenso “Build Your Dreams” por apenas “BYD”, no centro da tampa do porta-malas.
Já as dimensões mudam um pouco, com o modelo híbrido sendo um pouco maior no comprimento, mas é menor no espaço interno. São 4,90 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,49 de altura e 2,90 m de entre-eixos. A versão elétrica mede: 4,80 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,49 m de altura, 2,92 m de entre-eixos e porta-malas com 402 litros de capacidade; talvez da versão híbrida seja maior, entretanto, nada foi revelado sobre a capacidade.
Assinatura muda para “BYD” na traseira
Divulgação
Por dentro, as configurações elétrica e híbrida são bem parecidas. O Seal DM-i tem tela rotativa de 15,6 polegadas para a multimídia, 10,25 polegadas para o cluster de instrumentos e até head-up display. O interior ainda conta com teto panorâmico, carregador por indução e acabamento em couro sintético para bancos e emborrachado para painéis de porta e frontal.
A grande sacada do Seal híbrido, na verdade, é sua motorização, com o sistema DM-i. Trate-se da combinação de um motor a combustão 1.5 (aspirado ou turbo, dependendo da versão) e um elétrico.
O motor 1.5 aspirado rende 108 cv de potência e 13,7 kgfm de torque, e trabalha junto de um elétrico de 194 cv e 33,1 kgfm – a marca não divulgou dados combinados. A aceleração até 100 km/h acontece em 8,2 segundos e tem autonomia só elétrica para 121 km, com uma carga completa, e alcance total de 1.200 km – medido em ciclo NEDC. No Brasil, com os novos padrões do Inmetro, o alcance deve ser menor.
Parte interna tem nas telas o principal destaque
Divulgação
Já o 1.5 turbo tem 136 cv e 23,6 kgfm e é auxiliado por um elétrico de 214 cv e 33,1 kgfm. Com essa especificação, ele vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Sua autonomia como elétrico é para até 200 km e o alcance total chega a 1.305 km (em ciclo NEDC).
O fato de o BYD Seal DM-i ter sido registrado no Brasil não garante que será vendido por aqui. No entanto, caso isso aconteça, podemos esperar por preços próximos ao de um Honda Civic híbrido, que hoje sai das lojas por R$ 259.990. Afinal, a opção elétrica chegou por R$ 296.800.
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