BYD inaugura fábrica na Bahia e inicia montagem de carros elétricos


A BYD acaba de inaugurar sua fábrica em Camaçari (BA) e dará início à montagem dos carros híbridos e elétricos nacionais nesta quinta-feira (9). A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), de lideranças globais da marca e de outras autoridades governamentais.
A operação começa com a montagem do hatch elétrico Dolphin Mini, do SUV híbrido Song Pro e o sedã médio King. Já a distribuição dos carros montados no Brasil para a rede de concessionárias começa na próxima semana. A nova fábrica é desdobramento do investimento de R$ 5,5 bilhões anunciado pela marca chinesa no ano passado.
De acordo com Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD, a fábrica está apta a montar oito modelos diferentes até o fim dos primeiros 12 meses de operação — e alguns destes carros sequer foram apresentados no Brasil.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Os novos BYD serão feitos nos arranjos CKD (totalmente desmontados) e SKD (parcialmente desmontados), com baixo nível de nacionalização. A capacidade de produção será de 150 mil veículos por ano na primeira fase de implantação, podendo chegar a 300 mil veículos em uma segunda etapa.
Outro plano confirmado pela fabricante é o de produzir motores híbridos flex, como Autoesporte vem antecipando desde o ano passado. A expectativa é de que os primeiros carros compatíveis com gasolina e etanol sejam anunciados em 2026.
BYD Song Pro deve virar híbrido flex em breve
Divulgação
Durante a cerimônia, a BYD anunciou que mais de 100 pesquisadores do Brasil e da China desenvolveram um motor 1.5 turbo flex com injeção flexível. Desta forma, os carros terão a mesma potência e torque, independentemente do combustível. No entanto, a marca não anunciou quais carros serão equipados com esse sistema e nem a partir de quando.
A unidade de Camaçari, localizada na Região Metropolitana de Salvador, pertencia à Ford e foi adquirida pela BYD em 2023 após negociação que durou cerca de um ano. Além desta fábrica, a BYD está instalada em Campinas (SP), onde produz chassis de ônibus elétricos, e em Manaus (AM), onde são feitos módulos fotovoltaicos.
Initial plugin text
Fábrica de Camaçari
Fábrica da BYD em Camaçari (BA)
Divulgação
A fábrica de Camaçari foi inaugurada pela Ford em 2001, sendo o polo de produção da dupla Ka e EcoSport. Duas décadas depois, em 2021, a unidade fechou as portas como parte da reestruturação da fabricante, que encerrou a produção nacional de veículos.
Em agosto de 2023, a Ford “devolveu” a fábrica ao governo da Bahia — e em outubro do mesmo ano, a BYD assinou o acordo para adquirí-la. A marca chinesa precisou construir novos prédios e galpões, pois a instalação e o maquinário da Ford não eram adequados para montar carros híbridos e elétricos.
Foi durante esta etapa em que veio à tona a acusação de que funcionários chineses em condições análogas à escravidão trabalhavam em Camaçari, contratados por uma empresa terceirizada.
Parte da obra foi embargada em 2024, o que obrigou que o cronograma de inauguração fosse revisto diversas vezes. O Ministério Público do Trabalho liberou a BYD para continuar a construção em julho de 2025.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



