Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Audi RS 5 Competition de R$ 950 mil tem o melhor sabor de despedida; leia o teste

14/05/2023

Esportivo com motor V6 pode atingir 100 km/h em míseros 3,8 segundos. É melhor aproveitar enquanto ele ainda bebe gasolina É no fim da geração que um carro assume sua melhor forma. O que poderia ser aperfeiçoado em questões de mecânica, tecnologia e requinte enfim chega a um limite. A atual geração do Audi A5 completou seis anos recentemente e, enquanto a marca já testa seu sucessor, podemos aproveitar o belíssimo RS 5 Competition Plus.
O esportivo chega ao Brasil por R$ 849.990. As pinturas do catálogo Audi Exclusive somam R$ 57 mil à conta (ô louco!), e se você fizer questão dos freios de cerâmica da Brembo, terá de desembolsar mais R$ 67 mil.
Audi RS 5 pode ultrapassar a faixa dos R$ 900 mil com todos os opcionais
Leo Sposito/Audi
De certa forma, estou triste. A próxima geração do RS 5 ainda não foi confirmada, mas deve ser híbrida ou elétrica. O esportivo alemão foi um dos primeiros carros dessa categoria que tive a oportunidade de dirigir, aos 21 anos, enquanto era estagiário na antiga revista “Car and Driver”. A foto a seguir foi tirada na Rodovia dos Tamoios, um dos acessos do interior de São Paulo para o litoral, em 2015. Tenho boas lembranças desse dia.
Registro do Audi RS 5 da primeira geração nos meus tempos estagiário
Cauê Lira
Não sei se é questão de memória, mas o RS 5 parecia mais visceral naquela época. Dava para ouvir o som gutural do motor V8 4.2 aspirado de longe. Os punta-tacos rendiam pipocadas históricas em uma época mais permissiva para as emissões sonoras.
A evolução de uma geração para outra é insana, mostrando que a potência é apenas um detalhe. Hoje o RS 5 Competition Plus tem motor V6 2.9 que entrega os mesmos 450 cv da geração anterior. O torque, entretanto, subiu de 43,8 kgfm para 60 kgfm. O câmbio Tiptronic automatizado de dupla embreagem tem oito marchas (antes eram sete).
Primeiro o downsizing, depois a eletrificação…
Leo Sposito/Audi
Com um motor menor – pode chamar de downsizing –, um câmbio mais inteligente e uma estrutura mais leve, o novo RS 5 tem atributos para bater de frente até com esportivos elétricos. Segundo a Audi, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e pode atingir até 290 km/h.
Veja também
De balaclava e capacete, me preparo para acelerar o RS 5 no Autódromo do Velopark (alô, gaúchos!). Na hora de mexer no banco, a primeira surpresa: os ajustes são manuais. Isso é normal nos esportivos equipados com bancos concha, mas não deixa de ser engraçado para um carro de quase R$ 1 milhão.
Interior do RS 5 tem revestimento de couro premium e alguns recursos bem espartanos
Leo Sposito/Audi
A posição de guiar é baixa e o volante gordinho tem um revestimento de Alcantara muito gostoso e aderente. Por ser um carro com proposta de pista, senti falta de uma marcação colorida ao centro do volante, que facilita a visualização do grau de esterço.
O RS 5 Competition tem 1.750 kg, mas aparenta ser ridiculamente mais leve. A direção é bem macia e suave para um esportivo desse porte, mas isso não compromete seu handling em nada.
Pense em um carro bom de dirigir…
Leo Sposito/Audi
Basta pincelar o pé no acelerador para o esportivo avançar impiedosamente. Pisando fundo, o câmbio Tiptronic dá um leve rebote nas passagens de marcha, que levam milissegundos para acontecer. Nas reduções, o motor V6 grita enquanto o escape duplo desfere pipocos deliciosos (“rããn, pó pó pó”, se pudesse descrever em uma onomatopeia).
O acerto da suspensão é totalmente voltado à performance. Imagino que o RS 5 seja muito duro para andar na cidade, ainda mais no asfalto esburacado do Brasil. A Audi também permite que a suspensão seja ajustada manualmente e até disponibiliza um kit com ferramentas. O serviço pode ser feito em qualquer oficina, mas a marca recomenda que os clientes o façam na rede de concessionárias, por especialistas.
Suspensão ajustável pode deixar o RS 5 mais alto para rodar na cidade (ou socado no chão para os dias de pista)
Leo Sposito/Audi
A Audi disponibiliza duas opções de rodas aro 20, uma com acabamento de aço escovado e outra escurecida. O som premium da Bang & Olufsen com 19 alto-falantes é equipamento de série no RS 5, mas custa R$ 9 mil adicionais no A5 normal.
Outra novidade visual é o sistema de escape esportivo, com duas ponteiras pintadas de preto fosco. A marca diz que a estrutura de escape está 8 kg mais leve na comparação com o RS 5 sem pacote o Competition.
Talvez isso seja uma despedida. Será?
Leo Sposito/Audi
Avaliar carros de luxo em 2023 é conhecer suas últimas espécies antes de se tornarem híbridos ou elétricos. Escrevi isso na avaliação do Range Rover Sport e repito aqui. Há grandes chances de termos no futuro um RS 5 e-tron que não faz barulho, mas que pode dar uma ‘benga’ em todos os Audi anteriores.
Enquanto esse dia não chega, aproveito para acelerar um dos esportivos mais legais que o dinheiro pode comprar abaixo de R$ 1 milhão. Com licença…
Audi RS 5 Competition Plus – Ficha Técnica
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.