Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

BYD desenvolve dois novos carros só para o Brasil; veja quando chegam

08/12/2024
BYD desenvolve dois novos carros só para o Brasil; veja quando chegam

Projetos serão lançados até o começo de 2026 com produção nacional; um deles será uma picape compacta rival da Fiat Strada Após confirmar para março de 2025, na fábrica em construção em Camaçari (BA), a montagem do SUV médio Song Pro com motorização híbrida flex plug-in e do Dolphin Mini, o primeiro carro elétrico a ser feito em série no Brasil, a BYD se prepara para um futuro próximo no qual terá o complexo baiano operando em capacidade plena, com 12 produtos diferentes em linha, sendo dois deles desenvolvidos especificamente para o Brasil.
A informação foi confirmada por Stella Li, CEO da BYD nas Américas e recém-nomeada presidente da empresa também na Europa. Em entrevista exclusiva a Autoesporte e ao Valor Econômico, Li afirmou que esses dois novos modelos desenvolvidos especialmente para o Brasil serão lançados entre o final de 2025 e começo de 2026.
BYD “baby Shark” – projeção de picape compacta híbrida flex
Kleber Silva/Autoesporte
“Sim! [Teremos produtos da BYD desenvolvidos especificamente para o mercado brasileiro]”, confirmou a executiva. “Por volta do final de 2025 e começo de 2026, vamos introduzir dois modelos especialmente desenvolvidos para o Brasil e países da América Latina, em segmentos que não existem na China”, acrescentou.
Questionada sobre quais seriam esses produtos, ou pelo menos em quais segmentos atuariam, Stella Li preferiu manter segredo. “Vamos compartilhar com vocês [que modelos serão esses] posteriormente, quando for o momento certo”, resumiu.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Autoesporte pode afirmar que um desses projetos é uma picape compacta, apelidada de “baby Shark”, para concorrer com a Fiat Strada, conforme contamos no final de novembro. A própria Shark, enfatizou Li, foi um produto desenvolvido para a América Latina. “A picape [Shark] já é pensada para vocês, pois não vendemos picapes na China”, disse.
O segundo BYD desenvolvido especialmente para o Brasil ainda é um mistério, mas, a julgar pelos (muitos) msegmentos nos quais a marca já atua no país, poderíamos estar falando de uma terceira caminhonete, no caso uma picape intermediária, posicionada entre a própria Shark e a futura concorrente da Strada, para competir com Fiat Toro, Renault Niagara e a vindoura Volkswagen Udara.
Ou, ainda, poderia ser um SUV de entrada aos moldes de Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera. Seja como for, a CEO da BYD nas Américas e Europa foi enfática ao informar que os produtos da marca terão sempre motorização híbrida plug-in (PHEV) ou elétrica a bateria (BEV), sem chances de uma simplificação para um sistema híbrido pleno (HEV), como o de Toyota Corolla e Corolla Cross, ou híbrido leve (MHEV), como o dos novos Fiat Pulse e Fastback T200 Hybrid.
Initial plugin text
Fábrica avança em meio a inquérito
Na entrevista, Stella Li ratificou a previsão de gerar um total de 20 mil empregos no complexo de Camaçari até o final de 2026. Desse total, 2 mil serão criados em janeiro de 2025, para a finalização da fábrica de Camaçari; outros 3 mil em maio, no início da montagem em SKD de Song Pro e Dolphin Mini; outros 5 mil em agosto, quando a empresa planeja debutar de fato na indústria local com uma produção mais nacionalizada, incluindo processos como solda e pintura realizados aqui.
“Vamos começar com dois ou três [carros] e ir aumentando o ritmo [de produção] até chegar à capacidade de 150 mil carros em dois ou três anos; depois, vamos dobrar [a capacidade] para 300 mil carros. Teremos uma fábrica mais flexível possível, podendo produzir até 12 modelos diferentes na mesma linha”, prometeu a CEO regional. “[Também vamos investir em um centro local [de pesquisa e desenvolvimento] que terá pelo menos 2 mil pessoas [trabalhando]”, seguiu.
Contudo, o foco do complexo de Camaçari será abastecer apenas o mercado brasileiro e sul-americano, segundo a executiva. Isso porque a BYD também planeja construir uma planta no México para abastecer a América Central e, eventualmente, os Estados Unidos.
Initial plugin text
O planejamento da marca no Brasil ocorre em meio a um inquérito do Ministério Público do Trabalho (MPT), que investiga condições de trabalho degradantes praticadas por empresas chinesas que prestam serviços à BYD na construção da fábrica de Camaçari.
“A BYD toma conta muito bem de seus funcionários. Temos exigências e padrões muito elevados de segurança, além de tolerância zero com abusos”, enfatizou Stella Li. Dias atrás, a direção nacional da BYD já havia comunicado o afastamento dos gestores das companhias Jinjiang Group, AE Corp e Open Steel envolvidos nas denúncias, mas não deu detalhes sobre como ficam os contratos com as fornecedoras.
“A BYD é muito agressiva e está fazendo um grande trabalho, então é muito atacada. Muitas das acusações não são baseadas em fatos”, finalizou a CEO da BYD nas Américas e Europa. Na semana passada, a fabricante já havia divulgado o seguinte posicionamento oficial sobre o tema:
“A BYD recebeu com repúdio as imagens relacionadas ao tratamento dado por profissionais de empresas terceirizadas aos trabalhadores na construção da fábrica de Camaçari (BA). A BYD determinou que os agressores sejam afastados e proibidos de ingressar na unidade, exigindo das empresas providências urgentes para garantir que tal atitude jamais se repita.
O Ministério Público do Trabalho apontou a necessidade de ajustes pontuais na operação. Identificamos as inconformidades em relação aos trabalhadores em Camaçari e exigimos que as prestadoras de serviços responsáveis pelas obras ajam imediatamente. Estamos acompanhando as melhorias de perto e priorizando o bem-estar de todos.
A BYD está implantando um reforço em sua fiscalização da obra para assegurar o cumprimento da legislação e o respeito a todos os profissionais que nela atuam. A companhia opera há 10 anos no Brasil, sempre seguindo rigorosamente as leis locais e mantendo o compromisso com a ética e o respeito.
Com um investimento de R$5,5 bilhões, a fábrica de Camaçari representa um marco estratégico e tem potencial para gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.