BMW Série 3 M Sport: 5 razões para comprar e 5 motivos para pensar bem


Não é novidade que a concorrência na venda de carros do Brasil é gigantesca. Isso explica o fato de que, na maioria das vezes, a disputa entre as categorias de veículos é acirrada. Só que sempre surgem alguns modelos que conseguem se destacar diante dos rivais nos emplacamentos. Este é o caso, por exemplo, do BW Série 3.
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o sedã médio da BMW soma 2.484 comercializações entre janeiro e agosto de 2025. Portanto, a diferença é bem grande para os principais concorrentes. Afinal, o Mercedes-Benz Classe C teve somente 800 vendas no período, enquanto o Audi A5 registrou apenas 120 emplacamentos.
Por isso, Autoesporte testou recentemente a versão M Sport do BMW 320i, que custa R$ 387.950, e mostra agora cinco razões para comprar o modelo e mais cinco motivos para pensar bem antes de entrar em uma concessionária da marca alemã.
5 razões para comprar o BMW Série 3:
1) Dinâmica e conforto
BMW Série 3 M Sport custa R$ 387.950
Vitória Drehmer/Autoesporte
Para começar com os pontos positivos do sedã, não tem como não falar da dinâmica de dirigibilidade e de conforto. Isso porque o sistema de suspensão independente McPherson instalado na dianteira e multilink na traseira é calibrado na medida certa. Afinal, ainda seja um sedã com uma leve pegada esportiva (com molas e amortecedores mais rígidos), há poucos balanços na cabine até mesmo em ruas irregulares.
Além disso, trata-se de um carro que passa muita segurança para o motorista até mesmo em curvas fechadas ou em velocidades mais altas, o que é muito importante para uma direção precisa. E para fechar com chave de ouro, o volante é revestido de couro e tem toque macio, para que não seja um problema passar horas dirigindo.
2) Consumo
BMW Série 3 é mais econômico que o Audi A5, e ainda é flex
Vitória Drehmer/Autoesporte
O que também chama a atenção no BMW Série 3 é o consumo. Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o sedã alemão faz 7,4 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol no tanque. Quando abastecido com gasolina, os números sobem para 10,5 km/l em ciclo urbano e 13,1 km/l em rodoviário.
Além de ser o único flex entre os principais rivais, acaba sendo (bem) mais econômico na comparação com o A5, por exemplo, que registra 8,7 km/l e 11,5 km/l, respectivamente, sempre com gasolina. O Classe C até oferece números um pouco melhores, de 11,4 km/l e 14,7 km/l. De qualquer forma, é importante lembrar que o sedã da Mercedes-Benz é o único equipado com motorização híbrida-leve (MHEV).
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3) Telas
BMW Série 3 tem mais de 27 polegadas de telas interligadas
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A cabine do BMW Série 3 é outro ponto que agrada. Além de uma ótima ergonomia, há duas telas interligadas (e curvadas para o motorista) que dão um charme extra de sofisticação. O painel de instrumentos tem 12,3” e a central multimídia entrega 14,9 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Fora isso, o funcionamento do sistema é muito intuitivo e, para melhorar, bastante eficaz. Afinal, nunca trava, o que ajuda bastante no uso dos mapas.
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4) Assistência de condução precisa
BMW Série 3 é bem equipado e traz diversos itens de segurança
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Assim como esperado, o BMW 320i M Sport é bem equipado no quesito itens de segurança. Mas, mais do que isso, os assistentes têm um ótimo funcionamento, o que não é tão fácil de encontrar no mercado. O alerta de ponto cego, por exemplo, é extremamente preciso e ajuda bastante o condutor na hora de trocar de faixa. Para completar, a travagem automática e as intervenções de direção acontecem somente em situações de perigo.
5) Revisões
Para completar a lista dos cinco pontos positivos, o Série 3 tem o pacote de revisões mais barato que o dos rivais. De acordo com o Qual Comprar 2025, um superguia feito por Autoesporte com avaliações de mais de 180 carros, o valor das revisões do sedã feitas em concessionárias nos primeiros cinco anos de uso é de R$ 13.947. Por outro lado, o preço é de R$ 16.800 no Classe C e de R$ 14.339 no A5.
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5 razões para pensar antes de comprar o BMW Série 3:
1) Desempenho
Por outro lado, o BMW Série 3 é equipado com motor 2.0 turbo flex que entrega até 184 cv de potência e 30,6 kgfm de torque. Já o câmbio é automático de oito marchas. Certamente a potência está longe de ser um ponto negativo para um carro desse porte. No entanto, deixa a desejar quando comparado com os rivais.
Isso porque o novo A5 desenvolve ótimos 272 cv. Por isso, na prática, o sedã da BMW acaba sendo bem mais lento, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, contra 5,9 segundos do também concorrente alemão. O Classe C entrega 258 cv, mas faz o mesmo percurso em 7,3 s.
2) Túnel central alto
BMW Série 3 tem túnel central alto que dificulta a vida de quem vai no assento do meio
Vitória Drehmer/Autoesporte
E ainda que o Série 3 tenha incríveis 2,85 metros de entre-eixos e proporcine um ótimo espaço interno aos passageiros na segunda fileira, o túnel central alto deixa a desejar. Com isso, apenas crianças conseguem se acomodar com conforto no assento do meio. Afinal, fica impossível um adulto encontrar um espaço para os pés sem atrapalhar o coleguinha ao lado.
3) Porta-malas
Porta-malas do BMW Série é pouco espaçoso por conta do estepe temporário
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Junto disso, o porta-malas do sedã médio da BMW tem uma peculiaridade. São apenas 365 litros de capacidade por conta de um estepe temporário que acaba ocupando 125 litros do bagageiro. E olha que o Série 3 ainda vem equipado com pneus run-flat, capazes de rodar até 80 km/h mesmo depois de furados. De qualquer forma, o tamanho do compartimento deixa a desejar, mas pelo menos compensa por oferecer abertura e fechamento elétricos.
4) Câmera de ré escura à noite
BMW Série 3 tem câmera de ré, mas imagem que surge na tela é bastante escura à noite
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Junto dos assistentes de segurança, o sedã da BMW traz sensores, visão 360º e, claro, câmera de ré. O problema é que, durante à noite, o último item acaba não ajudando tanto o motorista porque a imagem que aparece na tela é bastante escura. Então caso você chegue em casa tarde e precise estacionar em vagas apertadas, vai precisar contar com o sistema mais tradicional de espelho retrovisor.
5) Geração antiga
Por fim, o BMW 320i não muda desde 2019, quando a atual geração foi lançada. Portanto, está exatamente igual há seis anos, enquanto os concorrentes receberam atualizações recentemente. E mesmo assim, o Série 3 é o mais caro do três com preço de R$ 387.950 — e é o único produzido no Brasil, mais especificamente em Araquari (SC). Os importados Audi A5 e Mercedes-Benz Classe C são vendidos por R$ 379.990 e R$ 384.900, respectivamente.
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