As 5 marcas de carro que os brasileiros mais confiam, segundo estudo

Levantamento da Webmotors revela o gosto dos motoristas em 2025; confira Se te perguntassem qual sua marca de preferência para compra de carros em 2025, o que você responderia? Optaria por fabricantes mais tradicionais, já consolidadas no mercado nacional, ou escolheria marcas instaladas há menos tempo, como as chinesas?
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Um levantamento realizado pela plataforma online Webmotors revela que o condutor brasileiro opta por marcas mais longevas. Para a análise, foram consultadas 2.499 pessoas, no período de 10 dias, em janeiro deste ano.
Chevrolet é a preferida
Chevrolet foi a marca mais reconhecida no estudo
Divulgação
Dessa forma, a Chevrolet foi a marca com maior número de menções entre os entrevistados, representando 12% das respostas da pesquisa. Na sequência, Volkswagen (11%), Toyota (11%), Honda (10%) e Fiat (9%) compõem o ranking das cinco marcas preferidas entre os brasileiros que planejam comprar um carro.
O estudo ainda revela o motivo da escolha das marcas entre os entrevistados. Nesse quesito, para aqueles que responderam Chevrolet, o critério “confiança” encabeça a lista, com 32% das justificativas. As outras duas características mais atribuídas à montadora americana foram “manutenção” (26%) e “conforto” (12%).
No entanto, confiança não foi uma característica atribuída somente para a GM. O critério ocupa o primeiro lugar de quatro das cinco marcas do ranking — e perde somente para “design”, atribuído à Fiat. Confira a lista completa:
Critérios mais valorizados pelos brasileiros
As carrocerias favoritas dos brasileiros
O levantamento também revela os gostos sobre a carroceria e o tipo de motor. Não é segredo que SUVs são os queridinhos do país: do total de entrevistados, 38% mencionam os utilitários esportivos. Depois surge a preferência por sedã (26%), hatch (20%), picape (10%) e, por último, perua (2%).
Agora, em relação ao conjunto mecânico, o motor flex é líder disparado, registrando 65% da preferência do público. Afinal, permite a liberdade de escolha do condutor sobre qual combustível usar ao abastecer — no caso, gasolina ou etanol. Em seguida, aparece a preferência por gasolina (17%), diesel (8%), híbrido (8%) e elétrico (2%).
De acordo com a diretora de marketing do Webmotors, Natalia Spigai, a preferência pelos motores flex se deve ao maior volume de ofertas e a fatores econômicos. A executiva também observa que a predileção do motorista brasileiro pelos híbridos expõe a carência na infraestrutura para carros totalmente elétricos.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



