Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

BYD King x Toyota Corolla: testamos qual é o mais econômico na prática

25/07/2024
BYD King x Toyota Corolla: testamos qual é o mais econômico na prática

Após polêmica do Inmetro com consumo dos sedãs híbridos, Autoesporte testou os dois e o King fez bem menos do que os 44 km/l divulgados O Inmetro divulgou uma nova tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) na semana passada e gerou polêmica com o consumo do BYD King, que apareceu fazendo até 44 km/l na versão GS, topo de linha. Autoesporte procurou o Inmetro para explicar como essa medição é feita. Mas, para tirar a questão a limpo, testamos o sedã híbrido plug-in chinês e o híbrido nacional Toyota Corolla para ver qual é o consumo dos dois rivais na prática.
A versão GS tem baterias Blade de 18,3 kWh, mesma capacidade da linha Song (tanto o Pro quanto o Plus). O motor 1.5 aspirado a gasolina DM-i desenvolve 110 cv e 13,8 kgfm. Já o motor elétrico tem 197 cv e 33,1 kgfm. A potência combinada é de 235 cv, mas o torque total não é divulgado pela marca.
BYD King 2024 teve marcas piores do que as do Inmetro nas medições da Autoesporte
Renato Durães/Autoesporte
Segundo o Inmetro, o sedã híbrido plug-in faz médias de 44,2 km/l na cidade e 36,7 km/l na rodovia, usando apenas o motor elétrico. Nesse cenário, a autonomia é de 80 km. Somente com motor a gasolina, esses índices são bem piores: 16,8 km/l e 14,7 km/l, respectivamente.
Nas medições feitas pela Autoesporte usando o sistema híbrido, as marcas ficaram em um patamar intermediário: 21,7 km/l (cidade) e 21,3 km/l (rodovia). Sendo assim, a autonomia na cidade com seus 48 litros de capacidade no tanque vai para 1.041 km, enquanto na estrada cai para 1.022 km.
BYD King é híbrido plug-in, que pode ser carregado na tomada
Divulgação/BYD
O que acontece é que, segundo o Inmetro, os melhores números alcançados foram obtidos em testes usando apenas o motor elétrico, que não é medido em km/l, e sim em kWh/km. Depois é feito uma equivalência para chegar no número final.
Isso significa que os 44,2 km/l do King na verdade são uma medição de eficiência energética. Essa conversão serve para híbridos plug-in e elétricos. É por isso que o consumo desses carros aparece na tabela do PBEV em km/l.
BYD King x Toyota Corolla: sedã híbrido quer mexer com rival tradicional
Veja os 10 sedãs mais econômicos do Brasil em 2024
Vale lembrar que a opção de entrada do sedã com baterias de 8,3 kWh e potência total de 209 cv não foi testada pela Autoesporte.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
E o Corolla?
No caso do Corolla híbrido com gasolina, os números divulgados pelo Inmetro são: 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na rodovia. Vale lembrar que o sedã japonês é um híbrido pleno (HEV), com motor 1.8 flex aspirado de 101 cv e 14,5 kgfm. Já o motor elétrico entrega 72 cv e 16,6 kgfm, entregando potência combinada de122 cv. O torque total também não é revelado.
Nas nossas medições os índices foram melhores do que os divulgados pelo Inmetro: 19,7 km/l e 17,7 km/l, respectivamente. Sendo assim, com 43 litros de capacidade no tanque, a autonomia urbana do Corolla híbrido com gasolina é de 847 km e na rodovia de 761 km.
Toyota Corolla 2024 fez 19,7 km/l na cidade com gasolina
Divulgação
O vencedor é…
Com a prova prática feita, temos um vencedor. Como era de se esperar: o King é mais econômico do que o Corolla. Porém, a diferença foi menor do que os números do Inmetro sugerem.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.