Bloqueio de verba deixa 65 mil km de rodovias sem fiscalização por radar


Mais de 65 mil quilômetros de estradas federais tiveram o monitoramento de velocidade por radares interrompido desde o dia 1° de agosto após a verba do programa de fiscalização cair de R$ 364 milhões para R$ 43,3 milhões — valor considerado insuficiente para a manutenção da operação.
O montante bloqueado seria aplicado no Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade (PNVC). A verba foi reduzida depois que o governo federal congelou R$ 10,7 bilhões do orçamento de 2025 com o objetivo de bater a meta fiscal.
Dos 66.100 km que deixaram de ser fiscalizados pelos radares, cerca de 14 mil são de rodovias concessionadas. A Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito (Abeetrans) pediu para a Casa Civil a liberação de R$ 180 milhões para orçamento extraordinário, informou o Poder360. Até a publicação desta reportagem, o montante não foi liberado.
Governo foi comunicado sobre orçamento em abril
Radares de velocidade ainda estão instalados nas rodovias federais, mas pararam de multar
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A nota técnica nº 332/2025 da Secretaria Nacional dos Transportes (Senatran) foi enviada ao diretor do Departamento Nacional da Infraestrutura de Transportes (Dnit) em abril, alertando que os valores inviabilizariam a continuação dos contratos de fiscalização.
“Caso mantida a previsão orçamentária atual (R$ 43.360.000,00), haverá paralisação dos serviços do programa a partir de junho de 2025”, informou o documento. A fiscalização ainda durou mais dois meses e terminou em 1° de agosto. Leia o documento na íntegra clicando aqui.
Mortes em rodovias caem nos trechos com radares de velocidade, apontam estudos
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A Senatran citou que o excesso de velocidade é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de mortes no trânsito. O documento ainda é amparado com dados da Polícia Rodoviária Federal e da própria Secretaria, que indicam que a velocidade incompatível é uma das principais causas de sinistros fatais no Brasil.
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“Os equipamentos medidores de velocidade, portanto, funcionam como instrumentos de moderação […], reduzindo não apenas a ocorrência de sinistros, mas também sua gravidade, sendo comprovado que a redução da velocidade dos veículos resulta em redução da letalidade”, alertou a Senatran.
Segundo dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), somente um radar pode evitar três mortes e 34 acidentes por aparelho instalado em um ano no Brasil. Nos locais em que os monitores de velocidade são espalhados em larga escala, observou-se a possibilidade de reduzir em até 30% os acidentes de trânsito e em 60% as mortes decorrentes dos sinistros.
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