Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Brasil tem chance de poluir menos sem depender tanto de carros elétricos

30/09/2025
Brasil tem chance de poluir menos sem depender tanto de carros elétricos


A aplicação do etanol para reduzir emissões de carbono e acelerar o processo de eletrificação foi um dos temas do segundo Summit Futuro da Mobilidade, realizado por Autoesporte e Valor Econômico, na última sexta-feira (26), em São Paulo. O evento, que contou com a participação de executivos e especialistas do setor automotivo, teve patrocínio da Stellantis e apoio da Renault e da Shell.
No seminário foi apresentado o painel “Etanol, elétricos, hidrogênio e combustível sintético: a descarbonização da frota brasileira em curto, médio e longo prazo”, que debateu as possibilidades do uso do etanol para tornar os veículos menos poluentes devido ao menor custo de produção do combustível vegetal.
André Valente, Emílio Carlos Nelli Silva, Spartacus Pedrosa e Vitória Drehmer no Summit Futuro da Mobilidade 2025
Murilo Góes/Autoesporte
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
“A frota de veículos movidos a etanol coloca o Brasil num patamar elevado de descarbonização. A nossa gasolina com 30% de etanol já ajuda consideravelmente nesse processo, uma vez que no restante do mundo essa mistura mal chega a 10%, dependendo do país”, destacou André Valente, diretor de Sustentabilidade da Raízen, ao citar o recente aumento do teor de etanol à gasolina comercializada no país.
Valente acrescentou que a “COP 30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas”, a ser realizada em novembro em Belém (PA), “seria uma excelente oportunidade para divulgar ao mundo as vantagens do etanol [no processo de descarbonização], pois é uma fonte renovável que representa cerca de 17% das matrizes energéticas no Brasil”.
Há 20 anos, a gasolina custava quase o dobro do álcool; a VW venceu a corrida e lançou o primeiro carro flex do Brasil
Divulgação e Gettyimages
Híbridos flex podem ser alternativa para a descarbonização
A combinação do etanol com a eletricidade será essencial para a redução das emissões, de acordo com Spartacus Pedrosa, diretor de operações de lítio do Grupo Moura. Para o especialista, “a bateria é fundamental para a descarbonização do futuro”, referindo-se aos veículos híbridos flex, que podem ser abastecidos com etanol — fonte energética renovável que absorve parte do carbono liberado na atmosfera durante o cultivo da cana-de-açúcar.
Etanol feito com lixo e resto de doces é melhor que o de cana? Comparamos!
Como a Volkswagen vai usar base de Golf nos carros híbridos flex nacionais
Etanol pode ser solução na produção de hidrogênio
A produção de hidrogênio a partir da reação química do etanol com a água em temperaturas elevadas pode ser a solução para veículos elétricos movidos a célula de combustível. Esses modelos convertem a energia química do hidrogênio e do oxigênio em eletricidade para as suas baterias. No entanto, o abastecimento desses veículos com hidrogênio ainda é um processo complexo e caro.
O Brasil tem um papel de destaque nessa área ao liderar a produção de etanol de cana-de-açúcar e no desenvolvimento de pesquisas. Emílio Carlos Nelli Silva, vice-diretor executivo e científico do Research Centre for Greenhouse Innovation da Universidade de São Paulo (RCGI-USP) salienta que “o etanol pode ser a solução para a produção de hidrogênio” para carros elétricos movidos a célula de combustível.
“O desenvolvimento de tecnologias com etanol e outros biocombustíveis pode reduzir em 35% as emissões ao potencializar o processo eletrificação”, disse Igor Calvet, presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Veja também:
Veja 6 golpes comuns aplicados em postos de combustível e como evitar
Combustível comum, aditivado e premium: qual o melhor para o seu carro?
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.